O sedã compacto Chevrolet Cruze, com cara de cupê de quatro portas, finalmente foi revelado no Salão do Automóvel de Paris, que está acontecendo na França. O portal Universo On-Line (UOL) publicou uma reportagem sobre o lançamento do modelo e afirmou, em suas linhas, que o carro deverá realmente chegar ao Brasil.
Outro ponto comentado na matéria seria a saída do Vectra do cenário nacional, caso realmente o Cruze apareça por aqui. Tudo bem, até faz sentido, já que as medidas são um pouco parecidas, mas vale lembrar que a GM criou há não muito tempo a versão hatch o famoso modelo, chamado de Vectra GT (que tem, também, a variável esportiva GT-X).
Será que realmente a Chevrolet deixaria de lado o já bem recebido veículo para se arriscar com uma novidade? As vendas das versões sedã e hatch não estão ruins para que a companhia norte-americana precise de uma solução um tanto radical, apesar do automóvel não ser dos mais atualizados.
Bem vindo, Cruze. Estava demorando.
Adeus, Vectra. Já vai tarde.
Eu gostaria de ver a GMB, ressuscitar o Astra Sedan, que se não está morto está em coma induzido, pois para comprá-lo é necessário ser através de encomenda, sem contar a desatualização de suas linhas, até mesmo do Hatch. Portanto o Cruze cairia como uma luva renovando o Astra Sedan e na configuração Hatch da carroceria.
Já o Vectra Sedan, poderia receber as linhas do Insignia e retirar o Vectra Hatch GT de linha (que gerou grandes protestos por ser Astra na Opel), O Cruze (Astra-BR) na carroceria Hatch, ficaria na incumbência de suprir o mercado Hatch Premium.
Os motores deveriam ser melhorados e inclusive fornecer 2.0 16v, já que todos os concorrentes a seguir possuem: Civic 1.8 16v; Corolla 1.8 16v; Pallas 2.0 16v; Linea 1,85 16v; Mégane 2.0 16v; 307 e 407 2.0 16v; Focus Sedan 2.0 16v….
Será que é sonhar demais?
Me beliscam que eu deva estar dormindo, ou estamos no dia de São Nunca.
Simplesmente lindo, mas espero que não tenha esse velho motor do Monza que equipa o Vectra atual, seria um desastre!
Vectra GT bem recebido no Brasil?! Essa porra vende menos do que ação da MMX hoje em dia.
não concordo com o Ita em relação ao Vectra, pois o carro ainda é muito bonito, o grande problema do carro é que bebe muito, mas com certeza, o Cruze seria muito bem vindo para substituir o Vectra, já que a concorrência está "pegando pesado". A GM afirmou que todos os carros da montadora serão substituidos no Brasil, se o Cruze for fabricado no Brasil, entro na fila para trocar o meu Vectra 2007 por ele.
Não acho que o Cruze irá aposentar o Vectra, que na verdade é o Astra europeu que é vendido aqui. O nosso Astra na verdade é o modelo antigo, o novo é o que é vendido como Vectra.
O verdadeiro Vectra não veio para o Brasil por questões de custo e já está sendo substituído na Europa pelo Insigna.
Agora quanto ao nosso mercado acho que o Cruze poderia ser vendido como opção mais cara ao Vectra Elite que não tem vendido bem mesmo. Podendo, então, fazer frente a modelos mais caros.
Não se pode esquecer que o Viva vai substituir o Corsa mais caro e até mesmo o Astra, que não terá gás para concorrer com a concorrência por mais tempo.
Nossa!! quanta possibilidade!! vectra q virou astra…astra q virou vectra..sedan q vai virar hatch…aff, q bagunça!!!…na verdade este é o novo Opala, já q está na moda reviver o passado…rsrsrs….seria bom a GM zerar tudo e lançar carro novo com nome novo…mas mesmo assim, vai levar couro do Línea!!!
Especula-se que o Cruze será o novo Astra nacional, mas se ele vir a substituir o atual Vectra (que é o Astra europeu), claro que a GM vai manter o nome Vectra no carro. Não há porque não fazê-lo.
Na verdade nao é so o fim do Vectra, mas o fim dos modelos Opel no Mercosul. A tendencia é transformar a GM do Brasil de produtora de Opels (foi-se a epoca de Corsa, Meriva, Astra, Vectra e ainda Kadett, Monza, Omega) em produtora de coreanos Daewoo na linha de entrada e Chevrolet americanos e Holden australianos na alta gama.
O Cruze foi projetado na Coreia para o mundo, e na Europa nem encosta no Astra que vai ganhar nova geraçao. O Malibu logo chega pra competir com Fusion & cia. como carro de luxo. O Captiva ja chegou. O Viva se distancia dos Opel e se aproxima dos Chevrolet americanos e coreanos (veja o Aveo coreano) no design. E o Spark coreano ja desembarcou e ja é vendido na Argentina.
Sangra o meu coraçao dizer isso, mas é hora de dizer adeus a Insignia, Corsa europ, Meriva europ., Zafira europ., etc. Nem sonhem com o Insignia porque a decepçao vai ser grande!
Cruze credo hehe!… Agora só falta mudar o nome… Mas vectra de n o v o? Opala como foi sugerido?.. Quem sabe um nome diferente caia muito bem. Só não me venham chamar de Malibu! O carro está muito bonito. Uma última crítica – se a gm colocar essa frente em todos os carros, dos equivalentes de corsa até omega, ficará parecendo a família Simpson. Consumidores, vamos nos unir para baixar estes preços imorais, algo tem que acontecer – saudações a todos.
concordo com o Ita: vai tarde, "Vectra"
O Vectrastra ganharia uma bela sobrevida com um upgrade de motor e uma diminuída nos preços. Ficaria um ótimo sedã "sem frescura" (tipo Opala 4 cilindros) para quem quer levar a família com conforto sem ter de partir para o Civic/Corolla. E o Astra poderia ser substituído pelo Cruze.
Confirmado..o Opala, digo o Cruze vem pra cá….resta saber quando e por quanto….rsrsrs
O Vectra já deveria ter CRUZado o fim de linha há muito tempo…
Vectra Brasileiro (Astra + Monza + Celta +…), RIP…
Eu tenho uma duvida. Sou Argentino y quando estive em 2006 em Capao do cañoa, Vectra era carro do momento, os donos de esos carros eram pessoas com dinhero. Que coisa aconteceu para que ese carro no seja mais o que era. Em Argentina nao tem um lugar no mercado, apenas vende 400 carros x mes do sedan y Gt juntos.
Otra coisa nao posso entender porque o Focus Sedan vende tan poca coisa em Brasil . E caro demais? porque aqui tem mesmo valor que um 206 full o um Sandero Luxe, y vende bem.
E aí Herman, beleza ?
O Vectra continua sendo carro de quem tem dinheiro, ele parte de R$ 57.545,00 (ou 28.208,33) na versão Expression (com rodas de aço de 15" e calotas em vez de rodas de liga leve, e banco forrado com material sintético de péssima qualidade) e ultrapassa a barreira dos R$ 90.000,00 (ou 44.117,64 dólares) com todos os opcionais e acessórios na versão Elite 2.4. O problema do carro é que internamente os materiais plásticos não fazem jus ao preço, bem como o motor tem consumo elevado comparado a concorrentes como Civic, Corolla. O motor do Vectra é um projeto antigo, vem desde a década de 80 (foi motor de Monza, Kadett), porém sofreu algumas atualizações, mas essas não foram suficientes para torná-lo um motor moderno e eficiente. Se ele já tinha um consumo elevado em carros como Monza e Kadett à época deles, imagine depois que tornou-se flexível e passou a equipar um carro bem mais pesado.
Já o Focus, todo mundo que dirige o carro adora. Ele apresenta um bom motor, bom consumo de combustível, tem excelente estabilidade, bom acabamento, seguro barato, etc. O problema das poucas vendas no Brasil acredito que seja culpa da Ford, pois normalmente os veículos da marca tem alta desvalorização (exceto Fiesta e EcoSport) e isso não vem de hoje, outra coisa que agrava a situação do Focus é que suas peças normalmente tem preço mais elevado que seus concorrentes e mesmo no mercado paralelo (fora das concessionárias), as peças para os veículos Ford são mais caras que seu similares da Fiat, VW, Chevrolet. Também acredito que o design conservador do carro não ajuda nas vendas, além da falta de marketing da empresa evidenciando as qualidades do carro que citei acima.
Sendo assim, se a montadora não faz nada para mudar o quadro, não vai ser o mercado que vai passar a comprar mais Focus de uma hora para outra.
ricardo J: o brigado pela informacao.
Que venha o CRUZE.
Com relação ao VECTRA, acredito que muitas pessoas tem raiva pelo fato de não terem condições de comprá-lo.
Afinal de contas, que tem gosta, com algumas excessões, é claro.
Todo mundo fala que o Vectra bebe demais e que o Civic bebe pouco.
Alguém sabe dizer com números, quanto esses dois carros bebem? De preferencia, que os donos digam.
Prezado Eduardo, eu discordo – quem tem e gosta não deve conhecer as outras opções no mercado. Tanto que a própria GM está estudando substituir o modelo asap, pois não tem mínimas condições de competir com os modelos existentes e que estão chegando. Eu conheço bem o modelo, e há alguns detalhes de desenho que realmente não combinam com o porte do veículo, sem mencionar os aspectos de tecnologia mecânica – mesmo considerando que nosso vectra não passa de um astra de geração anterior. Quanto à valores, sinceramente, será que há alguém satisfeito com QUALQUER veículo à venda no Brasil? Veja, um Malibu custa nos EUA à partir de aprox. 40 mil reais – quanto custa um "vectra equipado", que mesmo assim nunca chegará perto do Malibu em equipamentos, conforto, qualidade, desempenho e principalmente segurança? Não menos que o dobro. Tem gente que acha que pode comprar um "vectra" e achar bom ser o tiozão do pedaço… como é que pode??….
Eduardo, não me diga que você vai dar uma de Aline por achar que só critica quem não tem dinheiro para comprar ?
Eduardo Oliveira, aí vão os dados reais (não os fornecidos pelas montadoras:
New Civic (somente a gasolina): 9,5 a 10,5 km/l cidade; 15,5 km/l estrada
New Civic Flex: 6,5 à 7,3 no álcool (cidade) e 9,5 no álcool (estrada); 8,5 a 10 km/l cidade; 13,5 km/l estrada
Vectra 2.0: 5,7 km/l na cidade (álcool) e 8,5 km/l na estrada (álcool); 7,5 km/l na cidade (gasolina) e 11,5 km/l na estrada (gasolina)
Palavra que não entendo o puro ódio manifestado contra a GM neste e tantos outros portais que frequento. Tenho um Astra elegance 2005 que tirei zero, o qual estarei trocando na virada do ano (talvez por um Vectra GTX, 307 Feline ou Citroen C-4 VTR) que é excelente, nunca me deixou na mão, tem ótimo desempenho e segurança e já me perguntaram várias vezes se quero vender. Foi o melhor carro que eu já tive e só vou mudar de modelo porque a GM matou a linha Astra para empurrar o Vectra GT/X.
Não sei como alguém pode falar tão mal de um Astra Hatch e gostar de um Gol, por exemplo. Pelo visto a GM não anda pagando a "imprensa especializada", pois apesar da profusão de seus modelos nas ruas e do bom atendimento das concessionárias, não leio um elogio sobre os seus modelos.
Contudo, a todos os apreciadores de Gol, deixo os meus respeitos, pois gosto não se discute.
Um abraço.
Felipe tem razão. É o fim dos OPEL no Brasil. Quem sempre gostou dos produtos da marca (GM/Opel), pode desde já, ir pensando em mudar para uma outra. Vão deixar saudade.
A GM Brasil optou pela falida GM EUA.
Caro John,
Conforto, espaço (inclusive mala de sedã 526l) e confiabilidade são algumas das qualidades desse carro.
É claro que existem modelos melhores no mercado, e sei muito bem disso. O problema é que muitas pessoas dirigem, palio, uno, gol e essas outras "cracas" do brasiiiilllll e entram no site para falar mal de um carro sem o mínimo de conhecimento a respeito.
Concordo com o Carlos e o Eduardo.
Eu mesmo acabei de comprar um 307 Feline pois cansei de sonhar com o Astra GTC, que agora sei, a GM não trará nunca. Talvez ela traga o Cobalt, mas para mim agora é tarde. uma pena, eu adorava a linha Opel, antes de defazarem tanto no Brasil.
Gostaria de saber qual vcs comprariam?
VECTRA EXPRESSION 2.0 OU PÓLO SEDAN CONFORTLINE 1.6…………OS DOIS ESTAO PRATICAMENTE COM O MESMO PREÇO
Para gente…o Vectra Hatch mal entrou no mercado… e será substituido? Isso seria um desfalque tanto com a GM qto com os consumidores,… iria causar uma revoluçao e revolta de quem comprou! É apenas um carro a mais q está vindo para concorrer com o Fusion,… igual o AGILE q já está pra chegar que virá concorrer com pálio…..
O Vectra é um maravilhoso carro, num tem igual…em conforto..