Melhor, mas já sentindo o peso da idade. Essa foi nossa impressão do Doblò após dirigir as versões Adventure 1.8 e a novidade, ELX 1.4. O design está mais coerente, como dissemos – o anterior realmente foi um deslize de um designer sem inspiração -, a Fiat melhorou alguns aspectos do interior, melhorou o pacote e ampliou as versões, mas o Doblò vive praticamente sozinho no mercado.
O volume de vendas não chega a ser tão expressivo a ponto de fazer falta na linha: menos de 900 unidades por mês, mas a Fiat não tem nada capaz de enfrentar minivans e crossovers compactos e o Doblò tem feito essa função já que 55% das vendas são da versão Adventure que nem existe na Europa.
Por isso a marca sabe que para crescer em volume precisa atacar o mercado comercial. Portanto, a novidade mais importante, por incrível que pareça, é o Doblò Cargo 1.4, com preço capaz de concorrer com a Kombi. Isso mesmo, esse é o objetivo da Fiat para tentar vender mil Doblòs por mês.
Novidades
O visual da multivan causa a impressão que sempre foi assim. O facelift ficou bem natural, mesmo no Adventure. Este, como sempre, carrega nos plásticos, mas não tanto quanto a Palio Adventure. A Fiat mexeu no interior, principalmente nos revestimentos, mas nada impressionante, assim como o novo grafismo, diferente dependendo da versão. Outra novidade é o sexto banco de série. Como é modular, o assento é fácil de ser instalado. Na versão aventureira, no entanto, o sétimo assento não pode ser adquirido por questões de segurança que envolvem o estepe externo.
O motor 1.4, a novidade mecânica, foi difícil de ser testado: a Fiat trouxe apenas dois exemplares e ficamos até à noite para conseguir avaliá-lo. Seu comportamento na cidade é melhor do que o esperado. Mesmo com quatro pessoas e com o ar condicionado ligado, ele imprimiu uma boa tocada. A relação de marchas, por sinal, pareceu melhor distribuida que no 1.8.
Concepção antiga
Dirigir o Doblò causa uma sensação semelhante a que sentimos este ano a bordo do Pajero TR4 e da picape Ranger. Eles tiveram o visual atualizado, interior reformulado, mas continuam carregando conceitos antigos. O Doblò, por exemplo, não permite que ajustemos a altura do banco do motorista e o recuo do assento é limitado – pessoas muito altas ficam numa posição desconfortável para um veículo voltado para o lazer.
O acesso para a terceira fileira é ruim também se for feito pelas portas laterais de correr. Já pela porta do bagageiro, essa manobra é mais fácil. Se você não liga para isso, a multivan da Fiat continua divertida e extremamente espaçosa. Um carro versátil, porém, que não evolui mais por falta de rivais à altura.
Gostamos
– visual: está com cara de carro “normal”
– motor 1.4: essa foi uma surpresa, mas o pequeno motor não decepcionou
– portas corrediças: são uma praticidade em cidades com suas ruas e estacionamentos apertados
Não gostamos
– acabamento: apesar de ter revestido o interior por completo, há plásticos mal aparados em várias partes
– posição de dirigir: não permite tantos ajustes como um veículo de viagem deveria
– preço: a Fiat diz ter acrescentado muitos equipamentos, mas uma versão de entrada por quase R$ 50 mil é complicado
Esse carro sempre achei muito esquisito, e o europeu novo tem acabamento incomparável com esse daqui. A Fiat poderia parar com essa enganação Adventure e colocar a tração 4×4, que há no Panda há décadas. Ficaria um carrinho valente, venderia muito – mas a marca parece se contentar em vender aqui com altos lucros produtos de segunda. Lá na Itália, o Panda 4×4 custa apartir de 35.000 Reais.
TENHO FIAT DOBLO DESDE 2003. 1 ELX 1.6 16V, 03 CARGO, 1.8, 2004, 2006 E 2009. DOBLO ATÉ QUE VICIA…JÁ RODEI MUITO COM ELES. UNS 400 MIL KMS COM OS 04…SOMADOS. FUI AO CHILE NUM CARGO, 0 2006 FLEX, PASSEAR. BOM DE ESTRADA.
E AGORA PRETENDIA TER UMA ADVENTURE, 2010, LOCKER, 1.8, 112/114 HP, FLEX…MAS CADE O DUALOGIC, FIAT? E COMPETIR COM A PAJERO TR4 2.0 140 HP, EM PREÇO É COMPLICADO…OS PREÇOS BICAM SE COMPLETOS E A TR4 AINDA OFERECE CÂMBIO AUTOMÁTICO…AÍ O DUALOGIC, SE TIVESSE, PODERIA ME SEGURAR NESTA MIGRAÇÃO PARA A MARCA NIPONICA…"MADE IN GOIÁS"! DO SERTÃO DA FARINHA PODRE!
pq será que o estepe impede um sétimo banco? Seria um bom diferencial do Quebrô…
@Leandro Pi
Porque são muitos os casos onde, por uma falha de projeto não admitida pela Fiat, o peso do estepe desgasta uma peça do mecanismo de abertura desta porta, fazendo com que essa se abra sozinha com o carro em movimento.
Imagina se tem uma criança sentada aí sem cinto nessa hora.
A assimetria encontrada no Doblo é "levada a sério". Nunca antes pude observar em nenhum outro carro, não há uma lógica.
Cada janela obedece a um padrão, há uma difusão de linhas horizontais e verticais que deixam os seus desenhos confusos e desinteressante para mim.
Este Doblo, que acaba de ser lançado, acaba de ficar "externamente" defasado perante o modelo europeu, pois lá acabaram de lançar a terceira geração Doblo.
Falo "externamente", porque a Doblo Brasileira já não compartilhava plataforma com o modelo lá fabricado. Coisa que é muito comum nos produtos Fiat nacionais, que possuem a "bolha/casca" parecida com a dos carros Europeus e bases/motores interiores etc…, adaptados para os Brasileiros de bases, motores etc… já existentes e que não oferecem aos compradores o mesmo comportamento dinâmico, segurança e conforto encontrado nos modelos inspiradores da matriz!!!
É esta a receita da fábrica "n" vezes líder de vendas, entrega a "imagem", porém a "essência" os compradores nunca terão.
O Doblò Adventure não pode ter o sétimo banco devido ao estepe, por questões legislativas de segurança.
Adquiri uma doblo dia 15 de out 2009 na Localiza.com 27milkm.
Na primeira semana começou a falhar, troquei sensor do acelerador, mais uns dias voltou a falhar,perdeu potencia, foi parando e foi guinchado,e por mais vezes isto se repetiu.Resumindo,já levei trez vezes no meu mecanico e tres vezes na mecanica da concessionária,foi guinchada tres vezes,troquei todos os periféricos,sensor(3X),borboleta(2X),velas,cabo,filtro,quebrou a correia e fez cabeçote,…… e o carro continua falhando.No dia 15 de jan 2010 quando vencia a garantia o carro já tinha passado 38 dias na mecanica(somando todas as paradas) estava na oficina da concessionaria e me foi entregue. O carro continua falhando e o mecanico não sabe o que fazer.
Existe algum problema que causa essa falha na aceleração constante ou casquinha que os mecanicos não conseguem resolver.
é o potenciômetro!!!
Comprei meu carro em março de 2009 e até hoje estou com os mesmos problemas, pois os mecânicos não sabem consertar, já passei por três concessionárias e se forem contar os dias já deixei o carro encalhado mais de um mês sem solução. Uma empresa que não tem macho para resolver os problemas dos seus clientes. Quando brigo com eles acham que sou chato quero ver fazer isso na Itália, isso só acontece aqui neste País que tem um povo bonzinho, ou melhor, ÓTARIO que não corre atrás dos seus direitos. O que adianta fazer carro bonito e deixar não mão quando precisamos deles? Fiat é líder, líder de aborrecimentos.
Tenho uma Adventure 1.8 2004, já está com 110.00. Até hj troquei só a embreagem (70.000 km) e uma fechadura, alem de vela, filtro, pastilhas, escapamento etc…)
O Powertrain 1.8 nãp incomoda!!!! Queria trocar por outra 2010, mas queria dualogic…e a Fiat não sabe ouvir o comprador e não lança!!!
Quannto ao visual, o facelift até enfeiou um pouco…mas ainda dá pra engolir!!!
Tou pensando seriamente na TR4….
COMPREI O MODELO ADVENTURE 2010 – LOCKER
O CARRO É UM GRANDE DECEPÇÃO:
RUIDO INTERNO, VIBRAÇÃO DO CARDÃ DO SISTEMA LOCKER.
MUITO BARULHO INTERNO, NÃO EXISTE CENTRALINA PARA O MODELO 2010
E O PIOR DE TUDO. O CONSUMO É MUITO ALTO
NA ESTRADA A UMA VELOCIDADE MÉDIA DE 120 KH, FEZ 4 KM POR LITRO.
COM ESSE CONSUMO, COMPENSA FAZER DUAS VIAGENS COM UM CARRO DE MENOR PORTE. RESUMO: UM LIXO.
Bom dia amigos… Toquei meu doblô ano 2005 1.3 pelo novo modelo 2010 com motor 1.4 flex. Estou sentindo o carro muito mais fraco, principalmente a segunda marcha que chega a ser ridícula de tão fraca. Gostaria de saber se mais alguém está tendo este problema. Um abraça a todos!
GOSTARIA DE SABER PORQUE SEMPRE QUE LIGO O AR CONDICIONADO ELE FICA ARMANDO E DESARMANDO AO MESMO TEMPO, POR EXP QUANDO ACELERO O AR FUNCIONA NORMAL POIS QUANDO PARO NO SINAL E PARO DE ACELERAR OU SEJA A ROTAÇÃO BAIXA O AR DESARMA,ISSO NÃO PODE SER NORMAL.
@RICARDO
Pq é ar da Fiat…
Preciso de um carro multifucional, que transporte mais de 5 passageiros e tenha bom espaço para carga e com preço em torno de R$ 30.000,00 a R$40.000,00. Moro em região montanhosa, o que exige sistema motor/caixa com boa resposta. Entre o Doblo 1.4 e a Kombi 1.4, qual atenderia melhor?
Olá, gostaria de saber se alguem pode me ajudar. Tenho uma Dôblo adventure á gasolina 2006 e o problema é o seguinte.Todo dia de manhã que vou ligar o carro e o motor está frio, o carro fica rateando, falhando até morrer…Não tem aceleração nenhuma, quanto mais acelero, mas potencia ele perde. mas quando ele esquenta o motor, volta o funcionamento normal do motor, a potência fica ótima.
Já levei em 5 mecanicos diferentes e ninguem consegue resolver nada…Já passei rastreador no veículo todo para ver se apontava algum defeito pela central do carro e nada, já troquei velas, bicos de injeção, sensores de água, oléo, sensor de borboleta,corpo da borboleta,bobina, cabos de vela,etc…
E ainda sim continua a mesma coisa..hHorrível…..Por favor…alguêm tem uma resposta?
comprei uma fiat doblo em março de 2010 1.4 flex, e achei um carro fraco parece ate uma escola de samba bate mais do que lata velha e para completar o ar é uma verdadeira vergonha e consegue refrigerar o nem nos bancos do meio e lá no setimo banco parece ate clima de vucão, quando eu comprei estava escrito no anuncio da concessionaria clima de montanha, sem falar que os plasticos interno se soltam todos eles.
comprei um doblo adiventure 2011 e com um ano o compressor do ar queimou na autorizada fiat me pediram 2400 reais por um novo recramei na fiat e me mandaram um novo mais o ar agora nao funciona como antes depois disso a buzina começou a disparar levei na autorizada e me informaram que teria que trocar toda a chave de seta no valor de 1300 eu pergunto um carro que custa mais de 60,000 mil reais pode ter peças que quebram com tanta facilidade onde esta a qualidade da fiat ,sera que esses pobremas sao comuns com o modelo 2011
Tbm comprei um doblo adventure look 2011, quando ligo o ar condicionado molha todo carpete do lado direito, não consigo descobrir da onde sai essa agua, alguém pode me ajudar?
è um pequeno radiador de ar quente ,que tem embaixo da alavanca de cambio…Ele fura ( por não usar o ar quente ) e vaza a agua em um dos dois lados. aquem trabalha com ar condicionado pode resolver isso ; se voce ainda não resolveu. A minha era isso.
tenho uma doblo ano 2009 gosto muito deste carro ,sim a porta traseira se abriu em uma curva ! resolvi o problema coloquei uma trava de segurança conectada no banco do bagageiro ,deveria vir de fabrica. tenho lugar para seis pessoas mas a maioria do tempo sempre ando só! me sinto seguro por ser um carro grande potente e econômico