A Dodge anunciou recentemente a chegada de uma novidade para a gama do Challenger nos Estados Unidos. Agora, o muscle-car está sendo oferecido com opção de tração integral na versão GT, se posicionando como o único da categoria a dispor de tal sistema. De acordo com o chefe das marcas Dodge, SRT, Chrysler e Fiat, a nova configuração “estende ainda mais os limites funcionais e geográficos do Dodge Challenger GT”.
O motor que equipa o novo Dodge Challenger GT AWD 2017 é um 3.6 litros V6 Pentastar, que desenvolve 305 cavalos de potência, a 6.350 rpm, e 37 kgfm de torque, a 4.800 rpm (90% do torque máximo está disponível de 1.800 a 6.400 rpm). Ele é dotado de sistema especial de indução de ar e coletores duplos de escape. Junto a este propulsor está o câmbio automático TorqueFlite de oito velocidades.
Já o sistema de tração nas quatro rodas, que inclusive equipa o sedã Charger, usa uma caixa de transferência ativa e desligamento do eixo dianteiro para maior desempenho em todas as estações e economia de combustível. O Challenger GT consegue alternar entre a tração traseira e a integral sem a intervenção do motorista.
Em condições normais de uso, o eixo traseiro é desengatado e 100% do torque do motor é enviado para as rodas traseiras. Todavia, se os sensores indicarem a necessidade de tração adicional, o sistema AWD engata automaticamente o eixo dianteiro, fazendo a transição instantânea do Challenger GT mudar para o modo de tração nas quatro rodas.
Nos demais recursos, há o Controle Dinâmico do Veículo (VDC), que fornece maior tração em pisos escorregadios e também ajuda o motorista a manter a trajetória desejada. Ele atua juntamente com controle eletrônico de estabilidade, que inclusive dispõe de três modos e pode ser totalmente desligado.
O Dodge Challenger GT AWD 2017 conta ainda com o botão Super Track Pak, que ativa o Dodge Performance Pages, proporcionando uma série de informações na tela de 8,4 polegadas do sistema Uconnect. Entre eles, há medições de desempenho; indicadores de força G e tempos de volta em pista, que inclusive podem ser espelhados na tela colorida TFT de sete polegadas no painel de instrumentos.
Entre os equipamentos de série, há rodas de 19 polegadas com pneus 235/55; spoiler traseiro; câmera de ré; bancos em couro Nappa; assentos dianteiros com quatro opções de ajustes, ajuste lombar, aquecimento e ventilação; volante aquecido com regulagem elétrica; sistema Uconnect com Apple CarPlay e Android Auto; sistema de som Alpine com seis alto-falantes e amplificador de 276 watts; sistema keyless, entre outros.
Nos Estados Unidos, o modelo tem preço de US$ 33.395.