A Volkswagen convidou os jornalistas para um evento que ocorrerá no dia 27 de novembro e, embora não tenha dito de qual modelo se trata, conforme apuramos no lançamento do Fox, trata-se do CrossFox com visual atualizado. A montadora fará um evento no dia anterior com o presidente Thomas Schmall em que ele apresentará um balanço de 2009.
Schmall, certamente, voltará a falar sobre os inúmeros recalls e o caso do motor 1.0 EA 111 que a empresa negou tratar-se disso. Esta semana, no entanto, o Procon se pronunciará a respeito e pode considerar a campanha “Oficina Ativa”, nome usado na convocação para correção nos motores, um recall mesmo.
Segundo matéria da edição mais recente da revista Exame, algumas concessionárias têm substituído muitos motores em vez de apenas trocar o óleo lubrificante. Outra informação interessante da revista é o que o especialista ouvido por ela disse a respeito do recall. Segundo ele, um ou dois recalls são considerados pelo público como cuidado da montadora. Já três ou mais num curto espaço de tempo é visto como desleixo da empresa. A princípio, é essa a situação da Volks, com tantos chamados. Para uma marca em que a qualidade e a robustez são marcas registradas, os seguidos problemas podem afetá-la mais do que outras.
Será isso a pressão por retornar ao primeiro lugar?
Realmente cheira a barbeiragem esses problemas com a VW. Quem conhece alguém que já trabalhou junto com a VW ou com algum de seus fornecedores sabe do histórico de alta exigência em qualidade. Não sei se o tal desespero influencia, pois o problema maior ocorreu com um motor de idade bem avançada já, e muito testado.
Só sei que o engenheiro que sugeriu trocar o óleo dos 1.0 na fábrica já deve estar na rua! Pra quem já teve um VW importado com o motor 1.8 turbo (tb equipou o Golf GTi nacional) sabe como a troca regular e por óleo de especificação correta faz toda a diferença para o motor não fundir. Em casos extremos, como o do Passat, era necessário intervalos inferiores a 4 mil Km entre as trocas. Golf e Audi se davam bem com intervalos de 5 mil.
Que carrinho mais ridículo – parece um pão amassado. Essa moda já era – a vw deveria lançar alguma novidade de verdade. Modelos como Soul e C3 fazem os vovôs Crossfox e Eco passarem vergonha.
@John
Concordo: essa onda de SUV light sempre foi ridícula, mas agora – além de tudo – está fora de moda.