Nenhum número de vendas ou mesmo uma explicação de como fará para bater o surpreendente i30, da Hyundai, foi dada pela Ford hoje no lançamento da versão 1.6 Flex com motor Sigma, mas a montadora disse com todas as letras que o Focus será líder entre os hatches médios. “2010 será o ano do Focus”, disse Antonio Baltar, o gerente de marketing e produto da Ford.
A confiança da marca reside no bom pacote de equipamentos, na garantia de 3 anos, no custo baixo de manutenção e no fato de o Focus ser um dos poucos carros do segmento atuais. Mas a meta não será fácil: o hatch 1.6 continua com as versões GL e GLX, mas a primeira ficou muito mais cara e equipada – sai por R$ 49 900.
Agora sabe o que a Ford disse quando perguntamos qual versão ela acha que venderá? A GLX com ABS, por R$ 52 400, apenas mil reais a mais que a GLX comum. Ou seja, a marca perderá representatividade na faixa de R$ 42 mil a R$ 48 mil, onde hoje atuam o Astra e o Stilo Attractive.
De fato, o Focus traz alguns itens pouco comuns a categoria como rodas de liga leve aro 16, volante com revestimento de couro e sistema de som com CD player e MP3, entre outros detalhes.
O painel, por exemplo, manteve o visual requintado do Focus 2.0, mas a Ford fez pouco caso dos paineis laterais da porta onde predominam o plástico e a falta de cromado nas maçanetas, para citar um aspecto.
Motor leve, mas desempenho modesto
Mas nada chamou tanto a atenção dos jornalistas quanto o motor Sigma, o tão esperado e falado projeto com bloco, mancais e pistões em alumínio. Até mesmo a inauguração da linha de montagem em Taubaté contou com a presença do governador de São Paulo, José Serra, testemunhada por nós.
A impressão, no entanto, foi de incredulidade. Mesmo com toda a modernidade, que inclui ainda coletores de plástico, comando duplo de válvulas e quatro válvulas por cilindro, o motor produz apenas 2,6 cv (álcool) a mais que o Zetec Rocam com cabeçote único e oito válvulas.
Uma hipótese levantada pelo jornalista Fernando Calmon é de que o Rocam estava no limite de seu potencial enquanto Sigma nem chegou a ter extraído seu limite. Linus de Paoli, supervisor de engenharia da marca, não chegou a contestar a afirmação. Mas, então, ao menos o consumo deveria ser melhor. Pois não é, como mostramos ontem no post anterior.
A conclusão a que chegamos é que a Ford ficou mais preocupada com a durabilidade do motor e não explorou adequadamente o que tem em mãos. A marca admitiu, inclusive, que esse projeto pode ser desenvolvido e receber, por exemplo, comando variável. A outra constatação é de que o Rocam poderia ter problemas para se enquadrar nas normas de emissão de poluentes que entrarão em vigor no futuro.
Dirigibilidade irretocável
Pelo menos uma coisa a Ford tem razão: o funcionamento do Sigma é suave e de respostas vigorosas. Claro, não tem a sobra do Duratec, mas a disposição é bem maior que no Rocam antigo. O bom escalonamento do câmbio também favorece o uso tanto na cidade quanto na estrada – a 120 km/h ele aponta 3 400 rpm sem que o ruído do motor invada a cabine.
O conjunto é reforçado pelo eficiente acelerador eletrônico e pelo câmbio IB5, mais preciso e de trocas mais justas que o do Focus 2.0. A suspensão independente continua a ser outro ponto forte do carro: filtra imperfeições e mantém o carro estável como poucas fazem.
Sobre os equipamentos, a ressalva é que o novo rádio da Visteon (no lugar do Sony do 2.0) não oferece bluetooth, recurso já comum em carros mais baratos.
O Focus já flerta com as primeiras posições do segmento e a versão Flex deve ajudar nisso. Passar o Golf e outros modelos mais desatulizados não deve ser um problema. Agora superar o i30 aí será um feito complicado de se conseguir. Vamos ver se 2010 será o ano do Ford ou do Hyundai.
Focus é mais carro que o Huyndai, mas não muito. Mas com preços semelhantes, pra que um Focus 1.6 se dá pra levar um i30 2.0?
Imaginem quando a Hyundai trouxer o i30 com motor menor?!
No 2.0 o Sony continua? Maravilha! Que venha o Duratec Flex!
Ford assumir a liderença do segmento dos médios com o Focus?Fala sério!
O Focus pode até passar o Golf, mas não acredito que ele vença o Astra, que tem o melhor custo/benefício da categoria, mesmo sem oferecer ABS. Pelo menos 2010 vai ser o ano mais disputado dos últimos tempos no segmentos de hatches médios. O consumidor só tem a ganhar.
Que o Focus é um bom produto, isso todos nós sabemos, desde a 1ª geração, talvez quem não soubesse fosse o pessoal do marketing da Ford brasileira. Agora com um preço um pouco menor e com concorrentes desatualizados (Astra, Golf, Stilo), se o Focus não emplacar, não emplacará mais nunca, no final de 2010 se as vendas do Focus continuarem na média dos anos anteriores, o pessoal responsável pela marketing da Ford ou do Focus em específico merecem demissão por justa causa.
Eu nunca vi uma empresa com um bom produto fazer tão pouco caso do mesmo, ou explorar tão pouco o mesmo, como a Ford fez e faz com o Focus.
Concordo com relação ao fraquissimo marketing que a Ford sempre fez com relação ao Focus, pois realmente o produto sempre foi excelente e pouco explorado por esse departamento. Agora parece que eles tem novamente um otimo produto, atual e que estão um pouco mais preocupados com a divulgação do mesmo… é esperar para ver, mas acho que tem bastante potencial para passar o I30 e o Astra (mesmo com o preço que a GM tem praticado). Um outro concorrente "alto nivel" nesse seguimento é o C4 hatch, mas esse também não tem um bom marketing, além da rede concessionária não ajudar (quantidade reduzida e atendimento duvidoso), porém acho o carro excelente e muito bonito, na minha escolha viria em primeiro, seguido pelo Focus e só então o I30 (ou o 307).
Vamos comparar alhos com bugalhos – Eua, mustang V6 = R$ 35.000 – Brasil – Focus 1.6 – R$ 50.000. Preço do Mustang importado, caso a Ford não fosse a empresa cretina que é (assim como as outras, e assim como nosso governo dos decretos secretos) = R$ 60.000. Nariz de palhaço é de série no modelo…
O GLX deveria vir com ABS de Série! Alias, a diferença é tao pequena da GL p/ a GLX, que a GL não devia nem existir.. Acho que é inaceitavel que o Focus não tenha vidros eletricos traseiros e ABS..
GLX c/ ABS por 50mil estaria um preço bom.
i30 na cabeça!
a ford agora acordou,viu que tem um ótimo produto em mãos,atualizado,alinhado com a europa,mas ele é muito bom com motor 2.0 esse sigma ai pode até ser moderno,mas falta potencia para um 1.6 e para o peso de um focus GLX que a versão que a ford pretende vender,mas uma certeza a ford pode ter,passar o esquadrão frances(C4,307) e o jurassico Golf, será moleza,o dificil vai ser acompanhar o velho astra monzatec e o i30 ai é que o bicho pega!,mas tá valendo, vamos ver no que vai dar.
Decepção!!!
Essa eu não entendi! Tanta demora pra chegar um carro com desempenho modesto e menos equipamentos de série? O tal motor Sigma tem potência semelhante aos motores 1.6 da Peuget-Citroën utilizado no 307 e no C4 de entrada e da Renault, utilizado no Mégane. É muito inferior a motores REALMENTE modernos, como o 1.6 da Kia, utilizado no Soul e no Cerato que rende mais de 120 cv. Até mesmo o bem falado sistema de som da Sony foi removido? A única melhoria foi o volante, que deixou de ser aquela coisa ridícula que o modelo GLX oferecia?
E o pior de tudo é que o preço de tabela é igual ao que é atualmente praticado para o modelo 2.0 GLX 2009. Ou seja, reduz o motor mas mantém o preço?
Realmente, não me arrependi de não ter esperado pra ver. Já comprei meu i30 há 3 meses e estou SUPER satisfeito. E duvido que haja algum louco que prefira pagar $52 mil em um Focus 1.6 do que em um i30 2.0!
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Cristiano :
Decepção!!! X 2
Eu esperava um pouco mais da Ford, principalmente pelos aspectos citados pelos colegas acima.
Vou ficar com meu Focus GL Rocam ,que está me dando muita alegria (consigo uma média de inacreditáveis 11,5 km/l com álcool nas ruas de Brasília), por mais um bom tempo…
Sds
Enquanto a concorrência anda a galope, a Ford anda a passos de cágado. Demorar o tempo que demorou para lançar o novo Focus 1.6 flex com um motor que tem quase a mesma potência e torque do Rocam é brincadeira. E o Duratec 2.0 flex para o novo Focus quando sai? Já existe no Ecoesporte há quase 2 anos. Onde estão seus competentes engenheiros que demoram essa eternidade para adaptar um mesmo motor em carros diferentes? E olhem que sou fã da Ford, imaginem se não fosse.
Esperei pra ver, o tamanho do carro engana, é apertado e só a versão Ghia é interessante mas muito cara, e agora com esse motorzinho xoxo 1.6 pelo preço do 2.0…. é pura decepção… minha escolha vai ser o i30.
Comparar Focus com Astra astra é um carro ultrapassado(monza melhorado) beberao feio seguro caro manutenção cara e é da GM. grande m….
É TUDO DE BOM, QUERO UM PARA MIM…………….
Cristiano: 1º- tem que se entender de motor para falar deles. O motor sigma e o mesmo utilizado no focus europeu, que inclusive la, onde eles REALMENTE entendem e sabem escolher o melhor carro tecnicamente, e nao aquele que e mais bonito e que tem mais no comercial na tv.
Tenho um focus 2.0, melhor q o 1 30 na minha opiniao (porem com menos acessorios) e meu irmao tem um i30, pergunta pra ele como foi a negociação com a hyunday, o duro e acreditar na garantia de cinco anos. nao sei se sabe mas um carro importado da corea tem preço de peças em 3x maior que o normal. se nao acredite vai atras pra saber. Alem do mais espere 2 anos e tente vender seu i30 coreano usado. Da proxima compra analise mais, use a SUPER inteligencia, para analisar todos os detalhes tecnicos antes de comprar pelo comercial.
Tenho um focus da geração antiga. Sem dúvida é um carro fantástico…mas a Ford realmente pisa na bola com esse bla bla bla pra pôr esse carro novo no mercado. Estamos em fevereiro de 2010 e nada! Estou a 1 ano e meio esperando pra trocar o meu pelo novo 1.6 sigma e cadê? Chega de enrolação…cadê o carro? Alguém tem um focus 1.6sigma pra me vender?
Quem compra carro importado no Brasil deve saber quem é o 'dealer', que pra quem não sabe é aquele esperto que representa a marca e faz com ela o que bem entende. Exemplos fáceis: o Sergio Habib é dono da maior parte das conc. Citroën do país. Veja quanto vale um excelente C4 hatch depois de dois anos de uso. O CAOA é dono da Hyudai no Brasil e como o nome dele já diz faz muito caô com seus carros na propaganda e oferece X anos de garantia, só que o proprietário ou proprio otário tem que fazer a revisão na concessionária dele; Uma revisão basica custa os olhos da cara e o proprio otario está pagando, na realidade, uma garantia estendida.
Fui ver um Picanto para minha mulher e descobri que os amortecedores custam o absurdo de R$ 2.100, preço de picape importada para um carinho à tôa. O dealer da Kia é o Gandini, outro que vive destas 'oportunidades'. Por isso tudo vamos patrocinar o produto nacional de grande série que acaba sendo mais honesto e reflete toda esta realidade na hora da revenda.
Esse motor sigma ele é 16v ou 8v???????????
Correia dentada denovo??? Tem hr q a ford desanima ja num chega os motores Zetec 16V. q eram correa dentada agora o sigma tb? Q dureza… Viva o Rocan comando por corrente, 8V. e 0 de manutenção
legre, média de 16,2 à 100 km/h.
Sem mais, minha opnião é a de que nos tempos de hoje, no fim das contas, todo mundo quer ter um carro bonito, de qualidade, mas ECONOMICO.
Abraço,
Rogério.
Motor Zetec rocan… num tem melhor, comando corrente e economico
Comparar Focus com Astra é bricadeira de mau gosto… Astra é carro para taxista.
Quanto ao I30, vamos falar a real, é uma imitaçao mal feita de uma BMW 130. Carro coreano imitado vendido pelo CAOA (um cara que manda matar quem ele nao gosta), vai contra os meus princípios.
Apesar do Focus ter a cara dos Volvo, pelo menos a FOrd era dona daquela empresa.
Sou mais um Focus do que todos os hatches de sua categoria.
Eugênio, voçe falou pouco e disse tudo. Quem dera a maioria dos brasileiros como eiu e voçe tivesse esse olhar.Parabéns , magnifica citação.
As pessoas que estao ai falando que e bem melhor comprar o i30 nao sabem oq estao comprando na verdade, ja estava quase certo que eu iria comprar o i30 mas quando fui olhar os valores das revisoes fiquei espantado.
2500km = 178RS
10000km = 489RS
20000km – 1500RS
30000km = 1300RS
40000km = 1300RS
50000km = 2200RS
60000km = 2200RS
enquanto todas as revisoes do focus somam o valor de 2628, tabeladas e sem reajustes.
um caso a se pensar…
Acabei de fazer uma escolha, troquei meu New Civic 2008 AT por um Hatch 2.0 Guia AT.
Fiz um teste drive e não tive escolha. Há muito tempo tento comprar um Focus mas, nunca dava bom negócio. Hoje foi o dia D. o carro vem com um pacote de opcionais imbativeis. Tudo que se almeja em conforto, a versão oferece. Meu civic não tinha nem computador de bordo e o forte mesmo é a marca Honda mas, cá entre nós…teto solar, full bluetooth ar digital e tudo mais… A Ford acertou ! Quer dirigir um desses entenderá o que eu digo. Ao amigos do beberão e obsoleto Astra, aquele abraço !
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Brenno :
As pessoas que estao ai falando que e bem melhor comprar o i30 nao sabem oq estao comprando na verdade, ja estava quase certo que eu iria comprar o i30 mas quando fui olhar os valores das revisoes fiquei espantado.
2500km = 178RS
10000km = 489RS
20000km – 1500RS
30000km = 1300RS
40000km = 1300RS
50000km = 2200RS
60000km = 2200RS
enquanto todas as revisoes do focus somam o valor de 2628, tabeladas e sem reajustes.
um caso a se pensar…
Carro importado, tó fora! Tive um Mondeo 98 confortável, disposto e tal, mas a Ford deixou de importá-lo? o que aconteceu? o preço foi lá "na chõ". Alguns companheiros sitaram Astra, Stillo e i30, de todos ainda fico com o Focus, embora estja em um Citroen Picasso (nacional ou nacionalizado). Como disse o Brenno, é um caso a se pensar.
Estou procurando um carro médio que me agrade ,mas lendo estes comentários,como esta difícil, qdo tem as opções desejadas é caro demais,
ou então barulhento, gastão,e não é só isso manutenção cara demais,-hoje
possuo um spacefox, acho que pula um pouco,(é um bom carro espaçoso)-agora vou testar o FOCUS, vamos ver, estou sem opções como disse o Inácio carro impotado tô fora!!!!!!!!gasto demais…….depois conto o que resolvi.
O melhor carro da categoria!!!
O Focus é o melhor da categoria, o problema é que a Ford não entrega, fiz uma reserva dei um sinal na concessionaria Frei Caneca desde o dia 17 de Maio, até hoje o carro não chegou, como o Focus pode ser lider de vendas assim? Ja estou desistindo.
Comprei um focus 2010 hatch . Estou muito decepcionado com o carro. Após dois meses de uso ainda não consegui o balanceamento das rodas , após tres visitas a concessionaria ( dizem que é normal do carro) quando passa sobre uma lombada tem um barulho muito alto da suspensão ( dizem que é normal do carro) O parachoque veio com uma tonalidade diferente . O desempenho deste motor sigma é brincadeira , não consigo ultrapassar um palio economy . o extintor de incendio fica no local onde o passageiro coloca os pés….. ( enfim , o que dizer de um carro feito na Argentina e comprado por um desinformado Brasileiro.
alguem pode me falar qual a melhor opção entre os hatch? pois todos de certa forma tem um defeito, qual seria a saída pois estou decidido a comprar um zero. Aí galera do focus me falem mais sobre esse carro? o motor sigma é ruim, razoavel ou bom? (1.6 flex) tem uma loja que me vende um semi novo 2.0 motor duratex quase mesmo preço, qua a melhor opção qual é o consumo do 2.0 gasolina? alquem pode me dizer?
Julio… uma pessoa que pode desembolsar mais de 50.000,00 reais num carro não deve estar muito preocupado com o valor da manutenção ou no consumo do carro… deve estar mais preocupado o status que o carro lhe oferece… se esse for o seu caso… creio que o focus não vai lhe cair bem… pois existem carros muito mais equipados e requintados que o focus e vc vai pagar uns 20 mil a mais por muito mais tecnologia e requinte.
Olá, tenho interesse em comprar um hatch, estou em dúvida do focus 2.0 at ou i30 2.0 at, pois estou vendo defeitos dos dois lados. Eu acho o focus mais bonito por fora e o i30 por dentro, estou disposto a pagar 60.000, algum outro carro seria mais interessante que estes ? Mas não por 20.000 a mais como o Brown sugeriu.Pois com 80.000 pego um Jetta top.
Caro Maurício, veja o que o Brenno disse aí logo acima sobre os preços das revisões do I30. As revisões do NF ficam 1/3 do I30. Quanto ao carro em sí o I30 é muito bom, assim como o NF que ainda é flex, então o que você acha?
vendi um i30 2009 adquiri um focus glx 1.6 em 2010 e não posso estar mais satisfeito. o i30 é duro e começará a perder preço em breve. além do mais, a beleza do focus é imensamente maior do que aquele caixote quadrado do i30.
Comprei um Focus ontem. Era sonho antigo porque todo mundo fala bem… Peguei a estrada e o carro grudou no chão – Estabilidade 10. Conforto 10. Não passa despercebido em lugar nenhum. Focus é Focus. Estou muito satisfeito.
Tenho um Novo Focus Hatch glx 1.6 com ABS e tambem estou extremamente satisfeito. O motor poderia ser um pouco mais esperto e economico… mas como disse nosso amigo Alan, Focus eh Focus! Carro muito bonito e estabilidade otima. Engracado o comentario do Claudio rs… 'nao consigo ultrapassar um palio economy'.. rsrs! isso acontece mesmo rs! Bom, como nao de correr muito nem de sair em arrancada, pra mim ta otimo! Nota 9/10!!
Não entendo como certas pessoas ainda gostam do Astra um carro totalmente defasado que tem o projeto do tempo do Kadett.
@Claudio
Tu é bração hein parceiro… tenho um 1.6 e o bicho voa… é só dar farol que o povo sai da frente.
Enfelisment comprei um 210 2011 novo e estou tendo um proplemao defeito no arbeg ja foi trocado duas veses a tal pesa e nada. ford nunca mais.
Meu pai tem o novo focus como táxi ! E o problema é que ele é bebe muita gasolina , inda mais como táxi Manaus-AM .
o focus alem de acústica péssima, também existe um desgaste do lado interno dos pneus traseiros.
ok estou aguardando