Todo mundo já ouviu uma frase parecida com essa: “o Brasil é um país continental” ou “o Brasil é maior que a Europa” e por aí vai. E é verdade sob vários aspectos, alguns negativos (como o fato de sermos a tal Belíndia, que une índices de países ricos com panoramas de nações africanas) como outros positivos. O fato é que em muitas situações nosso país revela diferenças regionais imensas seja na política, como vimos na eleição presidencial, seja na economia. Na nossa área, por exemplo, é clara a preferência por certas marcas em alguns estados.
A Fiat reina absoluta em Minas Gerais, é claro, mas também em grande parte do Nordeste e também no Rio de Janeiro. Já a Volkswagen tem ótima aceitação no Sul, por exemplo. O caso da Chevrolet é curioso: se é líder em São Paulo, a marca amarga uma posição coadjuvante no Rio, mesmo com a pequena distância que os separa.
Pelo jeito, a GM quer acabar com isso ao lançar o Agile Rico, uma versão exclusiva para venda no estado. Para dar um ar carioca ao modelo argentino, a montadora usou a imagem do surfista Rico de Souza, além de sacar os acessórios estéticos já conhecidos do hatch.
Se isso fará com que os cariocas enxerguem a GM de outra maneira não sabemos. Mas que ela precisa fazer algo a respeito não há dúvida. Se em São Paulo o Agile é o 7º carro mais vendido, no Rio ele ocupa a 9ª posição. Situação semelhante ocorre com outros modelos – Celta (4º e 6º, respectivamente), Corsa Sedan (5º e 8º), Corsa hatch (11º e 28º), Prisma (17º e 21º ) e Astra (25º e 54º). É, pelo jeito, será preciso lançar mais versões “Rico” por lá.
lembro da VW ter lançado versões "SP" de Fox e Gol para o estado de SP há alguns anos…
Não entendo… eu vejo MUITOS FIATS em todo lado. Linea é o menos visto. Esse sim, deve estar vendendo mal. O frAgile deve estar vendendo bem tb… é que, como eu vejo, geral que comenta tem horror ao "207", mas aqui ele vende bem. Temos muitos "207" nas ruas, aí muda a ordem do ranking, claro.
A Fiat também lança / lançou versões regionais, como a série Stilo SP que era limitada e depois passou a série.
Acho que o que influencia a preferência dessa ou daquela marca em um estado não é somente o conjunto de acessórios e opcionais de um carro e sim a facilidade de acesso e atendimento dos agentes concessionários.
Pelo que já li e ouvi, no Rio as concessionárias GM são muito abusivas, tanto em termos de preço quanto de atendimento ao cliente.
Há algo de exclusivo no Brasil – nosso mercado de automóveis é único, pelo preço de um BM o felizardo consumidor brasileiro é premiado com um Horrágile Rico!
Olha! É o Agile Sunny com uma prancha no rack
http://www.blogauto.com.br/veja-como-ficou-o-chev…
E quanto vai custar essa merda?
Grandes merd.s, é só um fragile com um rack no teto e uma prancha em cima e o preço deve ser 10 vezes mais q o fragile ls ou lt ambas são abreviaçoes de lixo…
No Maranhão, o Corsa(atual classic) teve modelo "especilizado" pro estado, pela grande demanda do modelo.
E tem gente que gosta,e compra um troço desses!
em vez de dar atenção ao Astra, Corsa, Vectra que estão necessitando de uma reestilização URGENTE fica dando atenção pra uma porcaria dessas !
Ricardo, a GM, aroveitando sua fábrica no município de Gravataí, e para cativar o público da região, fabricava o Celta RS. Lembro de ter visto anúncios de jornais na época, via alguns na rua, mas lembro apenas de ter visto na versão antiga. Lembro que vinha de fábrica com Rodas de Liga Leve, Saias Laterais, Pára-choque na cor da carroceria, ente outros. Dei uma pesquisada rápida no Google, porém não consegui encontrar referências. Mas é interessante sabermos pelos comentários e pelo próprio post que existem modelos regionais em diversos estados. Abraços!
Amigo, o SP do stilo significa Sporting OK.@Rodrigo
Bruno, aqui pros gauchos, antes mesmo do celta, já tivemos também o corsa wind em versao inter e gremio…um vermelho sangue! Bonito! Outro… azul mesmo! Terrível…