Vá se acostumando com o visual do carro acima. E também com seu sotaque espanhol. O belo modelo a que nos referimos é o Cruze, sedã médio que foi desenhado na Coréia do Sul, assim como o Captiva. E também como este último, ele será produzido no México em breve. Resultado: o sucessor do Vectra nacional virá de lá com armas para enfrentar de igual para igual o Civic e o Corolla.
A notícia havia sido levantada pela revista Quatro Rodas no final do ano passado, mas tinha um erro de data. A publicação dizia que o Cruze seria fabricado no Brasil já em 2009. Houve, certamente, uma confusão com a reestilização do Vectra. A verdade é que o Cruze virá para o nosso país em 2010, no último trimestre, assim que a produção mexicana estiver estabilizada.
É uma pena, sem dúvida, porque é mais um carro sofisticado que a General Motors deixará de fabricar aqui. Com isso, vamos nos transformando em país do carro barato, quase uma Índia. O Blogauto bate nessa tecla há tempos, como vocês sabem. Se nada for feito em termos de redução de impostos, nos tornaremos o paraíso dos importados, sucateando nossa indústria.
Mas, voltando ao Cruze, o que apuramos é que ele será mais bem acabado que o nosso Vectra e que terá motorização moderna, ou seja, nada de família 2. Quanto ao Vectra, deverá aos poucos deixar a linha de produção. Há quem diga que a família Cruze crescerá para outras versões.
Ao mesmo tempo, o projeto Viva (ou algum derivado maior) deverá se aproximar do segmento médio, substituindo o Astra. Em outras palavras, a Chevrolet gostou de ganhar dinheiro com o Captiva e quer ampliar o leque de veículos vindos de lá a preço de banana. Enquanto isso, vamos admirando a versão europeia do Cruze…
Pelo que eu sei, na América do Norte o Cruze será fabricado nos EUA, na mesma fábrica onde se fabrica o Chevrolet Cobalt (certeza absoluta).
Ademais, qual carro então que a GM vai começar a produzir em São José dos Campos em 2010? O presidente da GMB acabou de confirmar essa informação, em entrevista na TV Cultura, ainda nesta semana. Pensei que estes carros seriam o Cruze e mais um de seus futuros derivados …
O quê mais faltará trazer do México? Bananas?
Pois é… Depois o Presidente não viu nada e não sabe de nada… Captiva, Cruze, Nisans Sentra e Tiida, Fords Fusion e Focus, VW Golf 6, etc… Todos carros de alta qualidade construtiva, com ótima aceitação em nosso mercado, em linha com os países ricos, que o atual governo DEU DE MÃO BEIJADA para outros países da América Latina… Não me admira se a BMW começar a produzir carros na Bolívia, Peru, Guiana ou Suriname. Nestes países, ao contrário daqui, os governos sabem quanta receita e evolução fabricar e exportar carros traz.
Aliás, alguma notícia sobre a fabricação do Hyundai Tucson no Brasil pela CAOA? Provavelmente devem ter desistido da idéia ao ver o mundarel de impostos, taxas e tributos sociais que uma fábrica no Brasil demanda.
Depois não entendem porque um Ford Fiesta aqui custa o mesmo que um Focus lá na Argentina.
Mas que futuro obscuro este. Ao inves de termos melhoras, as coisas estão a piorar a cada lançamento.
Nao caiam no conto do vigario. A hora de trabalho nos EUA é quase oite vezes maior que o do brasil; os acordos com os trabalhadores nos paises europeus e EUA sao muito mais despendioso e, mesmo assim, são fabricados llá e com preços não exorbitantes como os daqui. A captiva custa em torno de 42.000 no mexico e vem sem impostos pra ca; Por que é vendida por 86.000? A culpa nao é do governo e sim das montadoras.
Caro Rodrigo, é possível perceber que você não gosta do atual governo. Eu não sou petista e esse não é um blog para se discutir política e já está mais do que comprovado que carros são caros no Brasil não apenas pelos impostos, mas pelas altas margens de lucro dos fabricantes e uma prova disso é o exemplo que o Joaquim deu.
Segue alguns links para aqueles que tiverem interesse nessa questão de impostos…
parte 1
http://quatrorodas.abril.uol.com.br/blog/zeca/106…
parte 2
http://quatrorodas.abril.uol.com.br/blog/zeca/107…
Obs: Os altos impostos no Brasil não surgiram com o PT, mas bem que eles poderiam dar um jeito nisso.
Voltando ao assunto do post, esse carro pode até ter um bom acabamento e um motor moderno, mas o design não empolga. Nesse quesito o Civic e o Corolla ainda saem muito na frente. Na verdade, em termos de design, eu acredito que o Cruze venderia bem menos que o Vectra atual. Se a GM fabricasse veículos com o design da Opel, até teria como aumentar e muito as suas vendas, mas se for trazer ou fabricar veículos desenhados nos EUA ou na Coréia vai continuar na mesma posição.
parte 3
http://quatrorodas.abril.uol.com.br/blog/zeca/111…
extra
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2019/artigo…
Joaquim, vc acha que as montadoras gostam só gostam do nosso dinheiro e o dos mexicanos não? É claro que existe lucros gordos, mais daí a ser exorbitante… Para mim, nossa base de impostos é muito alta. São mais de 30% do custo do veículo.
Enquanto o mercado interno mexicano DESPENCA a níveis de 2.006 (algo um pouco menor do que um milhão de unidades/ano), o mercado brasileiro aumentou em praticamente 100% desde a mesma época, as montadoras aqui são lucrativas, no presente momento parece que as vendas retornaram aos patamares da parte boa do ano passado, mesmo assim vemos projetos para cá serem "deletados" ou no mínimo, adiados, como o Bravo, o Golf VI, mas nos vizinhos, como Argentina (Citroën C4, VW Robust, p.e.) e agora, no México, que tem a "sorte" de ter como vizinho os EUA, os investimentos continuam, em boa, se não em grande parte, para fornecer AO BRASIL.
Hoje, em boa parte o problema do real valorizado foi equacionado; se temos impostos altos (e realmente os temos), existem vários mecanismos para desonerar investimentos, em algumas linhas temos escala e; principalmente, o grande mercado da América Latina é AQUI; grande, se não a maior parte dos fornecedores de partes e peças estão aqui.
Anos atrás foi dito que o Brasil se tornaria mesmo é um grande produtor de carros pequenos e baratos, algo que infelizmente parece estar se tornando verdade, mas é sempre bom lembrar que as japonesas mostraram que isso não é necessariamente verdade, produzindo, vendendo e ganhando dinheiro aqui com seus modelos médios.
Por fim, pelo menos até o momento, foi demonstrado que carros importados, ainda que com isenção de impostos, têm dificuldade de penetração em nosso mercado, sendo a exceção mais contundente, o Captiva, mas que mesmo assim, creio ainda vá ser uma condição que perdure. Por fim, deixando de lado a visão de CONSUMIDOR e assumindo a de BRASILEIRO, se for para fazer o de bom lá fora e aqui só carroças, que vão embora de uma vez do mercado brasileiro.
Somente o Captiva? Veja os preços, e o que entregam Focus, Sentra, Azera, Tucson, 307, Ranger, Hilux… e tantos outros – todos importados. Vários dos modelos não tem muita venda, é verdade, mas somente não vendem mais por falta de conhecimento do consumidor – e de divulgação – caso do Impreza, entre outros. Infelizmente são os nossos empresários, na direção dessas multinacionais ou de suas filiais aqui, justamente os primeiros a empurrar as porcarias baratas e infames ao mercado. Sobre os impostos, lembrem que alguns países da Europa possuem impostos maiores que os nossos, e ainda assim os carros lá, de muito melhor qualidade e muito mais seguros, custam menos. O governo tem culpa? Sem a menor dúvida – somos governados por bandidos, que se locupletam com as montadoras nessa exploração imoral do nosso povo. Quem sabe vamos inaugurar o dia do palhaço consumidor de carros, para irmos nas concessionárias comemorar.
Fico feliz ao ver que "uma corrente do bem" está se formando! Há a necessidade de continuarmos a questionar e a multiplicar os elos da corrente.
Mais do que simplismente questionarmos, devemos agir. Darmos valor a quem nos valoriza. Vejam o i30 da Hyundai, um carro da mesma categoria do Golf, recheado e com preços bem abaixo dos demais com os mesmos equipamentos. E olha que ele poderia ser bem mais barato.
simplismente não!!! simplesmente, por favor!
Vejam, várias vezes já tivemos redução de IPI, por outros motivos, e não era reduzido os valores dos carros. Antes erámos explorados com o envio da propia materia prima para a "capital" da colonia; hoje, a exploração é de capital e humano.Eles não estão na china por ser lá o pais do coração deles, mas sim porque a hora de trabalho´lá é apenas 2 dolares e nos EUA 60 dolares. Nós "emergentes" é que estamos sustentando todo o luxo desse povo. O que eles querem é nos explorar em tudo, porém, talvez seja um mal necessário.
Quero fazer um a parte sobre isso: outro dia, lendo um artigo sobre o Ford Focus não sei aonde, onde dizia que o carro sempre foi bom, mas que o seu maior trunfo (a tecnologia e modernidade construtiva) é também o seu calcanhar de aquiles, já que boa parte das peças são de alto valor agregado, principalmente as de suspensão. Estou dando o exemplo do Focus, mas isso serve também a outros carros cujo projeto está em linha com os países desenvolvidos. Agora preço é um argumento muito pessoal: mil reais num jogo de amortecedor pode ser caro pra uns e nem tanto pra outros. O que quero deixar claro aqui quando critico o governo e suas medidas é que o poder aquisitivo do brasileiro, principalmente o da classe média, vem caindo cada vez mais e isso é o principal argumento para as montadoras optarem por soluções locais (como Golf 4,5, Pug 207 Brasil, etc.) ao invés de trazer seus sucessores. Pra quem lembra, um Corsa Wind chegou a ser vendido, com ágio, a menos de 10 mil reais em 1995 e tinha fila de espera…
Eu ainda prefiro o NEW CIVIC e o SI é um carro bom.