Ícone do site BlogAuto

Com chegada do motor Tritec, Fiat começa a abandonar 1.8 da GM

Motor 1.8 começa a se despedir dos carros da Fiat

Demorou, mas está chegando a hora de os motores 1.8 da GM Powertrain deixarem de equipar os carros da Fiat. Depois que as duas marcas desfizeram a joint-venture na área de motores, a montadora italiana se viu sem alternativas para substituir os motores da GM e levou um bom tempo até encontrar uma solução. Ela está chegando com a fábrica da Tritec, no Paraná, adquirida há pouco tempo e que começa a produzir os primeiros motores para a marca.

O primeiro propulsor será o 1.6 16V Tritec, conforme noticia o blog Autos Segredos. Ele equipará o Doblò 2010 no lugar do motor 1.8 em outubro. Ainda segundo o site, o Idea é o próximo da lista a trocar o 1.8 pelo 1.6 já com a frente nova, inspirada no Lancia Musa. Não se sabe, no entanto, qual é a potência do novo motor, mas, com 16 válvulas, ele pode facilmente atingir os mesmos 114 cv que o motor da GM oferece e, certamente, com mais economia.

Outra novidade adiantada pelo blog é o Punto Dualogic com motor 1.9 16V no lugar do motor da GM. O próximo passo, claro, será adotar o 1.6 Tritec na linha Palio – o Stilo ainda é um mistério já que o Bravo deve ser lançado no ano que vem.

Uma coisa é certa: a polêmica entre os fãs da Fiat e da GM perderá força já que até hoje muita gente discute esse assunto.

Sair da versão mobile