A Fiat seguiu a receita aplicada ao Punto e trocou o motor GM Powertrain pelo Tritec 1.8 16V no Doblò também. E, como no hatch, os números de desempenho melhoraram sensivelmente assim como o consumo piorou, conforme dados fornecidos pela montadora.
A versão HLX 1.8, por exemplo, atingia velocidade máxima de 167 km/h com etanol e agora chega a 175 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h levava na melhor das hipóteses (etanol também) 12,7 segundos e passou a ser feita em 11,6 segundos.
Mas o Doblò 1.8 (aliás, 1.7 seria o correto já que o motor tem 1 747 cm³) gasta mais combustível para ter esse desempenho extra. Se antes ela rodava 10,8 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, na linha 2011 a multivan roda 11,1 km/l e 14 km/l. A única situação que melhorou foi justamente o consumo urbano com gasolina. Com etanol, o Doblò roda menos 0,3 km por litro na cidade e 0,6 km/l na estrada que o anterior.
Os preços são os seguintes:
• Fiat Doblò 1.4 – R$ 51.990
• Fiat Doblò ELX 1.4 – R$ 55.900
• Fiat Doblò HLX 1.8 16V – R$ 58.160
• Fiat Doblò Adventure 1.8 16V – R$ 64.550
• Fiat Doblò Cargo 1.4 – R$ 40.700
• Fiat Doblò Cargo 1.8 16V – 45.590
O consumo varia conforme o pé do motorista, isso é relevante…
Agora a quantidade de CO2 emitida no ar diminuiu, além de que pra quem compra um carro desse porte tem que ter ciência de que ele vai "beber" mesmo. E cá pra nós 0,3km/l não é praticamente nada. O que é 300 metros?
Realmente não dá pra entender brasileiro, quando a montadora mantém um motor arcaico é criticada, quando lança um motor novo que, em comparação com os motores de mesma cilindrada das outras montadoras (1.8 da VW e GM), seria a melhor opção do mercado, é criticada também… Querendo coisa boa? Importa os TSI e Multiair da Europa… ;)… Infelizmente essa é a melhor opção até pelo menos 2012… Vivemos no Brasil amigo!
Pois eh Jair… mas se pensarmos em uma pessoa que anda 100km/dia na cidade, teremos: 0,3*100 = 30km "a menos" por dia q vc anda = aproximadamente R$75,00 a mais de gasto POR DIA nesse cenário. Ou seja: 0,3km/l parece pouco, mas põe na ponta do lápis… Entaum talvez esse motor não seja assim a "melhor opção do mercado".
Na vdd, uma correção do meu post acima: fiz o cálculo baseado no preço da gasolina, mas a diferença citada é referente à etanol. Sendo assim, seria aproximadamente um gasto de 50% do valor q citei acima.
Só uma correção, BNO, você esta calculando 30% de diferença de consumo, fazendo este calculo maluco seu.
O correto seria pegar a diferença de consumo e dividir pelo consumo total para saber quanto o carro esta gastando a mais, ou seja, 0,3/pelo consumo de alcool (não divulgado) e ai voce poderia ver quantos reais voce economizaria em 100. Se colocarmos os dados da gasolina temos 0,3 / 10,8 km/l, temos um percentual aproximado de 0,028 = 2,8%, ou seja, uma economia de 2,8 reais, em 100 reais. Se quiser avaliar em 100km o quanto vai gastar a menos, temos no primeiro caso 100km/10,8km/l = 9,25 litros, passando a ter um consumo melhor temos 100km/11,1km/l = 9,01 litros. A diferença é de 0,24 litros de economia, se multiplicarmos pelo valor de mercado da gasolina, 2,40 temos uma economia em 100km de R$ 0,58.
além do mini cooper, estes motores e-torq/tritec equipavam algum outro veículo antes? como um motor de monza acaba tendo quase os mesmos números que o moderníssimo tritec? assim como a meriva, o doblò é mt pesado p/ esses motores…
BNO,
Pois você chegou num ponto que eu queria falar, quem procura econômia com certeza não irá comprar um carro pesado como o Doblò, pois sabe muito bem que ele vai gastar. O Doblò além de ser uma multivan, no meu ponto de vista é destinado para finais de semana, para passeios… veja bem, ele é grande, tem espaço de sobra e consequentemente é pesado…
Querendo um carro pra usar no dia a dia e que tenha uma certa economia melhores opções são carros com motor até 1.4 e de preferencia que seja compacto. Fiat Palio, Uno, Siena, VW Gol, Voyage, Fox, GM Celta, Corsa, Agile, Peugeot 207, Renault Clio e Sandero, Ford Ka e Fiesta… Além de econômicos são versáteis…
Alex,
Além do Mini Cooper esse mesmo motor foi utilizado no Chrysler PT Cruiser. Em relação ao consumo, é muito óbvio que o Fiat Punto e Doblò não terão os mesmos ou melhores números do que os obtidos no Mini Cooper, por exemplo, pois são carros mais pesados que o modelo da Mini.
jair,
entendo q os números entre o pequeno mini cooper e o elefante doblò não chegarão nem perto, mas o que me espanta é ver que o antigo powertrain da gm tem quase os mesmos números em relaçãoao ao tritec no mesmo veículo (doblò). apesar de que estamos falando apenas de consumo, gostaria de conhecer a força deste motor, pois o 1.8 gm deixa mt a desejar na meriva (principalmente na saída em 1ª marcha).
Me pergunto, como alguém pode gostar do desenho da Dobló? Será que existe alguém que acredite ser belo, ou só enchegam a "praticidade"?
Acabo de trocar a minha antiga Doblo Adventure 2004 pelo novo modelo com motor etorq. A diferença de potência é visível. No modelo anterior, com o carro carregado, na estrada, ao pegar uma subida, muitas vezes eu tinha que reduzir pra 3a marcha. Agora, consigo subir em 5a e ainda acelerando.
O consumo aumentou sim, principalmente com o ar-condicionado ligado. O que mais me chamou a atenção é que as marchas parecem curtas. Ou seja, um motor com potência pra chegar aos 175km/h, quando chega aos 120km/h já está a mais de 4 mil RPM. Isso com certeza afeta o consumo, principalmente na estrada. Parece que falta uma 6a marcha…
EU JA TIVE A DOBLO COM O ANTIGO MOTOR POWERTRAIN 2008, OQUE NUNCA TIVE PROBLEMAS E BAIXAS ROTAÇÕES, PELO CONTRARIO DA NOVA DOBLO QUE COMPREI COM O NOVO MOTOR E.tor-Q,QUE NAO SEI SE E UM PROBLEMA DDA MINHA DOBLO DE FABRICA OU NÃO EM BAIXA ROTAÇÃO ENTRE 2000 A 2500 RPM PARECE UMA DOBLO 1.0.
Caros colegas o Doblo com motor Fiat tinha um desempenho muito baixo para um carro familiar e com o motor Chevrolet o consumo deixou muitos que financiarão com a prestação atrasada por não conseguir conciliar o consumo do beberão e as prestações Kkkkkkkkkk.
Por isso optei por um Renault Kangoo por dentro parece uma Kombi, mas em compensação é econômico e isso pra um pais que gasolina vale Ouro é algo para pensar.
Olá! O meu doblo é zero e já botei o apelido de BobEsponja pq ele é quadrado e BÉBÊ MUITOOO! Faz 4,5 por litro no álcool!!!