Salão de Detroit, este será o palco para o mais novo sedã médio (compacto para o padrão americano) da Dodge. Estamos falando do Dart – mesmo nome utilizado por um cupê da marca norte-americana nos anos 60 e 70, já comercializado no Brasil, inclusive –, modelo que tem DNA da italiana Alfa Romeo e compartilha toda sua arquitetura com o Giulietta.
As imagens teaser divulgadas pela Dodge mostram o desenho agressivo do Dart, com faróis escurecidos e grade com formato em cruz. A traseira lembra o irmão maior Charger, com lanternas em LEDs que percorrem toda a tampa do porta-malas. O DNA esportivo é frisado pela dupla saída de escapamento, de série na versão R/T.
O interior do Dodge Dart 2013, divulgado recentemente, tem materiais de qualidade e o volante é o mesmo já utilizado pelo crossover Journey. O padrão é o mesmo já estabelecido pela Dodge, com uma marcante iluminação vermelha e um sistema de som na parte central do painel, com tela sensível ao toque. De série, há 10 airbags.
De acordo com a Dodge, o Dart é “um carro com materiais e precisão artesanal tipicamente encontrados em carros de segmentos mais caros”. Haverá 14 combinações de cores para o interior, além de seis modelos de rodas e 12 cores para a carroceria. A MOPAR, divisão de personalização e desempenho da marca, disponibilizará ainda kits de personalização.
O Dodge Dart será oferecido com três opções de motores de quatro cilindros, que inclui o 2.0 16V Tigershark, o 1.4 16V turbo (que já equipa o Bravo e o Punto no Brasil) e um novo bloco 2.4 16V Tigershark.
Haverá ainda três tipos de transmissão. A primeira é manual, com seis marchas. A segunda é automatizada, de dupla embreagem também com seis velocidades. Já a terceira é a que mais surpreende. Desenvolvida pela alemã ZF, a transmissão automática de 10 marchas será oferecida nas versões topo de linha do Dart.
E, assim como acontece com o Freemont, que é uma “cópia” do Journey com logotipos da Fiat, o Dart também fará parte do portfólio da Fiat. O sedã poderá originar a futura geração do Linea. Porém, deveremos esperar um desenho mais conservador, principalmente na traseira, com lanternas com linhas mais tradicionais.