Assim como direção assistida, vidros elétricos e ar-condicionado, as centrais multimídias já podem ser consideradas um item de série obrigatório na maior parte dos carros vendidos no Brasil. Além de facilitarem a conectividade a bordo, elas também concentram várias funções do veículo, dependendo da marca. Nesse post, vamos abordar cinco centrais legais que tivemos contato nos últimos tempos e que não são das mais caras – e também citar duas que são justamente o contrário: pouco práticas e confusas.

Central multimídia da Mopar, no novo Uno

Central multimídia da Mopar, no novo Uno

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

5 – Central multimída da Mopar (novo Uno)

O novo Uno estreou sua primeira central multimídia, vendida como acessório da Mopar, a famosa marca americana ligada originalmente à Chrysler. Com 6,2 polegadas, a tela não é das maiores, mas a central conta com botões físicos nas laterais que facilitam o uso. O bacana desse sistema é contar com câmera de ré, além de GPS e conexão Bluetooth, que pode ser ativada pelos comandos satélites do volante. O preço, no entanto, é salgado: R$ 3.400.

Nissan New March 2015

Nissan New March 2015

4 – Central multimídia da Nissan (new March)

Presente no novo March – e logo no Versa reestilizado -, a central multimídia da Nissan também é vista no sedã médio Sentra. Embora simples, é muito prática é fácil de operar. A conexão com o celular é rápida e o toque da tela touchscreen é imediato. Poderia ser maior, é verdade, mas a interface não chega a incomodar. É item de série de algumas versões.

Peugeot 208

Peugeot 208

3 – Central multimídia da Peugeot (208)

É a mais bela das abordadas nesse post. Como complementa o visual do console central, o equipamento parece melhor até do que é. Assim como sua moldura, também os gráficos da central são bonitos e rebuscados, porém, um pouco complicados de se acostumar. Seria mais legal pode optar por uma interface mais simples e direta, mas parece que isso será resolvido em breve. O GPS é preciso e a conexão com o celular, tranquila. Item de série do 208 de versões intermediárias e topo de linha.

MyLink, no Onix

MyLink, no Onix

2 – MyLink, da Chevrolet (Onix, Prisma, Spin, entre outros)

A GM foi experta em batizar a central do Onix. Principal argumento de venda do modelo, a MyLink foi um tapa na cara da concorrência, com sua interface clara e o principal, a conexão com o celular, que tem até alguns aplicativos compartilhados. Ela poderia ter um toque mais direto e uma tela menos apagada, mas é acessível e prática de usar. É parte de um pacote que custa R$ 1.400.

Renault Sandero 2015

Renault Sandero 2015

1 – MediaNav, da Renault (Sandero, Logan)

Grata surpresa a central multimídia que equipa os novos Sandero e Logan. Barata (R$ 1.200), bem completa e muito fácil de usar, a MediaNav é meio que item obrigatório para quem compra os dois modelos: traz GPS, Bluetooth e câmera de ré integrada, só poderia ser instalada em um ângulo e posição melhores para o motorista. Bem diferente da que equipa o Fluence.

Centrais multimídias que não valem a pena

Entre tantos equipamentos à venda, dois causam arrepios na equipe do BlogAuto. Um é o do Renault Fluence que, mesmo aprimorado, continua ruim de usar. Antes apenas operado por um console na parte inferior do painel, o sistema agora é touchscreen, mas a distância do motorista é tão grande que você precisa se deslocar até ele para conseguir usá-lo. Diferentemente do MediaNav, essa central é confusa de operar e pouco intuitiva.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

O terror das centrais, para nós, é mesmo a que vem a bordo do C4 Lounge – e também item de outros Citroën. Apesar da interface atraente, sofre do mesmo problema antigo do Fluence: não é touchscreen. Também é confusa, com a tela pequena e incompleta. Mas a pior notícia que tivemos foi a dificuldade em parear o smartphone com ela. É uma tarefa para gente muito paciente. Uma pena já que o carro em si é interessante.

Tem uma central multimídia no seu carro? Compartilhe sua experiência aqui.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Conheça 5 carros com centrais multimídias que valem a pena