Assim como direção assistida, vidros elétricos e ar-condicionado, as centrais multimídias já podem ser consideradas um item de série obrigatório na maior parte dos carros vendidos no Brasil. Além de facilitarem a conectividade a bordo, elas também concentram várias funções do veículo, dependendo da marca. Nesse post, vamos abordar cinco centrais legais que tivemos contato nos últimos tempos e que não são das mais caras – e também citar duas que são justamente o contrário: pouco práticas e confusas.
5 – Central multimída da Mopar (novo Uno)
O novo Uno estreou sua primeira central multimídia, vendida como acessório da Mopar, a famosa marca americana ligada originalmente à Chrysler. Com 6,2 polegadas, a tela não é das maiores, mas a central conta com botões físicos nas laterais que facilitam o uso. O bacana desse sistema é contar com câmera de ré, além de GPS e conexão Bluetooth, que pode ser ativada pelos comandos satélites do volante. O preço, no entanto, é salgado: R$ 3.400.
4 – Central multimídia da Nissan (new March)
Presente no novo March – e logo no Versa reestilizado -, a central multimídia da Nissan também é vista no sedã médio Sentra. Embora simples, é muito prática é fácil de operar. A conexão com o celular é rápida e o toque da tela touchscreen é imediato. Poderia ser maior, é verdade, mas a interface não chega a incomodar. É item de série de algumas versões.
3 – Central multimídia da Peugeot (208)
É a mais bela das abordadas nesse post. Como complementa o visual do console central, o equipamento parece melhor até do que é. Assim como sua moldura, também os gráficos da central são bonitos e rebuscados, porém, um pouco complicados de se acostumar. Seria mais legal pode optar por uma interface mais simples e direta, mas parece que isso será resolvido em breve. O GPS é preciso e a conexão com o celular, tranquila. Item de série do 208 de versões intermediárias e topo de linha.
2 – MyLink, da Chevrolet (Onix, Prisma, Spin, entre outros)
A GM foi experta em batizar a central do Onix. Principal argumento de venda do modelo, a MyLink foi um tapa na cara da concorrência, com sua interface clara e o principal, a conexão com o celular, que tem até alguns aplicativos compartilhados. Ela poderia ter um toque mais direto e uma tela menos apagada, mas é acessível e prática de usar. É parte de um pacote que custa R$ 1.400.
1 – MediaNav, da Renault (Sandero, Logan)
Grata surpresa a central multimídia que equipa os novos Sandero e Logan. Barata (R$ 1.200), bem completa e muito fácil de usar, a MediaNav é meio que item obrigatório para quem compra os dois modelos: traz GPS, Bluetooth e câmera de ré integrada, só poderia ser instalada em um ângulo e posição melhores para o motorista. Bem diferente da que equipa o Fluence.
Centrais multimídias que não valem a pena
Entre tantos equipamentos à venda, dois causam arrepios na equipe do BlogAuto. Um é o do Renault Fluence que, mesmo aprimorado, continua ruim de usar. Antes apenas operado por um console na parte inferior do painel, o sistema agora é touchscreen, mas a distância do motorista é tão grande que você precisa se deslocar até ele para conseguir usá-lo. Diferentemente do MediaNav, essa central é confusa de operar e pouco intuitiva.
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O terror das centrais, para nós, é mesmo a que vem a bordo do C4 Lounge – e também item de outros Citroën. Apesar da interface atraente, sofre do mesmo problema antigo do Fluence: não é touchscreen. Também é confusa, com a tela pequena e incompleta. Mas a pior notícia que tivemos foi a dificuldade em parear o smartphone com ela. É uma tarefa para gente muito paciente. Uma pena já que o carro em si é interessante.
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Acho que faltou falar das ótimas centrais Sony da Ford que equipam Focus e Fusion. A meu ver são excelentes, desde a versão antiga do Fusion (V6). Também gostaria de ver review sobre as novas da Audi, BMW e Mercedes.
Hoje se mostra multimídia, amanha deve ser mostrado aprimoramentos de processadores, ontem se mostrava nos carros, mecânica.
Comprei a do novo uno 2015 e o carro está com 20 dias e eles não conseguem ativar os comandos do volante – ontem me disseram que não ai ser possível devido a tecnologias incompatíveis – no catálogo do novo uno consta comando no volante? Vocês chegaram a testá-la na prática? Funcionou com os comandos no volante??
A concessionária Napoly de Araranguá SC me informou depois de 20 dias da compra de meu novo uno que não existe possibilidade de interação com os comandos no volante?
E olha que isso consta no catálogo impresso do novo uno e agora eles afirmam que a própria mopar informou que não é compatível?
Amanhã pedirei para retirarem e devolverem meu dinheiro e, conforme comprarei em lojas alternativas? Mais bem treinadas e mais em conta? Sinto-me decepcionado por ter optado pelo acessório original – caro e segundo a concessionária – mal adaptado ao veículo em questão. E agora? Quem está equivocado?
comprei um sandero 2015
a central multimídia é otima
Primeiramente parabenizar pelo tema.
Comprei a nova uno 2016 e para minha decepção, também depois de deixar pago a minha central multimídia, fui informado de que perderia todas as funções do comando do volante.
Alguém sabe informar se no paralelo conseguimos alguma marca para acoplar é que funcione com os comandos do volante?
Abraços,
É Triste ver uma Idiotice tão Grande Publicada. Multimídias por este Preço tão alto, e sem GPS, Sem TV Digital, sem Câmeras de Ré ,etc. Só se for PIADA, e não entendi!
Hariph,
Você reparou na data da publicação da matéria? Foi em 2014, muita coisa mudou de lá para cá. O que é triste é ver o nosso trabalho ser xingado de forma tão gratuita.