Com sua nova fábrica brasileira, a Hyundai quer atingir uma meta bastante ambiciosa no mercado nacional: figurar entre as quatro marcas mais vendidas no País. Esta afirmação foi dada pelo presidente da Hyundai do Brasil, Seong Bae-Kim, em entrevista à revista Época Negócios. O principal modelo que ajudará a empresa a conquistar esse feito será o novo compacto HB, que disputará mercado com VW Gol e Fiat Uno.
Além do visual bastante moderno e do interior bem desenhado, a marca apostará no custo benefício. O HB (sigla referente à Hyundai Brasil) terá uma lista mais ampla que a dos arquirrivais a um preço inferior ou igual – o Gol, por exemplo, não vem nem com limpador do vidro traseiro na versão “pé-de-boi”, que custa R$ 30 mil. Além do hatch, a família originará um sedã para fazer frente ao Siena e Voyage e também um utilitário-esportivo, aos moldes de Ford EcoSport e Renault Duster.
O HB terá como público-alvo pessoas com idade entre 30 e 40 anos.
Sobre o empréstimo de R$ 307 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Seong Bae-Kim informou à publicação que o dinheiro emprestado pelo banco será destinado a conclusão da planta piracicabana, na aquisição de equipamentos restantes para a linha de montagem dos carros e também para os escritórios do grupo.
O executivo disse que a fábrica brasileira não irá gerar conflitos em relação ao grupo CAOA que produz os automóveis Tucson e ix35 flex e os caminhões HR e HD em Anápolis, no estado de Goiás. A fábrica da Hyundai terá capacidade para produzir 150 mil unidades por ano. Esse volume, entretanto, pode dobrar pela perspectiva de exportação para toda a América Latina.