A Bosch e a Daimler demonstraram recentemente o funcionamento do sistema de estacionamento autônomo para veículos. Por meio de comandos pelo smartphone, os motoristas podem estacionar o carro na vaga escolhida até mesmo fora do habitáculo do veículo e sem precisar controlar as manobras. O projeto piloto do sistema foi lançado no estacionamento do museu da Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha; e é a primeira solução mundial de infraestrutura baseada para estacionamento totalmente automatizado.
“A direção autônoma estará disponível mais rápido do que muitos imaginam. O sistema de estacionamento autônomo no museu demonstra o quanto a tecnologia já está avançada”; afirma o Dr. Michael Hafner, chefe de desenvolvimento de direção autônoma e segurança ativa da Mercedes-Benz. “O uso da infraestrutura inteligente de estacionamento e a conectividade dos veículos nos permitiu fazer o estacionamento totalmente autônomo uma realidade muito antes do esperado”; ressalta Gerhard Steiger, presidente da divisão de Sistema de Chassis da Bosch.
Por meio de um aplicativo para smartphone, o condutor pode fazer que o veículo se desloque sozinho até o ponto de encontro. A devolução do carro também pode ser feita do mesmo modo: o cliente deixa o veículo em uma área determinada da garagem e confirma o ato pelo app do celular. Uma vez que o sistema inteligente de estacionamento identifica o veículo, o carro dá partida automaticamente e se desloca para a vaga designada.
O sistema funciona com sensores instalados na garagem, que monitoram o corredor e seus arredores enquanto o veículo é guiado; possibilitando ao carro converter os comandos com segurança durante as manobras. Esses sensores e a tecnologia de comunicação são fornecidos pela Bosch; enquanto a Daimler disponibilizou os veículos-piloto e o estacionamento do museu.
O lançamento do sistema de estacionamento autônomo será seguido por uma fase intensiva de testes. A expectativa é que o recurso esteja disponível para os clientes no início de 2018. O projeto-piloto abrirá ainda caminho para automatização de outros estacionamentos que poderão ser adaptados para a implementação do sistema. Já para os operadores, a tecnologia representará um uso mais eficiente dos locais disponíveis, visto que será possível acomodar até 20% mais veículos.