Chega em setembro os novos DAF XF, fabricados em Ponta Grossa, no Paraná. O caminhão registra consumo de combustível até 14% menor que a versão anterior.
O XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros. De 480 cv e 255 kgfm de torque a partir de 900 rpm ou 530 cv e 265 kgfm de torque a partir de 1.000 rpm.
O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável.
O modelo segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.
A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo.
O freio motor PACCAR MX ficou ainda mais potente, com 490 cv. O sistema também conta com três estágios.
Um grande diferencial do novo XF é o conjunto tecnológico. Temos o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução.
Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal.
Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes.
Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
São duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar.
O para-choque de aço agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine.
Qual Picape comprar? Todas as opções do mercado brasileiro
No interior, o painel recebe opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. O ar-condicionado digital é eficiente.
Os atributos do XF continuam na nova versão: o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.
Galeria
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.