O inédito compacto que a Toyota produzirá na nova fábrica brasileira na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, custará em 2011, ano do lançamento, o equivalente a menos de R$ 30 mil hoje, diz matéria do jornal Valor Econômico. Ou seja, a marca japonesa não pretende lançar um compacto premium e sim concorrer diretamente com as quatro grandes montadoras.
A revelação mostra como a Toyota parece ter acordado para a realidade do mercado brasileiro. Hoje a marca tem atuação discreta, competindo em poucos segmentos para uma montadora que é a maior do mundo. Ao mesmo tempo vê grandes concorrentes invadindo áreas onde é domina. É o caso da Volkswagen que prepara para 2010 sua primeira picape média e lançará em 2012 um sedã exclusivo para o mercado norte-americano a fim de brigar com o Camry.
E uma surpresa: o mesmo modelo que será feito no Brasil também será produzido na Índia, numa nova unidade próxima da cidade de Bangalore. Portanto, tudo o que surgir sobre a Toyota nesse país passa a nos interessar também.
As obras da fábrica de Sorocaba começaram há dois meses e estão na fase de terraplanagem. A previsão é que a nova unidade comece a operar dentro de 18 meses. Outro sinal que mostra uma nova atitude da Toyota no Brasil foram as palavras do diretor de marketing da marca, Frank Gundlach, que disse em entrevista no Sul do país que a Toyota quer ser uma das quatro maiores montadoras do país dentro de dez anos.
Eu duvido muito disso, a não ser que o preço refira-se a um carro com apenas dois lugares e que seja básico, inclusive sem direção hidráulica.
Basta observar os preços dos atuais produtos da Toyota, o Corolla tem preço bem acima dos seus concorrentes e o Camry tem preço bastante elevado se comparado com Fusion V6 e Passat 2.0 TSI; portanto quando o carro for lançado, ele deverá custar algo em torno de R$ 40.000,00 ou algo acima disso.
Até que enfim! Essa é a notícia que todos sempre esperaram. Se a Toyota pretende produzir um modelo de grande volume, uma coisa é certa – não deverá ser um modelo único.
Só no lançamento pra sabermos se isso se confirmará!
Eu duvido.
No mínimo, um carro de baixo custo deles deve custar em torno de 40 mil pra cima.
Só nos resta esperar, não tem como advinhar agora!
Mas que seria ótimo e iria balançar o mercado, isso seria.
"…Outro sinal que mostra uma nova atitude da Toyota no Brasil foram as palavras do diretor de marketing da marca, Frank Gundlach, que disse em entrevista no Sul do país que a Toyota quer ser uma das quatro maiores montadoras do país dentro de dez anos".
Caro diretor de marketing da Toyota, Sr. Frank G., que o todo o grupo executivo da Toyota lhe ouça. Pois isso é tudo que o consumidor brasileiro espera.
Alguma empresa que ofereça produtos de qualidade, que forneça um portifólio amplo de produtos, em consonância com mercados de primeiro mundo "vide Corolla", preços adequados, pois se os tiver, o mercado sofrerá um abalo estrutural e vcs. terão o reconhecimento do consumidor brasileiro.
Porém é preciso repetir para deixar bem claro:
É preciso:
1- Variedade de Portifólio;
2- Preço adequado;
3- Qualidade de produtos;
4- Sintonia com mercados de primeiro mundo em seus lançamentos;
5- Curto período entre esses lançamentos fora do Brasil e no Brasil;
6- Testes de lançamento intensivo em curto período para não permitir resposta rápida da concorrência, ou seja, do desenvolvimento a mula, a montagem do ferramental na indústria, até a comercialização em no prazo de 1 ano, já que os produtos sofrem apenas algumas alterações de projeto para o Brasil, pois o projeto em si, já foi desenvolvido e testado na matriz;
7- Qualidade no atendimento pós-venda;
8- Aumento da rede de concessionárias;
…
“A revelação mostra como a Toyota parece ter acordado para a realidade do mercado brasileiro.”
Ou seja meus caros, a Toyota sacou rapidinho que o que dá dinheiro nesse país são os compactos “populares” a preço de carrão. Mais uma marca (a que eu menos esperava) que vai vender no Brasil seus refugos tecnológicos de 1o mundo ou usar um veículo de uma de suas subsidiárias pobres (leia-se DAIHATSU) a preço de carro de verdade.
Quem tá achando que ela vai fabricar um modelo inédito (em termos globais) pode tirar o cavalo da chuva. Ou um compacto ao estilo iQ ou Aygo. Hahaha, pode tirar o cavalo, o burro, o jumento e o poney da chuva. Por esse preço no Brasil? Talvez o Yaris de primeira geração.
@Rodrigo
Concordo. Esperemos por uma versão com plataforma “requentada” do Yaris…