Como já se sabe, a Fiat prepara uma grande festa neste fim de semana para comemorar seus 35 anos no Brasil. O tenor Andrea Bocelli veio da Itália para cantar para um grande público em Belo Horizonte, mas a principal atração é mesmo o novo Palio 2012, que muda completamente depois de 15 anos. Enquanto aguardamos a divulgação dos preços mostramos aqui todas as versões do hatch compacto.
Curiosamente, a Fiat optou por manter o Palio Fire vivo, mas com a cara do 2ª facelift de 2003 – ou seja, o não tão popular tapa no visual de 2007 sai de linha. Apesar da presença de peso do novo Uno, a montadora italiana optou por oferecer uma versão popular do Palio, a Attractive 1.0, com motor de 75 cv com etanol. Além dela, há o 1.4 Attractive, o Essence 1.6 manual, Essence 1.6 Dualogic, Sporting 1.6 manual e Sporting 1.6 Dualogic. Já de cara uma certa decepção para nós. O Sporting poderia ter adotado o 1.8 E.torQ, mas, sabe-se lá, talvez a Fiat tenha deixado o motor na manga para uma versão 1.8R. Vamos aos detalhes das versões:
Fiat Palio Attractive 1.0 – R$ 30.990
O novo Palio popular usa o mesmo motor do Uno Vivace, com 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque. Com ele, o Palio chega a uma velocidade máxima superior ao irmão, mas é mais lento na aceleração. São 157 km/h com etanol, mas 15 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Os mais de 100 km a mais de peso também o fizeram gastar mais combustível, tanto com etanol quanto com gasolina. Minha aposta é que esta versão sumirá daqui há alguns anos.
Fiat Palio Attractive 1.4 – R$ 34.290
Aqui a história se repete. O Palio 1.4 está equipado com o motor 1.4 do Uno Attractive. Com mais de uma tonelada, o Palio perde em aceleração e consumo (12,2 segundos e 9 km/l na cidade com etanol) que o Uno. Só ganha em máxima por conta da aerodinâmica mais refinada. A Fiat manteve tanto a capacidade do porta-malas quanto o tamanho do tanque iguais ao antigo Palio – 290 litros e 48 litros, respectivamente.
Fiat Palio Essence 1.6 16V manual – R$ 37.990
Se o Palio 1.0 e o 1.4 bebem na fonte do Uno, o 1.6 olha para cima. O motor é o mesmo que o do Punto Essence 1.6 16V. Aqui as rodas são aro 15 contra 14 no Attractive. O peso do Palio 1.6 é apenas 100 kg menor que o do Punto. Com isso, ele leva vantagem no desempenho e no consumo. A velocidade máxima é 10 km/h mais alta em média, e a aceleração, feita com 0,7 segundos a menos. Já o consumo é levemente mais baixo: 8,5 km/l na cidade com etanol contra 8,1 km/l do Punto.
Fiat Palio Essence 1.6 16V Dualogic – R$ 40.490
A novidade aqui parece ser um ajuste diferente do câmbio, que tem diferencial mais curto. Com isso, o Palio Dualogic é um pouco mais gastão para ter o mesmo desempenho do manual.
Fiat Palio Sporting 1.6 16V manual – R$ 39.990
Com rodas aro 16 e diferencial mais encurtado, além de altura do solo mais baixa, o Palio Sporting é supostamente 1 km/h mais veloz que o Essence. E cobra no consumo com mesmo gasto do Punto na cidade com etanol, 8,1 km/l.
Fiat Palio Sporting 1.6 16V Dualogic – R$ 42.490
Segundo a Fiat, o Sporting Dualogic tem mesma relação de marchas do manual e anda igual mesmo pesando 7 kg a mais. Será que não seria mais legal ter um esportivo realmente mais potente e veloz?