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Dez dicas para fazer o check-list de manutenção dos pneus

Manutenção dos pneus é necessária antes de viajar

Antes de cair na estrada, seja a lazer ou até mesmo a trabalho, é importante que o motorista analise se seu veículo tem condições de fazer a viagem sem nenhum risco. Recomenda-se, portanto, realizar o check-list da manutenção do veículo, seja ele de passeio ou de carga.

A cada cinco mil quilômetros, desde que o veículo não tenha sido submetido a nenhum evento fora do normal, deve ser realizado o exame periódico, com a inspeção dos pneus. Em caso de pneus de carga (com câmara), ao trocar um pneu velho por um novo, deve-se também trocar a câmara e o protetor, sendo que a primeira pode estar fadigada, perdendo sua elasticidade e dimensões originais.

Já no caso de pneus de passeio, é recomendada a troca das válvulas a cada troca de pneus. Quando submetidas a pressões mais fortes, as válvulas se deterioram por envelhecimento e pela ação da força centrífuga.

No caso de pneus “carecas”, situação em que o pneu atinge uma profundidade do sulco (risquinhos do pneu) inferior a 1,6 mm, o motorista não deve pegar estrada. Nestas condições, há um maior risco de estouro do pneu, instabilidade do veículo em pistas molhadas, maior propensão à derrapagem e risco de multa pela autoridade de trânsito.

Os pneus devem apresentar ainda calibragem de acordo com as medições corretas. Quando incorreta, a pressão prejudica a dirigibilidade, causa desgaste irregular do pneu, aumenta o risco de cortes e impactos, além de diminuir a vida útil e afetar o consumo de combustível.

A pressão dos pneus está ligada diretamente ao volume de carga transportada, não existindo uma única de calibragem. Com uma calibragem correta de acordo com a carga total incidente no pneu e a posição em que é utilizado no veículo (montagem simples ou montagem em duplos), há um melhor desempenho do pneu, uma maior quilometragem, aproveitamento da carcaça para reformas e um desgaste uniforme.

O pneu em uso deve ainda estar adequado à aplicação correta ao segmento, pois o peso do veículo influencia no desempenho dos pneus.

A sobrecarga nos pneus também deve ser levada em conta. Um pneu com sobrecarga de 30% leva a uma perda média de 40% na sua vida útil, o que implica ainda no aumento do consumo de combustível e quebras na carcaça com perda de recapabilidade.

O estepe deve ser o melhor pneu do veículo, já que ele substituirá o danificado. Apesar disso, muitos esquecem de calibrá-lo e, geralmente, o conjunto pneu/roda é um dos piores itens do veículo, pois se retira este para substituir as rodas amassadas e pneus avariados que estavam em uso.

Serviços muito requisitados, o alinhamento e balanceamento também entram para a lista de manutenção. O alinhamento adequado permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora a eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível, além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evita que o veículo desvie ou puxe para os lados. Já o balanceamento permite que a roda gire sem provocar vibrações. Os dois serviços devem ser realizados a cada 10.000 km, juntamente com o rodízio de pneus.

Os pneus também apresentam vidam útil e prazo de garantia. Geralmente são cinco anos a partir da data de fabricação, exibida na lateral do pneu, onde aparece “DOT xxxx xxxx (SSAA)”, sendo o SS o número da semana do ano em que foi fabricado e AA o ano. Os pneus reformados podem ser recapados até 7 anos, de acordo com o Inmetro.

A suspensão também reflete no comportamento dos pneus. Um defeito no conjunto pode afetar diretamente a durabilidade dos pneus, a estabilidade do veículo, a segurança e o conforto do motorista.

Por fim, mas não menos importante, o rodízio dos pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros ou após a constatação da necessidade. A manutenção ajuda na durabilidade dos pneus e no desgaste uniforme.

A falta de manutenção do veículo, além de aumentar o risco de acidentes, pode gerar prejuízos financeiros ao motorista. De acordo com o Código de Trânsito brasileiro, o motorista que conduzir o veículo sem os equipamentos obrigatórios, como estabelecido pelo Contran, será punido com uma multa, além de perder cinco pontos na carteira de habilitação.

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