Será que os executivos das montadoras são tão inteligentes assim ou somos nós que simplificamos as coisas? Medo? Ganância? Vejam o caso da Mégane Grand Tour, da Renault. Quando tinha a companhia do sedã, a linha nunca vendeu grande coisa embora custasse um pouco menos que seus rivais. Agora que o preço está mais baixo a perua vende bem.
Por R$ 49.050 na tabela, a Grand Tour (a Renault abandonou o nome Mégane) emplacou mais de 700 carros tanto em março quanto em abril. Sabe qual havia sido o pico de vendas antes? 629 unidades em abril de 2007, poucos meses após ser lançada. Ultimamente, mal chegava a 200 veículos por mês.
Por que será que a perua de uma hora para outra virou bom negócio? É o mesmo carro de antes e olha que a versão que ficou usa motor 1.6 – antes havia o mais adequado 2.0. Óbvio: hoje a Grand Tour tem preço mais justo, ainda mais alto que o cobrado em outros países, mas bem mais acessível para o brasileiro.
Ou seja, é uma ideia básica do capitalismo, mas ignorada por governo e montadoras: vender mais por menos. Perde-se margem, porém, ganha-se no volume. Com isso temos mais consumidores, mais produtos de qualidade, mais empregos. Pena que no Brasil existam muitos covardes em postos-chave.
Exato, Ricardo – a mediocridade reina nas montadoras daqui, com a filosofia do lucro mais fácil e do produto mais porco. E incrível – via de regra por culpa de "empresários" brasileiros mesmo.
E ainda vem a PeTralhada aumentar barreiras de importação…
Já estamos uns 30 anos atrasados, quem sabe assim eles conseguem nos levar de volta ao século XX??
Curioso que esta versão da linha Megane já está com esse preço há um bom tempo, praticamente desde quando havia o desconto do IPI… Já foi eleita como ótimo custo x benefício em março pela Quatro Rodas e em Abril pela Motorshow… E aí está ela, firme e forte na parada.
Some-se ao fato de que, pelo preço, esteja concorrendo com integrantes de categoria inferior (como Palio Weekend e Spacefox).
Tomara que vire moda…
Devemos analisar ainda que a questão de "perde-se margem, porém, ganha-se no volume", tem a vantagem financeira para montadora e concessionárias se consideramos o fato de que maior volume de Megane Grand Tour nas ruas, mais peças sendo trocadas, mais serviços em concessionárias, mais carros batidos e avariados sendo consertados, ou seja, aumenta a demanda por peças e mão de obra, aumentando o lucro da montadora e concessionária.
É por isso que a economia americana roda e a brasileira patina.
impressiontante tb é imaginar que com esse valor de hoje a Renault está ganhando um bom dinheiro em cada unidade vendida.
Imagine antes!
A Honda já está vendendo Civic com quase 10 mil de desconto. Duvido que esteja com prejuizo.
É muita margem, muita mesmo, demais. E tem gente aos montes que compra.
Em 2008 fui ver uma Dynamique 1.6 para trocar por meu Polo Sedan. Me pediram a bagatela de R$ 71.000 reais. Claro que não comprei, pois seu valor de tabela era quase R$ 10.000 mais baixo, e não era tão completa como a de hoje, que tem como base a previlege. Se o valor fosse mais acessivel já naquela epoca, poderia ter feito uma bela historia no Brasil, visto que ela e a Fielder eram as unicas peruas medias/grandes disponiveis
A Grandtour comprova que o sobrepreço mínimo de TODOS os carros vendidos no Brasil gira em torno de 18 – 20%.
Verdade seja dita, continuamos sendo colônia, um grande mercado cativo dos produtos defasados e fora-de-linha fabricados pelas empresas estrangeiras.
A ANFAVEA faz muito bem o seu trabalho, sempre fazendo lobby junto aos políticos e imprensa "especializada" para proteger o seu mercado cativo e assim induzir o brasileiro a comprar veículos ultrapassados e inseguros (verdadeiras carroças) a preços exorbitantes achando estar fazendo um ótimo negócio.
OI, sinceramente um post com poucas palavras é diz TUDO "Pena que no Brasil existam muitos covardes em postos-chave."
Eu sou proprietário desta bela maquina, realmente satisfeito com ela, pena que as montadoras reagem tarde ou pior não tem atitude para reagir…
Projeto e fabrica pagos, agora é a hora de tirar este PESO do valor de venda e faturar sobre um produto antes de tirar de linha…somado a um segmento PERUAS com pouca concorrencia no país…filezinho!
Imagine se a renault fosse seria e vendesse o megane III pelo preço do fluence, já que a plataforma é a mesma, só que como a " construção " do megane III é mais cara, isso "seria caro demais para o nosso mercado!!!, agora meus amigos pergunto-lhes: quem me garante que é mais caro mesmo? alguem viu a prancheta de custos?! tudo isso p/ mim cheira a sacanagem,ganancia e o desespero danado em lucrar ao maximo, para enviar 90% para a matriz!
Quem quer uma perua maior ficará bem servido com a Renault e por menos de 50 mil.
Parabéns pela matéria e pela perfeita visão sobre o real capitalismo. Resultado: vou comprar esse carro para a minha mãe!
Alguém sabe quando a Gran Tour sairá de linha?
Todos o consumidores deveriam comprar este carro ,pelo sua categoria deveria estar nos 70,ou 80 mil,ou seja,ELES E QUE TERIAM QUE CUSTAR 50 MIL REAIS.Somos roubados a anos e anos.Apenas um preco justo e achamos barato!!!!?????.
O corolla custa u$ 15.000 nos EUA e no Brasil R$ 80.000,00, é um roubo.
ESTOU COM A MINHA A 8 MESES COM UM MOD. 2011, ANTES JÁ TIVE PALIO WEEKEND 1.6-16V (UM APERTO), SPACEFOX MUITO BOA (ESPAÇOSA, BOM MOTOR E ESTAVEL), PORÉM DURA E POUCO EQPTO. NEM AIR BAG, NEM ABS, PELO PREÇO PROX. AO DA GT QUE OFERECE TUDO ISSO E MUITO MAIS, ITENS DE SEGURANÇA E CONFORTO, O MOTOR 1.6-16V ATENDE BEM AS NECESSIDADES DIARIAS,SÓ IRA SENTIR FALTA DE POT. EM SITUAÇÃO EXTREMA DE CARGA E EM SUBIDA, MAS MELHOR REALMENTE SE FOSSE A 2.0 E COM CAMBIO AUTOMATICO. EU RECOMENDO.