O ranking de emplacamentos de novembro só fecha nesta segunda-feira, mas já há alguns assuntos interessantes que serão manchetes durante a semana. O primeiro deles é que o Corolla voltou a liderar o segmento de sedãs médios. O Toyota passou o Civic e acumulava até este domingo 47 352 unidades contra 45 959 do Honda. Como dissemos antes, efeito Corolla GLi e, principalmente, do fogo amigo do City.
A surpresa: o hatch i30 estava na frente até do Astra no final de novembro. Acreditem: o modelo coreano, importado, sem flex e com versões caras, tinha 2 314 emplacamentos neste mês contra 2 234 do Chevrolet baratinho. Pode mudar até o fechamento, mas é impressionante a popularidade do carro da Hyundai, o hatch médio mais vendido do país, na teoria. E o Agile é que ganha o prêmio de Carro do Ano da Auto Esporte…
Por falar em Agile, vamos lá, há de se reconhecer que ele começou com o pé direito. Mesmo sem versão popular (ainda), com preço sugerido beirando R$ 40 mil e na prática já com sobrepreço, o hatch compacto atingia 5 368 unidades vendidas em seu primeiro mês para valer.
É muito até para a Chevrolet. Só Celta, Classic e Prisma (este de vez em quando) passam a barreira das 5 mil unidades e custam muito menos.
É para refletir…
Cada vez mais tenho certeza de que o brasileiro não entende nada de carro… Fui ver o Agile e acho que o carro não vale a pena, mesmo comparando com modelo da casa como o Corsa com mesma motorização e equipamentos. O acabamento do Corsa é bem superior – não que seja uma maravilha, mas o do Agile que é bem ruim, além da segurança de ser um projeto feito para o mercado Alemão e não a gambiarra do Agile sobre a plataforma defasada do Celta… Enfim, se alguém quiser me explicar o que o brasileiro viu no Agile, pode tentar…
@kristiang
simples… brasileiro da muita importancia para uma coisa chamada presenca. Nao importa se o carro eh uma porcaria, importa eh se ele eh novidade e nao tem cara de popular para impressionar o vizinho.
Dai sai comprando porcarias e se vangloriando…
OBS… desculpe, mas estou em um computador sem acentuacao
Como falaram acima, brasileiro quer "presença" ser notado! Ambos carros acima é só isso, o Ágile é o carro mais feio do mercado e o i30 é o segundo, alem de serem caros e de aspecto duvidoso como manutenção do coreano. Mas isso é igual ao City, Fit e Civic, carros com relação custo beneficio ruim mas que vendem aos montes. Geralmente carros com bom custo beneficio vende pouco, sendo que esses poucos, geralmente são comprados por quem entende de carro e principalmente do seu bolso!
O Corolla está ocupando o seu devido lugar.
Ele só não vendia mais que o Civic porque é bem mais caro do que ele e, agora que a Honda tem o City competindo com o Civic, o mercado mostra que há quem goste de uma marca e de outra.Quem comprava Civic, migrou pro City e, no Corolla se mantiveram as vendas.
Eu não gosto do i30 nas fotos mas, ao vivo o carro é lindo, tem um porte muito agressivo e merece que reconheçam o bom carro que a Hyundai nos trouxe.Acho muito caro mas ele é lindo.
Sobre o Ágile, merece vender bem.Oferece mais equipamentos, muito mais espaço e conforto do que a maioria dos hatchs que se forem um pouco equipados, facilmente chegariam no preço dele.
Um dos 2.314 i30s desse mês é meu!!!
Olha, em relação ao preço dele eu discordo. R$ 51.900,00 (em BH) um carro que já vem com AirBag duplo, ABS, Sensor de Chuva e Farol, direção elétrica, dentre outros é muitooo barato.
Um exemplo de que o i30 é excelente compra é o novo CrossFox. O carro não tem 1 aspecto que ganhe do i30 (inclusive o novo elogiado acabamento ainda é bem inferior) e é quase o preço dele.
Em relação ao corolla, a honda arriscou ao lançar o city por um preço muito próximo ao civic, mas o que eu não entendo é como o city consegue vender tanto, tudo bem que é novidade e tal… Mas o civic é muito mais carro por praticamente o mesmo preço.
Já o i30 pra mim é mais do que merecida essa liderança, até porque pra mim o único que atualmente consegue competir com ele é o focus, já que stilo e fgolf estáo muito ultrapassados, o 307 já está com o visual meio cansado e o C4 chegou aqui muito atrasado…
Em relação ao ágile, concordo que o carro tem seus defeitos, porém entrei em um esses dias e tenho que admitir que, tirando o acabamento que é realmente horrivel, o carro me surpreendeu, pois tem muito espaço, tanto para os passageiros como no porta-malas, bons equipamentos de série, bom motor e um preço até justo, ou seja, ele tem algo que os outros não tem.
O segredo do Agile? Simples: lançamento (dá status ter novidade); é vistoso e tem presença, principalmente por dentro; preço mais baixo que o da concorrência (o mercado brasileiro ainda é mais sensível a preço que a qualidade) e, principalmente, na minha opinião, fartura de equipamentos. Sensor de luminosidade, faróis de neblina, computador de bordo e piloto automático, tudo de série, e por menos de 40 mil? O Civic LXS 2010 não tem…
É impressionante, o fato do Agile vender quase 6 mil unidades em um mês. Tudo bem que o carro vem completo, por um preço onde a maioria vem pelada, mas as vezes o investimento não compensa aquele acabamento porco, naquela carroceria desproporcional.
Eu achei que o carro venderia menos do que o Sandero. Enfim, acho que a Chevrolet encontrou o caminho do sucesso, já que o Agile tá provando que o produto não precisa ser bom, só precisa ser bem equipado, e passar algum status.
Em relação ao City, burro é quem compra um, porque sinceramente, com a oferta de bons veículos com motores melhores (além de melhor espaço e acabamento), não faz sentido comprar um carro pequeno por preço de médio.
Eu por exemplo, estou investindo na compra de um VW Bora completo, por R$ 53.000,00 para a minha empresa de Transporte Executivo. Esse sim é um sedã médio com um preço justo, e seu motor 2.0 flex de 120 cv.
acho tão feio o agile
Mais um monstrengo da GM que vem para infestar e poluir as nossas ruas. A GM realmente deve amar o Brasil, pois enquanto até nos EUA ela quebrou, aqui consegue despejar todo o lixo que quiser.
Mercado é Mercado, é só voceis entederem isto.
Agile novidade
City Novidade
Civic passou a novidade, já tem demais nas ruas
Corolla demorou para passar o Civic, Detalhe estilo de tiozao…
Não se esqueçam brasileiro gosta de novidade e estilo…
Concordo com o Furlan, quem manda no mercado são os clientes. Não importa se os especialistas dizerem que o carro é feio, desproporcional, feito sobre uma plataforma antiga…
Se os consumidores finais gostam, eles compram, e no final, é só isso que interessa.
Eu particularmente não acho o design do Agile de todo mal, mas se pesarmos, junto com o design, todos os itens de série e o preço, o carro realmente é um campeão!
Resumiu muito bem o Furlan.
Brasileiro quer novidade e estilo.
O Agile vende bem pois tem os dois requisitos acima, e mais o fato de ser completo por um preço mais ou menos justo, apesar de ser desproporcional e ser montado sobre um chassi defasado. Não se esqueçam que ele é montado sobre a base do Prisma que é a antiga base do Corsa Wind. Ou seja, uma estrutura que foi idealizada no final dos anos 80 começo de 90. O próprio novo Corsa, da própria GM, é mais atual, pois é montado sobre subchassi, absorvendo melhor o impacto com o solo.
Mas como foi dito, o Brasileiro não dá valor a esses detalhes.
Se brasileiro gostasse tanto de novidade, s10, classic, astra, golf n venderiam tanto!! Cada coisa tem seu mercado, n existe regra msm!!Td tem 2 lados… de um lado vc tem razao… mas n é pq vende mto q o carro vai deixar de ser ridiculo = agile!! Tb acho q kem compra city eh meio burro e mt gnt q conheco comprou pensando ser um novo civic!!
@pedro
pedro, gosto é gosto. Eu pessoalmente acho o i30 um carro bonito e pelo o que ele oferece, o custo beneficio é ótimo. Tente achar outro carro que oferece tudo o que o i30 oferece pelo mesmo preço, simplesmente não tem. E se você quer realmente custo beneficio, o melhor é o Uno, mas se você procura um carro um pouco melhor, com alguns opcionais recomendo o i30, só precisa ser levado em conta a manutenção, que ainda é uma incógnita.
Melhor custo benefício mesmo é o ASTRA 2010. Carro 2.0 ***140 cv***, ar digital, direção, vidros, rodas de liga aro 16, farol de neblina, e muitos outros itens de série, custando apenas R$ 44.000,00. Que outro carro valente e confortavel (DESTA CATEGORIA)tem este preço?!?!?!?
Hiiiiiii! Tá difícil a escolha. Quanto mais leio esses comentários mais dúvidas tenho. Pensei que o Honda City era uma boa opção, mas agora…
Corola também…
Pretendo trocar meu polo por outro de marca diferente, mas realmente não é fácil. Tenho saudades quando só tinha Fusca, chevete, e corcel. A escolha era na hora.
É Lourival… O melhor é vc pegar um Astra mesmo! O Corolla agora tá matando gente, os carros coreanos ainda não estão consagrados no mercado, nem são flex, se precisar de alguma manutenção nem se fala. O Honda Civic, é bonito, mas não tem mala, a suspensão é fraca e a relação potencia/peso não é das malhores. Não tem jeito… Astra meu amigo.
Na verdade o ideal, seria poder comprar um carro, sem se preocupar muito com desvalorização, adquirir Citroen, Renault, Honda , pois GM, WW, é lamentável. A melhorzinha é a FORD, embora pisou na bola com este novo fiesta, que de novo não tem nada.