Durante esta semana com o JAC J3, um aspecto que me pareceu positivo no hatch foi o espaço interno. Mesmo saindo de um modelo médio (meu carro) para um compacto, a impressão foi que não perdi tanto. Mas nada melhor que medi-lo para comparar com seus rivais. Confiram:
O espaço vertical é equivalente ao do novo Uno, segundo nossas medições: são 96 cm na frente e 89 cm atrás, contados da base do assento ao teto. Poderia ser maior, sim, se a JAC disponibilizasse ajuste de altura no banco dianteiro, que é muito alto, no melhor estilo Fiat.
O espaço para pernas – do encosto do banco ao acelerador na frente e do encosto do banco traseiro à parte detrás do banco dianteiro – é maior que o do Uno, mas bem menor que o Agile e o Fox, dois outros carros já medidos pelo Blogauto. Na soma dos números, temos o seguinte: J3 – 1,71 m, Agile – 1,75 m, Uno – 1,70 m, Fox – 1,75 m. Curiosamente, o comprimento da cockpit do chinês é bem maior que esses rivais. São 1,54 m contra 1,5 m do Agile, o maior. Ou seja, deveria haver mais espaço longitudinal, porém, isso pode ser causado por um trilho com menos espaço para correr ou pedais mais próximos do banco. Uma opção de projeto.
O ponto fraco do J3, no entanto, é a largura do cockpit. Enquanto Agile, Uno e Fox têm entre 1,35 m e 1,36 m na frente, o J3 possui apenas 1,32 m. Atrás é pior: com 1,3 m, ele é mais estreito que o Volks e o Chevrolet em 5 cm. Suficiente para significar a diferença entre o conforto e o incômodo.
Mas confesso que a impressão interna não é ruim. Pode compensar o fato de o túnel central do assoalho ser bem baixo, quase como um Honda, mas serve de alerta para famílias numerosas. É bom fazerem um teste no banco traseiro e ver se todo mundo viaja ali sem grandes dificuldades.