Como já se sabe, a Fiat prepara uma grande festa neste fim de semana para comemorar seus 35 anos no Brasil. O tenor Andrea Bocelli veio da Itália para cantar para um grande público em Belo Horizonte, mas a principal atração é mesmo o novo Palio 2012, que muda completamente depois de 15 anos. Enquanto aguardamos a divulgação dos preços mostramos aqui todas as versões do hatch compacto.
Curiosamente, a Fiat optou por manter o Palio Fire vivo, mas com a cara do 2ª facelift de 2003 – ou seja, o não tão popular tapa no visual de 2007 sai de linha. Apesar da presença de peso do novo Uno, a montadora italiana optou por oferecer uma versão popular do Palio, a Attractive 1.0, com motor de 75 cv com etanol. Além dela, há o 1.4 Attractive, o Essence 1.6 manual, Essence 1.6 Dualogic, Sporting 1.6 manual e Sporting 1.6 Dualogic. Já de cara uma certa decepção para nós. O Sporting poderia ter adotado o 1.8 E.torQ, mas, sabe-se lá, talvez a Fiat tenha deixado o motor na manga para uma versão 1.8R. Vamos aos detalhes das versões:
Fiat Palio Attractive 1.0 – R$ 30.990
O novo Palio popular usa o mesmo motor do Uno Vivace, com 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque. Com ele, o Palio chega a uma velocidade máxima superior ao irmão, mas é mais lento na aceleração. São 157 km/h com etanol, mas 15 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Os mais de 100 km a mais de peso também o fizeram gastar mais combustível, tanto com etanol quanto com gasolina. Minha aposta é que esta versão sumirá daqui há alguns anos.
Fiat Palio Attractive 1.4 – R$ 34.290
Aqui a história se repete. O Palio 1.4 está equipado com o motor 1.4 do Uno Attractive. Com mais de uma tonelada, o Palio perde em aceleração e consumo (12,2 segundos e 9 km/l na cidade com etanol) que o Uno. Só ganha em máxima por conta da aerodinâmica mais refinada. A Fiat manteve tanto a capacidade do porta-malas quanto o tamanho do tanque iguais ao antigo Palio – 290 litros e 48 litros, respectivamente.
Fiat Palio Essence 1.6 16V manual – R$ 37.990
Se o Palio 1.0 e o 1.4 bebem na fonte do Uno, o 1.6 olha para cima. O motor é o mesmo que o do Punto Essence 1.6 16V. Aqui as rodas são aro 15 contra 14 no Attractive. O peso do Palio 1.6 é apenas 100 kg menor que o do Punto. Com isso, ele leva vantagem no desempenho e no consumo. A velocidade máxima é 10 km/h mais alta em média, e a aceleração, feita com 0,7 segundos a menos. Já o consumo é levemente mais baixo: 8,5 km/l na cidade com etanol contra 8,1 km/l do Punto.
Fiat Palio Essence 1.6 16V Dualogic – R$ 40.490
A novidade aqui parece ser um ajuste diferente do câmbio, que tem diferencial mais curto. Com isso, o Palio Dualogic é um pouco mais gastão para ter o mesmo desempenho do manual.
Fiat Palio Sporting 1.6 16V manual – R$ 39.990
Com rodas aro 16 e diferencial mais encurtado, além de altura do solo mais baixa, o Palio Sporting é supostamente 1 km/h mais veloz que o Essence. E cobra no consumo com mesmo gasto do Punto na cidade com etanol, 8,1 km/l.
Fiat Palio Sporting 1.6 16V Dualogic – R$ 42.490
Segundo a Fiat, o Sporting Dualogic tem mesma relação de marchas do manual e anda igual mesmo pesando 7 kg a mais. Será que não seria mais legal ter um esportivo realmente mais potente e veloz?
O sporting ficou mto bom, alias todas versoes sao muito melhores q o atual palio!parabens Fiat!!
na primeira foto aquilo ali seria um adesivo lateral perto do para lamas q horror
eu tambem acho que 1.0 e pouco motor para esse novo palio, acredito que sumira mesmo daqui a algum tempo, o que será incrivel será o preço desse sporting com o dualogic com certeza passará dos 50 mil
Esse novo palio sporting vai vender muito! Só não quero levar um susto com o preço, mas a Fiat deve fazer um bom trabalho 🙂
É bom a Vw ficar experta com o Gol, pois levará lambada. A Saveiro atual já apanha da Strada e quando chegar a nova Strada não dará nem para fazer o "carreto".
Agora essa "entrada de ar" lateral tipo oferecida na Captiva para o Palio Sporting ficou muito superficial, parece que foi mal encaixada, deveriam ter trabalhado melhor esse "adereço".
Eu achei esse palio,sem sal,estar muito aquem,do que devia ser o carro,sem designer,é uma pena,estar quase morto,por 32000,00 é muito caro,e o motor 1.0 ,vai ser mais lento,que o uno vivace 1.0, e 1.4 nao vai andar,mais que uno mille, talvez ande alguma coisa so na versao 1.6,so lamento,este vai vender menos que o palio g4.
@Comanche, a entrada de ar que você cita seria uma saída de ar "de mentira" perto da porta? Esses elementos poderiam cumprir a função original – principalmente no TR4, que tem problemas devido ao cofre do motor, muito compacto, impactando principalmente no ar-condicionado.
Já o Palio – esses modelos, principalmente os "populares", deveriam ser anunciados somente após os testes do LaNCAP.
Creio que um dia, quando formos um país sério e coerente, a mídia somente irá cobrir um lançamento após ter as informações relevantes do modelo, como os testes de impacto.
Mais pesado e lento que o UNO quadrado e mais gastão que o PUnto…..que raios de carro sem vergonha é esse????Os caras brincam mesmo com a cara dos brasileiros com essas carroças peladas e com plásticos reciclados nos painéis e interior…..E não tem nem 1 Airbag de série……LIXO, LIXO!!!
@brasileiro com vergonha na cara,
verdade brasileiro, fiz confusão, vc tem razão, deveria ser saída e não entrada.
Obrigado.
Abs.
Ficou bom porem caro!
Vi os preços em outro site, achei caro demais. O carro ficou até bonito, mas não tem bagagem para os preços cobrados.
Enquanto convivemos aqui com preços imorais para carros mal equipados, e com esse decreto de IPI absolutamente corrupto, inconsequente e incompetente, a BYD anuncia fábrica de carros elétricos , baterias e motores na Argentina.
É o Mantega e a Dilma tomando na testa…
Entrem no site da Fiat, já podemos montar o Novo Palio, comparado com carros da mesma categoria, os valores ficaram bons.
Fiat deveria reavaliar seus precos, pois alguns veiculos estao fora da realidade!!
pra quem cansou do estilo "botinha" do Uno, o Palio é a opção econômica. Melhorou muito em relação ao antigo. Uma pena a VW não ter a mesma diversificação de versões e motores comoa Fiat, tanto no Gol quanto no Fox. Curioso como as duas traçaram estratégias distintas para a categoria: enquanto o Gol e Uno disputam a faixa de preço mais baixa, Fox e Palio serão aqueles compactos de entrada mas que vendem mais com motor não 1.0. Porém é o Uno e nâo o Palio que adotou o estilo meio monovolume. A VW fez isso com o Fox e posicionou o carro acima do Gol. Me parece que a estratégia da Fiat é mais acertada, pois mundialmente são os carros de entrada (Tata Nano, Chevy Spark, Suzuki Alto, VW Up!…) que adotam o estilo "botinha"…
Os carros atuais da Fiat têm um bom design, pena que os motores deixam a desejar. Tirando o 1.0, não tem um que não seja biela-curta.
Sabendo que já tivemos os motores de Tempra, do Brava HGT e o "Five-Tech", é lamentável.
A Fiat é a campeã de reestilizações entre a nacionais,a VW é a última colocada
Parabens palio/fiat, acabou de chegar e jah eh o carro do ano!!!
Visitei uma concessionaria FIAT para conhecer o Palio e o Uno (de perto)…O Palio é uma mistura de Uno, FIAT500, Sandero e Punto – o resultado – à cada ângulo descobri um carro usado como inspiração, mas, o conjunto é fraco. Aquele preto no centro do painel – quero vê-lo em alguns meses de uso, sol a pino, unhadas; o som está posicionado alto demais, o banco traseiro possui assento estreito – o que aumenta a sensação de espaço para as pernas – visualmente – na prática, melhorou pouco. O que faltou: originalidade. O Uno, por favor, algum homem com 1.80 de altura tente dirigir o uno utilizando apenas a regulagem do assento – porque – FIAT: é impossível. Só utilizando a regulagem do encosto para conseguir o absolutamente necessário – conduzir. Péssimo, comprove, faça o teste. Desde o lançamento inclui o UNO como 1º opção, infelizmente, a opção é restrita a altura do motorista, COMPROVEM, ISSO É UM ABSURDO. Qual o meu proximo carro: já decidi, 1º aquele que um homem de 1.80 consiga conduzir¹
¹ dirigir.
O que acho?Nem preciso achar nada, vejam :http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/11/24/carros-vendidos-no-brasil-dao-grave-vexame-em-crash-test.jhtm