Renault Captur 2014

Renault Captur 2014

Renault Captur: acostume-se com esse nome. A Renault já deixou no ar que o Captur, crossover da família do Clio IV, deverá ser vendido no Brasil a partir de 2014. O modelo deve chegar ao Brasil em duas fases, a primeira entre março e abril de 2014 importado da Europa, e a segunda, em 2015, produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

E por que a Renault tem interesse em vender o Captur no Brasil se já tem aqui o Duster? A razão é que o Captur é mais sofisticado e urbano que o Duster, cujo perfil tem mais a ver com um SUV mais robusto. Já o Captur usa uma plataforma mais avançada e com melhor acabamento. Por isso custará mais que o Duster. Acredita-se que o preço do Captur 2014 ficará entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, dependendo do nível de equipamentos. Isso porque o Duster mais equipado sai hoje da loja por pouco de R$ 63 mil.

O Renault Captur 2014 terá bons argumentos para convencer seus compradores que vale isso. Primeiro pelo belo design, obra do holandês Laurens van der Acker, que está dando um jeito no visual da marca – basta ver o Renault Clio IV. Comparado ao Peugeot 2008, seu futuro rival, o Captur é mais esguio e elegante – a linha de cintura é alta e ainda se eleva conforme chega ao final da carroceria.

Renault Captur 2014

Renault Captur 2014

Mas é na parte mecânica o verdadeiro salto do Captur. Em vez dos batidos motores 1.6 e 2.0 e do câmbio automática de quatro marchas usados aqui, a Renault trará o Captur com um novo motor 1.2 TCe turbo com 120 cv de potência, ou seja, 100 cv por litro, uma marca respeitável. E para administrar esse propulsor um câmbio de dupla embreagem e seis marchas virtuais.

Renault Captur 2014

Renault Captur 2014

No pacote de equipamentos, itens como direção elétrica, velocímetro digital, central multimídia sensível ao toque, sistema start-stop, ar-condicionado digital e até controle de tração e estabilidade, entre outros.

O Renault Captur 2014, no entanto, deve perder ponto em espaço interno. O porta-malas, por exemplo, só tem 377 litros, e os bancos comportam no máximo quatro pessoas com conforto. Ou seja, quem busca espaço e não se preocupa com sofisticação, deve continuar a ver o Duster como melhor opção na marca.

Em 2015 produzido no Brasil

A Renault e outras marcas com fábrica no Brasil estão aproveitando uma oportunidade surgida com o programa Inovar-Auto que permite a importação de quase 10 mil carros por ano sem pagar o IPI extra de 30 pontos percentuais. Com isso, o custo cai um pouco, embora ainda exista o imposto de importação. É essa brecha que torna a vinda do Captur viável, assim como as comentadas chegadas da perua Clio IV e do esportivo Mégane RS.

Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?

Mas isso é apenas uma forma de atuar em alguns segmentos pequenos que não justificam produção local. O Captur, no entanto, está numa categoria em ebulição, cheia de lançamentos, o que permite voos mais altos. E é isso que indicam os rumores que apontam sua produção local em 2015, no mais tardar, 2016. Mas há quem diga que esse Captur nacional usaria outra plataforma, a do Duster, mais simples e barata, com a carroceria atual por cima e menos itens de série. Seja como for, o Renault Captur tem tudo para estar entre nós em 2014.

Renault Captur 2014

Renault Captur 2014

Galeria Renault Captur 2014

Ficha técnica do Renault Captur 2014 1.2 turbo

Desempenho

Velocidade máxima
192 km/h
0 a 100 km/h
10,9 segundos

Consumo de combustível

Cidade
15,2 km/l
Estrada
21,3 km/l
Combinado
18,5 km/l

Motor

Cilindros
4
Volume
1197 cm3
Potência
120 cv a 4900 rpm
Torque
19,4 kgfm a 2.000 rpm
Alimentação
Injeção direta de combustível
Combustível
Gasolina
Emissões de CO2
125 g/km

Transmissão

Tração
Dianteira
Câmbio
Dupla embreagem de seis marchas

Freios

Frontal
Discos ventilados
Traseira
Discos sólidos

Pneus

Medidas dos pneus
205/55 R 17

Dimensões

Comprimento
4,122 m
Largura
1,778 m
Altura
1,567 m
Bitolas
1,532 m/1,516 m
Entre-eixos
2,606 m
Altura do solo
17 cm
Porta-malas
377 litros

Peso

Peso em ordem de marcha
1.180 kg
Peso máximo
1.726 kg

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.