Acabamos de voltar do test-drive com a nova Saveiro. Rodamos com uma Trooper cabine simples com lastro de 350 kg na ida e voltamos com uma Trooper cabine dupla vazia na volta. As primeiras impressões da picape indicam um comportamento de automóvel no utilitário.
Pouco se percebe que estamos com um veículo de carga. Com o lastro, a picape ficou mais fácil de dirigir, mas a diferença não chega a comprometer. Em compensação, a suspensão traseira é tão firme que passa muita vibração para a cabine em pisos irregulares. Não é aquela flutuação característica de veículos comerciais e sim um conjunto que visou a robustez e que cobra isso na forma de uma estrutura muito rígida.
Já no asfalto é um passeio. O motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm de torque dá conta do recado tranquilamente. O câmbio MQ200 nem precisa dizer – é o mesmo do Polo e dos outros membros da família Gol. Depois de ter contato com a Trooper, andamos também com a básica e a Trend.
A versão de trabalho tem interior agradável, mas perde bastante em detalhes. Os bancos têm forração mais simples, o circulador deixa o console vazio tamanha a falta de funções e os cintos de segurança são fixos, entre outras diferenças. O exemplar testado, no entanto, trazia sensor de estacionamento e vidros elétricos.
Um aspecto sem sentido é a alavanca que regula a altura do banco do motorista. No Trend e no Trooper, a peça é grande e dá a falsa impressão de ser do tipo catraca, mesmo problema visto no Gol e no Voyage. Mas é daquele sistema que você faz força com o corpo para abaixar o assento. Na versão básica, é apenas uma haste curta, o que nos leva a perguntar para quê duas peças com a mesma função?
O volante é o mesmo para os três modelos, exceto que o Trooper traz de série comandos satélites. Outra curiosidade não mencionada nas apresentações diz respeito ao acabamento da Saveiro na parte atrás dos bancos. Na cabine estendida, existe revestimento de tecido, dando uma ótima impressão. Já na cabine simples é pura lata…
Já a Trend agradou bastante. É mais discreta e limpa que a própria Trooper. As versões disponíveis no test-drive tinham roda de liga leve de 15 polegadas – o padrão é aço com 14 polegadas. O interior é bem completo e os para-choques pintados na cor do veículo evidenciam sua linhas – a básica vem com muitas partes sem pintura. Os faróis duplos também deveriam ser de série em todas as versões mas é privilégio da Trend e da Trooper.
O espaço atrás da cabine simples é pequeno, porém, suficiente para acomodar uma bolsa ou mochila, nada maior que isso. A cabine dela tem 1,02 m contra 1,32 m da estendida, que aproveita muito melhor essa vantagem. Nela, há possibilidade de levar muito mais itens – são 300 litros de espaço segundo a VW.
Mais bonita ao vivo
A sensação agora que já conhecemos melhor a nova Saveiro é a de que se trata do modelo mais bem resolvido da família Gol. O hatch, por exemplo, tem uma traseira que até hoje não nos agrada, o sedã é proporcional, mas sem ousadia. Já a Saveiro possui vários ângulos belos, principalmente os que ressaltam as laterais largas, o perfil da cabine e mesmo a tampa da caçamba, que passam impressão de bem construídas.
Com certeza, é a picape compacta mais bonita do mercado, mesmo à frente da bem resolvida Montana. Perto da Saveiro, a Strada parece ter ficado muito velha e seus excessos de plásticos da versão Adventure, um tanto cafonas.
Agora, se a Saveiro vai um dia superar a Strada em vendas, aí é outra história. Nesse segmento muitos fatores diferentes são levados em conta e a Fiat não costuma ficar parada nesses momentos de desvantagens. Vide o Siena, que decolou nas vendas mesmo com a chegada do Voyage. É ver para crer.