Até que demorou para a Nissan ter uma marca dedicada aos clientes de países emergentes. Com a Dacia salvando a pele da Renault pelo mundo, seria natural que a parceira japonesa seguisse o mesmo exemplo. É o que a Datsun fará daqui em diante. O nome, resgatado do passado da Nissan, renasceu primeiro na Índia, mas vai se espalhar por outros mercados cheios de consumidores da classe C, que precisam de um veículo novo, geralmente o seu primeiro.
Mas pobres clientes da Indonésia. O país foi palco do segundo lançamento da Datsun. Depois de mostrar o hatch Go na Índia agora a Datsun apresentou o Go+, a versão perua do Go. As linhas do modelo até que são aceitáveis para um carro que deve custar por lá cerca de 15 mil dólares. Agora, os engenheiros da empresa usaram como modelos de ergonomia os sete anões da Branca de Neve.
Sim, o Datsun Go+ leva sete pessoas graças ao banco rebatível na terceira fileira. A ideia não é nova, basta lembrar do Nissan Grand Livina, do Chevrolet Spin, do JAC J6, etc, mas eis que a Datsun manteve o mesmo entre-eixos do Go! Pois é, só mesmo o Soneca, Feliz, Zangado, Atchim, Mestre, Dengoso e Dunga para se esbaldarem dentro da Go+… São apenas 2,45 m de entre-eixos contra 2,6 m de uma Livina, por exemplo, e que nem leva sete pessoas.
E ainda vão ter que fechar os olhos para o acabamento, bem aquém do que achamos ruim aqui no Brasil. Olhem os bancos, inteiriços atrás e com um pseudo-encosto de cabeça. Na frente, a divisão dos bancos existe porque câmbio e freio de estacionamento estão no painel. O Datsun Go+ (e o Go) têm limpador único e poucos itens de série. Um dos mais curiosos é o dispositivo que utiliza o celular como sistema multimídia com direito a suporte para o aparelho. Ah, sim, o motor 1.2 litro tem 76 hp, o que deve tornar as viagens com sete pessoas a bordo uma experiência das mais agradáveis.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Tanto deboche da nossa parte tem uma razão: a Nissan pensa seriamente em lançar a Datsun no Brasil. Não agora porque é hora de investir na marca Nissan que deve ter uma presença mais constante a partir de 2014 com a nova fábrica de Resende. Mas se Carlos Ghosn realmente introduzir a Datsun aqui espera-se que seja com modelos mais caprichados e bem equipados. Mesmo que custem menos de R$ 20 mil, não existe justificativa para oferecer carros como o Datsun Go+ por aqui.
Galeria Datsun Go+
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.