A Chevrolet apresentou hoje em Detroit o novo compacto Sonic, ex-Aveo, nas versões hatch e sedã. O modelo, que deveria ser vendido no Brasil se a GM tivesse algum apreço pelo cliente brasileiro, terá a missão de disputar mercado com o New Fiesta, que a Ford produz no México.
No caso do Sonic, a produção ocorrerá numa antiga fábrica de SUVs no estado do Michigan, tudo para incentivar a decadente indústria do país. Enquanto a versão hatch já era conhecida, o sedã é novidade e revelou ter sido inspirado no Cruze, outro sedã que aqui tomará o lugar do Vectra.
O painel do Sonic é outro ponto alto: em dois tons, ele exibe bom acabamento e instrumentos bem localizados – a sacada do conta-giros analógico com o velocímetro digital é bem legal, embora não original.
Os motores serão um 1.4 turbo de 140 cv e um 1.8 aspirado de 135 cv, mas para que dois motores com a mesma faixa de potência não deu para entender – tudo bem que têm comportamentos diferentes, mas seria bom ter um motor um pouco mais fraco e mais econômico.
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Enquanto isso no Brasil, FrÁgile e Monstrana batem recordes de vendas. O importante é ser Penta.
esses 2 motores tem uma razão: são os mesmos que equipam o Cruze. Em vez desse 1.8, faria mesmo mais sentido um 1.6, mas como a GM não tem nada parecido por lá, foram de 1.8 mesmo.
E como o mercado americano é gigantesco, a oferta de 2 motores de potência parecida fazem sentido: o americanão médio e cabeçudo compra o aspirado de maior cilindrada, enquanto o californiano que gosta de tecnologia e eficiência energética compra o turbo.
Parece a VW do Brasil com o finado Gol Turbo: mesma faixa de preço que o Ap 1.6, mais econômico e potente. Mas o brasileiro cabeçudo preferiu o "apezão" e o mercado matou o excelente 1.0 16VT. Infelizmente aqui não tinhamos o mercado grande o suficinete para manter o turbinado em linha… (e pensar que uma década depois os motores pequenos turbinados são a vedete dos motores na Europa…)
O bonito painel foi copiado das motocicletas esportivas
Concordo em gênero, número e grau no quesito "apreço ao consumidor brasileiro", mas enquanto este mesmo consumidor continuar achando que carro velho no mercado significa que o carro é bom (não que não seja) e que motor antigo é o máximo, é isso aí mesmo, dá-lhe dinheiro para que invistam em outros lugares, tampem buracos nas contas, etc.
@Leandro Pi
Pelo que me recordo, a iniciativa do 1.0 16V Turbo, na época, se deu pela enorme diferença de IPI entre os motores 1.0 e os de 1.6 litros em diante. Em potência, o 1.0 Turbo se equivalia ao 2.0 do Santana e Gol GTI 8v… Só que quanto à manutenção a coisa mudava completamente de figura: some-se ao fato de diversos problemas crônicos e sérios, como empenamento de comandos e virabrequim, à péssima qualidade da gasolina e ao histórico relapso da manutenção preventiva por parte do consumidor brasileiro comum (ou seria uma coisa consequência da outra?) para o total afundamento do turbo no Gol, assim como no Marea, no A3, no GTi… Mas quem já andou num deles, certamente gostou! Uma pena…
Quanto ao SONIC:
Design: aula de como transformar algo que era batido (Aveo) em pior… Nisso a GM tem vasta experiência já em solo nacional, vide Agile e Corsa.
Acabamento: melhorou bem, só achei exagerado essa faixa (vinho / camurça) no painel. Um preto black piano cairia bem melhor… E esse Micro-painel-de-instrumentos-pseudo-futurista não casa com o conjunto.
Motorização: o 1.4 Turbo não é novo… Se não me engano já equipa alguns carros na Europa, como o Novo Astra. O 1.8 é do Cruze? Aquele que já chegou há um ano na Argentina e nem sinal no Brasil? Aquele que é igual a cabeça de bacalhau e enterro de anão (todo mundo sabe que existe, mas ninguém nunca viu?)
hahahaha… "deveria ser vendido no Brasil se a GM tivesse algum apreço pelo cliente brasileiro" (reprodução do texto original do blog)… vai esperando apreço, o que a GM tem é "preço", e bem salgado, por sinal… a gente tem é que se contentar com Classic, monstrana, horroragile, Astra véio,Celta, coisas do tipo. Pra GM do brasil (uma das poucas filiais que vai bem das pernas), nosso mercado não é prioridade, a prioridade é tentar reerguer a GM em outras praças, antes que seja engolida pelos orientais.
A GM daqui tem pouco apreço, muito preço, e maravilhas tecnológicas: Vectastra, Horrágile, Monstrana, e Monstranha (em breve). Dizem que no ano que vem reeditam o Opala, para competir com o Fusca do Itamar e com a Kombi.
Em? o antigo "new"civic tinha arrebentado e filas filas de espera muito lindo mesmo , mas esse novo ai…conseguiram cagar nesse. O jeito é aguardar o proximo kkkkkkkkk. Quem sabe eles nao insipiram nos coreanos.
I Love Honda.