Realmente, o Brasil ainda está longe de ser um mercado viável para carros híbridos e elétricos. São poucos modelos à venda e com preços quase impraticáveis. A coisa pode até mudar com a chegada do Prius no 2º semestre, mas é difícil crer nisso.
A Ford, por exemplo, pode-se dizer que tem hoje o híbrido mais acessível do mercado, o Fusion Hybrid. Pois bem, depois de um ano no mercado, apenas 175 exemplares foram vendidos por um preço sugerido de R$ 133.900, 54% maior que o do Fusion 2.5 normal. Como já dissemos aqui, por mais econômico que ele seja, essa diferença só se pagará em décadas de uso. Claro que não é esse o foco do modelo, mas como mudar a opinião dos consumidores se o carro híbrido é ainda tão caro?
Nos Estados Unidos, onde há um consenso de que esses carros precisam de alguns incentivos, o Fusion Hybrid sai por cerca de R$ 49 mil e não é à toa que vendeu 10 mil unidades em 2011. Exceto por isso, ter um Fusion híbrido é um prazer para o bolso. Quando avaliamos o modelo, rodamos demais e o tanque mal se mexeu, coisa que nem mesmo os populares flex andam fazendo ultimamente.