A visibilidade aparece como um dos principais fatores de segurança para o motorista. Quando prejudicada, pode atrapalhar a vida do condutor no trânsito e até mesmo provocar acidentes que poderiam ser evitados. Neste caso, os melhores aliados são os retrovisores; que devem estar sempre regulados de forma correta para não comprometer a visibilidade e aumentar as chances de uma colisão, sobretudo em mudanças de faixa.
O coordenador técnico do Cesvi Brasil, Alessandro Rubio, deu algumas dicas para ajudar na tarefa de fugir do ponto cego. Segundo ele, nos carros existem três formas diferentes de regulagem dos retrovisores. “No primeiro, o espelho lateral fica posicionado no limite do último ponto enxergado pela carroceria. Trata-se do ponto zero, que é a posição recomendada; é quando o motorista tem plena visão de toda a pista. Nas duas outras, não aconselháveis, a lataria do carro é vista respectivamente em até 10% e 20%, por vezes chegando até a maçaneta da porta, o que diminui a área visível e o risco de acidentes”, comenta.
“Em carros hatchs compactos, por exemplo, ao regular o espelho a partir desta regra de 20% de sua área para enxergar o automóvel, deixando a maçaneta à vista, o motorista tem uma perda de visibilidade de aproximadamente 40% no espelho retrovisor esquerdo e de 34% no direito. É bastante”, afirma Rubio.
O retrovisor interno também deve ser reajustado. “É comum, especialmente para motoristas que são pais de filhos pequenos, que o espelho fique inclinado para baixo, para facilitar o monitoramento das crianças no banco de trás durante o trajeto. No entanto, a prática não é aconselhável por prejudicar a visão periférica do condutor. Aqui, a dica é que o banco traseiro não fique à mostra e que o espelho esteja mais centralizado possível”, argumenta.
No caso das motocicletas, inverter a posição dos espelhos retrovisores não é uma alternativa inteligente. “Muitas vezes, o motociclista faz isso para tentar diminuir um pouco a largura da moto; o que em tese facilita a passagem em corredores de carros, no trânsito. Porém, ao alterar a posição dos retrovisores da horizontal para a vertical; o condutor perde 39% da visão do lado esquerdo e 27% do lado direito”, finaliza.