O número de chassi, presente em todos os veículos, é tão importante quanto o R.G. de uma pessoa. Conhecido também pelo nome técnico de VIN (Vehicle Identification Number, ou “número de identificação do veículo”), a numeração de chassi traz informações importantes sobre o veículo, como o local onde foi fabricado, o ano e o modelo, entre outros dados. No entanto, você sabe qual é a utilidade deste número e sabe identificar o que significa aquela sequencia alfanumérica?
Através do número de chassi é possível verificar a procedência e as características do veículo, auxiliando órgãos de segurança pública a identificar fraudes e em qualquer tipo de controle, além de possibilitar a montadora identificar se o veículo está ou não dentro de uma convocação de recall.
O VIN (Vehicle Identification Number) segue a Norma NBR 6066, que informa como ele deve ser formado ou quais informações deve conter. Essas informações são divididas em três blocos alfanuméricos:
VMI (World Manufacturer Identifier ou “identificador de fabricante mundial”) – ex: 9BW: identifica em qual país o veículo foi produzido e o fabricante. O primeiro número aponta a região geográfica. Já o segundo dígito revela o país de origem. Por fim, o terceiro identifica a montadora.
Exemplos de países (1º e 2º caracteres):
Brasil – 9A a 9E e 93 a 99
Argentina – 8A a 8E
México – 3A a 3W
Exemplos de montadoras (3º dígito):
General Motors – G
Ford – F
Volkswagen – W
Grupo VDS (Vehicle Description Section ou “seção descritiva do veículo”): agrupa informações que podem variar dependendo da montadora, mas normalmente identifica o modelo do veículo, a versão, o tipo de carroceria, a motorização e a quantidade de portas. Confira exemplos (4º ao 9º dígito):
R – modelo do veículo (Celta)
D – versão do veículo (LT)
08 – carroceria (hatchback)
X – motorização (1.4)
0 – número constante
Grupo VIS (Vehicle Indicator Section ou “seção indicadora do veículo”): mostra informações relacionadas à produção do veículo: ano, local de fabricação e número de série. Veja exemplos (10º ao 17º dígito):
4 – ano do modelo do veículo (2004)
G – local de fabricação (Gravataí – RS)
117974 – número de série do veículo
O número gravado no vidro é do grupo VIS, indicando o ano, local de fabricação e o número de série, e deve ser o mesmo do número do chassi. Caso contrário, é sinal de que o vidro tem procedência duvidosa. Além disso, seguindo a norma NBR 6066 (2001), as letras O, I e Q não podem ser usadas na gravação do número de chassi, devido à facilidade em confundir essas letras com outros caracteres.