Há muito a se falar do carro das fotos, o Toyota Vios. O sedã compacto está sendo apresentado no Salão de Bangcoc, na Tailândia, e pode representar muitas coisas para a Toyota, sua criadora. Suas linhas são bem resolvidas, até superiores as do atual Corolla. Seu interior é bem acabado, aparentemente, e tem uma lista de itens respeitável.
Seu público-alvo? Novos clientes de países emergentes, daí ser produzido na Tailândia para 80 mercados diferentes. 80 mercados? Isso mesmo, 40% das nações existentes no mundo, aproximadamente. Mas a Toyota não tem um sedã voltado para mercados assim? Um tal de Etios…
Exato. O Toyota Vios, de certa forma, mira um público semelhante, mas um pouco mais endinheirado e exigente. Não é à toa que o Vios e o Etios usam a mesma plataforma, ou seja, a distância entre-eixos, por exemplo, é a mesma, assim como a largura é semelhante. Mas o resultado, quanta diferença…
O Vios teria sido uma sacada muito melhor que o Etios Sedan no Brasil, mas não é bem isso que a Toyota pretende com o carro. De acordo com o que apurou a revista Car & Driver, o Vios será, sim, produzido no Brasil, mas para brigar com o Honda City e cia.
Veja também: Mesmo sem impostos, carro brasileiro custa o dobro que nos EUA
Espaço na fábrica de Sorocaba não falta. Embora tenha capacidade para 70 mil carros por ano hoje, o projeto final prevê produzir 400 mil unidades por ano. Como o Etios não conseguiu convencer como compacto premium a ideia é que o Vios assuma esse papel e o Etios desça um degrau para brigar com hatches e sedãs mais baratos.
Ah, sim, a C&D garante que haverá um Vios hatch também, para completar a “família”. Quando ele chega? A revista diz que já no ano que vem. Se for isso, a Toyota parece ter encontrado o rumo certo para, enfim, ser relevante no Brasil. Só não vale cobrar R$ 70 mil pelo Vios e R$ 90 mil pelo novo Corolla, outro que deve subir de nível.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.