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Dicas de Como evitar dores de cabeça com o Uber

Uber

Disponível no Brasil há quase dois anos, o Uber conta com algumas diferenças em relação a outras plataformas de transporte individual, como os aplicativos de táxi. Devido a isso, diversos novos usuários acabam caindo em algumas “pegadinhas” do serviço. Portanto, saiba como evita-las antes de iniciar uma corrida.

Uma das pegadinhas é o “preço dinâmico”, que consegue aumentar o preço das corridas e cobrar uma multa caso a corrida seja cancelada, algo que não foi adotado pelos apps 99Taxtis e Easy Taxi, por exemplo.

Como dá para notar através de reclamações no Reclame Aqui, os problemas com preço dinâmico são mais decorrentes em datas especiais, como o Ano Novo. Além de possíveis erros no app no momento da cobrança, esses valores maiores são devidos a alta demanda, o que inclui também os horários de pico.

De acordo com o Uber, o preço dinâmico é ajustado automaticamente por um algoritmo que considera a quantidade de carros na região e o número de chamadas. No caso da noite de 31 de dezembro de 2015 e no primeiro dia de 2016, essa variação foi extremamente alta, com valores até 10 vezes maiores do que uma corrida normal pelo mesmo trajeto, conforme mostrou relatos nos EUA. No Brasil, os preços ficaram até 400% mais altos em alguns casos.

Para evitar esse problema, mesmo quando você precisa muito de um carro do Uber, é indicado esperar um pouco até o preço voltar ao normal (o app te notifica) ou usar apps de táxi.

Além disso, caso você queira cancelar a corrida, o Uber cobra taxa de cancelamento. Neste caso, o usuário deve pagar ao Uber uma taxa de R$ 8 (ou R$ 10 no caso do Uber Black) caso queira cancelar a corrida mais de cinco minutos após ter solicitado o serviço.

Por fim, é recomendado confirmar sempre o valor da corrida. Já que não são táxis, os carros do Uber não possuem taxímetro. Logo, a cobrança da corrida é feita diretamente no seu cartão de crédito, sem que seja necessário confirmar o valor e algum documento. Portanto, o passageiro não fica sabendo o valor da corrida, pelo menos até o momento em que é notificado pelo app ou pela operadora do cartão de crédito no smartphone.

Para evitar problemas com possíveis cobranças indevidas, como o passageiro descer do carro e o motorista continuar com a sua corrida aberta, deve-se perguntar sempre o valor ao final da corrida.

Caso haja cobranças indevidas, o cliente do Uber deve realizar uma reclamação no site do serviço ou por meio do Reclame Aqui. Além disso, avalie sempre o motorista de acordo com o serviço prestado.

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