E o projeto GSV vai tomando forma. O sedã, que recentemente teve seu nome oficial revelado (Cobalt), será uma das primeiras novidades do plano de renovação da Chevrolet. No entanto, ao contrário do Cruze e da nova S10 (se é que este será seu nome), o modelo tem tudo para ser mais um dos projetos de gosto discutível da marca.
Segundo a edição da revista Autoesporte que está nas bancas, o Cobalt será uma espécie de Logan da Chevrolet, um sedã com muito espaço interno e construção simples para ser barato. Tanto que vai concorrer com o próprio Logan no exterior também – daí a sigla GSV, Global Small Vehicle).
Apesar do visual que lembra o Agile, o Cobalt usa outra plataforma e soluções curiosamente mais baratas. Veja o caso das maçanetas externas, que abrem para cima como em modelos mais antigos – até o Agile tem uma solução mais sofisticada.
Suas formas também deverão causar estranheza pela falta de harmonia entre as partes, algo que, de novo, o Agile sabe bem do que se trata.
Mas, afinal, o que a GM pretende com esse modelo? De acordo com um colega do setor que teve contato com uma fonte na GM, “muita gente não entenderá num primeiro momento a nova linha da Chevrolet porque teremos carros equivalentes em alguns segmentos, mas depois tudo fará sentido”, disse.
Realmente, a GM está trabalhando em tantos projetos diferentes ao mesmo tempo que fica impossível imaginar seu portffólio daqui há três anos: Ônix hatch e sedã, Agile e Montana, Cobalt, Sonic (talvez hatch e sedã), Cruze hatch e sedã, minivans PM5 e PM7, “mini Captiva”, nova S10 e Blazer, e novo Malibu? Será?
Se tirar de linha toda a turma atual até se vislumbra uma lista de carros interessantes, mas será que a GM terá coragem de matar os lucrativos Classic, Celta e Astra?
Projeção de Leonardo Andrade
A GM nunca terá coragem de matar os lucrativos Celta, Classic e Astra, só o consumidor poderá fazer isso!
O Celta não será morto: dizem por aí que ele resistirá como Gol G4: numa versão de entrada e apenas 2 portas. Vai virar o carro de instalador de tv a cabo e do primeiro carro zero da classe D
O Colbalt será o que deveria ser o Agile sedan. O problema é que a GM do Brasil não pode esperar pelo projeto GSV e lançou o tupiniquim Agile. Ou seja, quem está sobrando nesse portfolio é o Agile, pois o low-cost da GM no mundo será esse Cobalt. Uma pena, pois a linah Sail chinesa era mais interessante e já está disponível há alguns meses.
Ao menos a plataforma será do Corsa D, que perto de Logan e Agile é coisa fina!
A verdade é que essa sobreposição de modelos compactos faz sentido para mim. Se a classe D vai comprar Celta, a classe C não vai mais querer Celta e vai partir para o Onix (ou Agile até quando este durar), espantando a classe média-média que hoje consome Agile para comprar o Sonic.
Podem reparar como todas as marcas agora estão mirando não mais a Classe C (que está consumindo horrores), mas sim a D que em breve será a menina dos olhos das montadoras.
Nome: Cruze-Credo.
Desenho igual ao da família degenerada Monstrana/Frágile Nome: Credem-Cruze.
Ah!! Agora sim!!! Essa projeção projeta um VEICULO menos horrível.
Bem menos pior, mesmo.
A parte de cima do carro é do Sentra!
Se o Celta continuar com a boa oferta (preço bem baixo, chegando a ser oferecido por R$ 24.500,00 com AC), e ainda trazendo o Air-Bag, e o ABS, sinceramente não vejo a necessidade de tirar o carro de linha. Excelente motor, equioamentos de segurança obrigatórios, manutenção disparada a mais barata de todo o mercado, além de ser pau-pra-toda-obra.
O principal defeito desses veículos de entrada é a falta de segurança, que vai ser parcialmente sanada, com a introdução do Air-Bag e ABS.
Enfim, para frotas de empresas, carro para solteiros e universitários, além de segundo carro, ou carro para rodízio, é uma das melhores, senão a melhor opção barata do mercado. (Além de andar mais do que os 1.4 da Fiat, Peugeot, e VW).
Em relação ao GSV, digo, Cobalt, chuta que é macumba, digo, Chevrolet…
Em relação ao preço do Cruze, só nos resta rir…
Carros como Astra,Classic e Celta são virtualmente imortais dentro da GMB,já se pagaram há muito tempo,e continuam vendendo bem.O consumidor é que deveria dar um fim nessas tranqueiras obsoletas.O Cobalt provavelmente será mais um carro mal acabado e usando plataforma do Agile,economizará uns trocados.Nos próximos anos a Ford terá chances reais de assumir o terceiro lugar em vendas no Brasil.
Se elas (montadoras) trouxessem os preços de seus carros para um patamar mais dentro da realidade (leia-se diminuir margem de lucro, como fazem as chinesas), não só a Classe D, como a C e a B teriam mais poder de compra e não seria necessário investir dinheiro nesses lixos de projetos terceiro-mundistas.
Mas com Agile na casa dos R$40 mil, City na dos R$60 mil e Corolla na de R$90 mil, elas têm mesmo que fazer menos vergonha e lançarem essas "coisas": Cobalt, Brio, Etios, Logan e por aí vai.
Depois fazem marketing negativo contra as emergentes… Olhar pro próprio rabo ninguém quer.
Quando eu achei que a gmb estava se redimindo ( nova pick-up colorado ), eis que surge imponente da porta do inferno mais uma criatura horrorosa, barata,cheia de plasticos e com o design mais feio do mundo!! já não chega de celta e agile, lá vem mais um monstro com motores mais do que ultrapassados e custando uma fortuna!!!, e o pior é que ele usa a plataforma do corsa D!!!!!!! isso é que eu chamo de jogar dinheiro pela janela!!!….. mais uma gm?! até quando?!
Se o Agile usa a plataforma do Celta (que é a plataforma do Corsa Wind) e o Cobalt vai usar uma plataforma diferente mais com soluções (internas e externas) mais baratas, já fico imaginando a aberração que será.
Como apreciador dos modelos GM das décadas de 70, 80 e 90, GM hoje só se for importado e olhe lá.
Engraçado a GM dizer que “muita gente não entenderá num primeiro momento a nova linha da Chevrolet porque teremos carros equivalentes em alguns segmentos, mas depois tudo fará sentido”, pq me lembro de ter lido exatamente a mesma coisa qunado do lançamento da reestilização dos tenebrosos e horrorosos S10 e Blazer. "depois tudo fara sentido". Pois bem anos se passaram e a reestilização da Blazer e S10 continua não fazendo sentido nenhum, feios e desengonçados. Não consigo entender como a GM e sua mentalidade tacanha, amadora e de mau gosto consegue emplacar suas latas ridiculas por aqui.
Desde que esses carros novos sejam moderno e aposentem os íncriveis motores da décade de 80, já uma grande evolução
Eles estão colocando a frente do Agile em tudo !!!
aff !!!
Se ainda fosse o VERDADEIRO Cobalt que eles fossem produzir aqui… eu estaria dando pulos de alegria… não essa coisa estranha..
A GM assinará sua sentença de morte no Brasil substituindo o Prodigioso Astra por um plágio do Logan e Tiida sedan.
esse recado é para os mus informados que se querem sabem o que é bomba de gasolina, se informe estude conheça primeiro o veic. antes de fazerem commentarios sem fundamentos , poxa vida não sabem nem fazerem comentarios imagine dirigir!!!!!!!!!!!putz
Acho que os críticos de plantão deveriam pelo menos fazer o test drive antes de criticar o que conhecem. Trata-se de um excelente carro. A não ser que estejamos falando com ricaços que estão numa posição elevadíssima na sociedade, de cima de sua Ferrari ou algo parecido. Rs rs