Renault Captur: acostume-se com esse nome. A Renault já deixou no ar que o Captur, crossover da família do Clio IV, deverá ser vendido no Brasil a partir de 2014. O modelo deve chegar ao Brasil em duas fases, a primeira entre março e abril de 2014 importado da Europa, e a segunda, em 2015, produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
E por que a Renault tem interesse em vender o Captur no Brasil se já tem aqui o Duster? A razão é que o Captur é mais sofisticado e urbano que o Duster, cujo perfil tem mais a ver com um SUV mais robusto. Já o Captur usa uma plataforma mais avançada e com melhor acabamento. Por isso custará mais que o Duster. Acredita-se que o preço do Captur 2014 ficará entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, dependendo do nível de equipamentos. Isso porque o Duster mais equipado sai hoje da loja por pouco de R$ 63 mil.
Mas é na parte mecânica o verdadeiro salto do Captur. Em vez dos batidos motores 1.6 e 2.0 e do câmbio automática de quatro marchas usados aqui, a Renault trará o Captur com um novo motor 1.2 TCe turbo com 120 cv de potência, ou seja, 100 cv por litro, uma marca respeitável. E para administrar esse propulsor um câmbio de dupla embreagem e seis marchas virtuais.
No pacote de equipamentos, itens como direção elétrica, velocímetro digital, central multimídia sensível ao toque, sistema start-stop, ar-condicionado digital e até controle de tração e estabilidade, entre outros.
O Renault Captur 2014, no entanto, deve perder ponto em espaço interno. O porta-malas, por exemplo, só tem 377 litros, e os bancos comportam no máximo quatro pessoas com conforto. Ou seja, quem busca espaço e não se preocupa com sofisticação, deve continuar a ver o Duster como melhor opção na marca.
Em 2015 produzido no Brasil
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Mas isso é apenas uma forma de atuar em alguns segmentos pequenos que não justificam produção local. O Captur, no entanto, está numa categoria em ebulição, cheia de lançamentos, o que permite voos mais altos. E é isso que indicam os rumores que apontam sua produção local em 2015, no mais tardar, 2016. Mas há quem diga que esse Captur nacional usaria outra plataforma, a do Duster, mais simples e barata, com a carroceria atual por cima e menos itens de série. Seja como for, o Renault Captur tem tudo para estar entre nós em 2014.
Galeria Renault Captur 2014
Ficha técnica do Renault Captur 2014 1.2 turbo
Desempenho
- Velocidade máxima
- 192 km/h
- 0 a 100 km/h
- 10,9 segundos
Consumo de combustível
- Cidade
- 15,2 km/l
- Estrada
- 21,3 km/l
- Combinado
- 18,5 km/l
Motor
- Cilindros
- 4
- Volume
- 1197 cm3
- Potência
- 120 cv a 4900 rpm
- Torque
- 19,4 kgfm a 2.000 rpm
- Alimentação
- Injeção direta de combustível
- Combustível
- Gasolina
- Emissões de CO2
- 125 g/km
Transmissão
- Tração
- Dianteira
- Câmbio
- Dupla embreagem de seis marchas
Freios
- Frontal
- Discos ventilados
- Traseira
- Discos sólidos
Pneus
- Medidas dos pneus
- 205/55 R 17
Dimensões
- Comprimento
- 4,122 m
- Largura
- 1,778 m
- Altura
- 1,567 m
- Bitolas
- 1,532 m/1,516 m
- Entre-eixos
- 2,606 m
- Altura do solo
- 17 cm
- Porta-malas
- 377 litros
Peso
- Peso em ordem de marcha
- 1.180 kg
- Peso máximo
- 1.726 kg
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.