A Ford ainda não reconhece, mas três produtos conhecidos da marca “não entrarão em 2014”. Os modelos Ka e Fiesta Rocam, como se sabe, darão lugar ao novo Ka, mostrado há poucas semanas. E, com eles, vai se aposentar o famoso motor Rocam. É o que diz o jornal O Estado de São Paulo.
Hoje ele é usado apenas na versão 1.0 no antigo Ford Ka e no Ford Fiesta, mas no ano que vem a Ford lançará um novo 1.0 de três cilindros baseado no EcoBoost. E, com o fim do Fiesta baiano, o 1.6 deixará de ser utilizado já que tanto o Ford New Fiesta como o novo Ka ficarão com o 1.5 Sigma.
Veja também: Avaliação: Novo Renault Logan 2014 é uma espécie de “Logan Reloaded”
Hoje chamado apenas de Rocam, o motor é usado pela Ford desde o final da década e 1990. Na época, usava-se apenas o nome Zetec, mas depois, com algumas melhorias, o propulsor passou a ser chamado de Zetec Rocam. Mesmo o atual Sigma é considerado um descendente dele, mas com configuração mais moderna. O Rocam é produzido em Taubaté, juntamente com o Sigma. Já o 1.0 que o sucederá será fabricado em Camaçari.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Foi um excelente motor, nos anos 2000, quando esse motor substituiu o antigo ENDURA, foi uma evolução e tanto, tinha 65CV mas na época nao tinha no mercado motor 1.0 tão valente quanto o ZETEC ROCAM que equipava Fiesta e Ka, porém o Fiesta veio ganhando peso, e o motor nao ganhou folego, hoje o motor Zetec-RoCam tem seus 68CV (Gasolina) 73CV (Etanol) o que deixou o carro lento e beberrão, mas ainda sim o Fiesta nao perdeu sua melhor qualidade, a dirigibilidade e conforto, ganhou mais espaço, mas é um carro fraco devido ao peso.