Esse é o tipo de notícia que faz os donos do velho Niva se descabelarem. Desde 2008 a Lada ensaia seu retorno ao Brasil. A primeira tentativa foi do Grupo CAOA, que chegou até a homologar alguns modelos, mas depois acabou desistindo de trazê-los. Mas ainda há uma esperança aos “camaradas” que tanto sonham em ter novamente um Niva 4×4 zero km ou então algumas peças de reposição. Segundo o website Inside Line, a AvtoVAZ, grupo que detém os direitos da marca russa, quer expandir seus negócios para todos os continentes no mundo e o mercado brasileiro é um dos principais pontos onde a empresa pretende atuar.
Segundo a fonte, a Lada deve voltar ao Brasil em até dois anos e os carros poderão ser montados no Uruguai, onde a empresa russa pretende erguer uma nova linha de montagem de kits CKD. O Niva deverá ser o primeiro a desembarcar seguido dos novos modelos da linha Kalina, que por sinal fazem bastante sucesso no leste europeu. Os preços para os dois carros deverá ficar em torno dos R$ 30.000, o que os colocaria diante de uma imensa concorrência com modelos nacionais e chineses.
A Lada, ao menos no Brasil, ficou famosa na época da abertura das importações no país, em 1990. Os carros tinham preços competitivos, mas logo começaram a apresentar problemas por conta da má tropicalização. O principal inimigo dos russos era a gasolina brasileira, que contém álcool. Por conta disso, problemas no carburador eram comuns. Já o Niva é conhecido por suas capacidades off-road mas os modelos vendidos no Brasil estão sofrendo com a falta de peças novas, o que virou motivo de piadas.
Falando em piada sobre Lada, ai vai uma: Por que dois donos de Lada se reconhecem imediatamente quando se encontram? Resposta: Eles já se encontraram de manhã na oficina. Essa é a mais famosa delas. Nesse link existem mais algumas.