O ar-condicionado, independente da estação do ano, é usado pela maioria dos brasileiros em seus automóveis. Porém, boa parte dos consumidores não conhece maneiras para operar o sistema de forma correta. Para isso, o engenheiro da Ford Matheus Marcelino Brandão divulgou respostas para as principais dúvidas e dificuldades encontradas pelos motoristas que, principalmente durante os dias frios, mantém o ar-condicionado ligado o tempo todo para manter os vidros fechados.
A primeira dúvida dos motoristas é como o ar-condicionado afeta a potência do motor e o consumo de combustível. Isso ocorre já que o compressor de gás responsável pela refrigeração precisa utilizar a potência do motor para o seu acionamento e, consequentemente, também utiliza o combustível. A interferência varia de acordo com o tipo de compressor empregado no veículo.
Já a respeito da temperatura ideal, a sensação de conforto térmico em humanos varia de 21º e 26º C. Quando estacionado sob o sol, por exemplo, um automóvel pode atingir uma temperatura interna de 70º a 85º C.
Principalmente nessas condições, para atingir a temperatura ideal, é recomendado ligar o carro, abrir os vidros e posicionar o seletor da ventilação para frente e para os pés, ligar a ventilação no nível máximo e em seguida acionar o ar-condicionado; andar com o veículo por alguns minutos nestas condições até o ar-quente ter circulado para a área externa e fechar os vidros mantendo as regulagens e acionar a recirculação do ar.
Recomenda-se ainda que, assim que a sensação de conforto térmico for atingida (uma leve sensação de frio), desligar a recirculação do ar; e observar a sensação de frio ou incômodo pelo ruído da ventilação e regular a temperatura e a velocidade de saída do ar até que se obtenha o ambiente mais confortável para o usuário.
O ar-condicionado também é usado para aquecimento da cabine. Em dias mais frios, o condicionamento do ar da cabine para condições de conforto pode ser realizado utilizando-se ou não o sistema de ar-condicionado do veículo, dependendo da situação, já que os sistemas de ar-condicionado e aquecimento funcionam de maneira independente no veículo, embora possam operar conjuntamente para atingir a climatização ideal. Um exemplo são os carros com ar-quente, mas sem ar-condicionado.
Uma vantagem do ar-quente é que este sistema não oferece nenhum impacto no consumo de combustível ou na potência do veículo.
Em dias mais frios, é recomendado manter os vidros fechados, ligar a recirculação de ar, posicionar a chave seletora de temperatura em máximo e ligar a ventilação em nível máximo. Caso o carro estiver com o motor frio, o aquecimento deve demorar alguns minutos para funcionar, devido ao tempo necessário para aquecimento da água do sistema de arrefecimento do motor. Nisso, é melhor manter a ventilação em nível mínimo até que se perceba início do aquecimento do ar, e após isso, passar a ventilação para o nível máximo.
Para o início da climatização, é recomendado não aguardar o aquecimento do motor do veículo parado em locais fechados ou com pouca circulação de ar, como garagens. Os gases provenientes do sistema de escape do motor são tóxicos e podem ser letais. No caso de locais fechados ou com pouca circulação de ar, pode ocorrer a infiltração de tais gases no interior da cabine do veículo mesmo com as janelas fechadas e sistema de recirculação de ar ligado.
No caso do embaçamento dos vidros, o ar-condicionado pode ser ligado durante o aquecimento.
Recirculação do ar
Os sistemas de ventilação dos automóveis contam com a opção de recirculação do ar interno, que deve ser utilizada como auxílio na climatização da cabine até que se atinja o conforto térmico dos passageiros, ou seja, nos primeiros momentos da utilização do veículo. Ao se alcançar a temperatura desejada, o ideal é que essa função seja desligada para a entrada do ar externo.
O ar-condicionado retira a umidade do ar, ao permanecer com o botão de recirculação acionado, o ar interno circula várias vezes por dentro do sistema ficando cada vez mais seco e cada vez mais frio. Isso pode causar ressecamento dos olhos e garganta. Com a circulação do ar externo, o ar se renova e mantém a umidade relativa em níveis mais confortáveis.
Passageiros no banco traseiro
Outra preocupação dos motoristas é quanto ao conforto dos passageiros do banco de trás quando o ar-condicionado está ativado. Alguns modelos já possuem saídas de ar na parte traseira. Já nos automóveis apenas com saídas de ar no painel dianteiro, o sistema é dimensionado para a climatização de todo o espaço interno do carro.
Odores
Já sentiu um cheiro indesejado na cabine ao ativar o ar-condicionado? Saiba que o sistema pode acumular fungos na caixa de ar e tubulações, principalmente em períodos de chuva, devido à água condensada nesses espaços ou do entupimento do respiro. Isso pode causar odores indesejados, conhecido como “cheiro de mofo” dentro do carro.
Para evitar esse odor, no caso do entupimento, é recomentado verificar o funcionamento do respiro da caixa de ar durante as revisões do veículo.
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Para a água condensada na caixa de ar e tubulações, o próprio motorista também pode provocar uma secagem forçada da caixa de ar, já que redução da umidade elimina a ocorrência e proliferação de fungos.
Cinco minutos antes de chegar ao destino, deve desligar o ar-condicionado, mantendo a ventilação ligada no máximo; mantendo a ventilação ligada, posicionar a saída do fluxo de ar para frente (painel) e para baixo; e posicionar o seletor de temperatura no máximo (ar-quente) e manter a ventilação no nível máximo por, no mínimo, dois minutos.
Cuidados com o ar-condicionado
Para melhores performance e durabilidade, a Ford recomenda evitar o uso com as janelas abertas por períodos prolongados, avaliar as condições do filtro do ar-condicionado em revisões, verificar se existem vazamentos nas junções e válvulas, constatar o vazamento de gás através de inspeção visual das tubulações e válvulas e ligar o ar-condicionado do veículo pelo menos uma vez por semana, por 5 a 10 minutos.
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