Sempre que precisa dar um gás em suas vendas, a Citroën recorre ao conhecido recurso de dar uma viagem a Paris para seus clientes. A ideia, se não é original, ao menos agrada, sobretudo para os fãs da França, seja pelos carros ou pela cultura. Mas a última edição da promoção, que aconteceu este ano, quem diria, anda dando mais dor de cabeça aos premiados que motivos de alegria.
Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, muitos clientes que compraram seus Citroën e ganharam a passagem simplesmente não conseguem voar há meses. Tudo porque o regulamento da promoção é excessivamente restritivo: não se pode voar em feriados prolongados, fins de semana, alta temporada etc. Ou seja, para conseguir marcar uma data a situação já não é fácil, mas pode ser pior. Clientes relatam que a agência contratada pela Citroën, Premier Viagens, costuma marcar e desmarcar os voos sem aviso.
Com o transporte aéreo no Brasil em alta e as companhias aéreas mal dando conta da demanda, oferecer passagens como prêmio é, sem dúvida, uma medida perigosa. Qualquer pessoa sabe que uma viagem de férias não é um simples passeio – é preciso planejar, combinar datas, marcar a saída da empresa, reservar hotéis etc. Por isso é fácil demais transformar um benefício num problema se você não permite reservas, escolhas de datas ou companhia – a Citroën, por exemplo, fechou a promoção com a TAM, famosa pela dificuldade que impõe aos passageiros que acumulam milhas em seu plano Fidelidade e que querem usufrui-lo.
Um sinal disso é que apenas 328 clientes voaram entre os 9 mil premiados. O resto continua vendo Paris pela televisão.
Obrigado pela dica, Comanche.