O sucesso de vendas do novo Ka já anda incomodando. Em março, o compacto da Ford beirou 4 700 emplacamentos e já é o modelo mais vendido da marca. Pensa que a Ford está satisfeita? Não está, não: em 23 de abril estréia nova campanha com o tema “Quebrando a banca”. A idéia é capturar mais que os 2% de participação no segmento popular – espaço para isso a fábrica de São Bernardo tem (é possível produzir cerca de 10 000 modelos por mês).
Mas esse post não fala do Ka e, sim, do Clio Campus, versão barata do Renault que foi lançada esta semana com a intenção – adivinhem – de disputar os clientes do Ka…
É, meus amigos, com as vendas em queda (por vendas em queda, me refiro ao Clio) após a estréia do Sandero, a marca francesa não admite desistir do já veterano modelo. Segundo ela, a intenção é comercializar 8 000 unidades da versão em 2008, que conta com 2 e 4 portas e motor 1.0 16V.
Ah, sim, o diferencial é o preço: R$ 25 910 para o 2 portas e R$ 27 310 para o 4 portas. O Ka hoje sai por R$ 25 490, cerca de R$ 400 a menos. Para obter esse preço é preciso comprá-lo pela internet. Apenas como referência, até então, o Clio hatch mais barato era o Authentique 2 portas, com preço sugerido de R$ 27 790.
Pelas contas, a Renault pretende dobrar as vendas do Clio, que hoje patinam em torno de 900 carros/mês – em 2007, essa média era de 1 600 carros.
Nota do editor: já que alguns leitores às vezes não entendem que tentamos fazer do blog um espaço livre e com o único compromisso de defender os que o lêem, peço a gentileza de não julgarem de maneira passional o que está escrito aqui. Assim evitamos críticas precipitadas como a do leitor Ricardo Melo, que não entendeu que as vendas em queda se referem ao Clio. É só ler o contexto para compreender isso, mas, para não deixar mais dúvidas, especifiquei o modelo, ok?
Quanto à Carta da Anfavea, obrigado pela dica, mas leio e participo das coletivas há anos. Fico feliz que você seja um cliente satisfeito do Sandero porque o que precisamos aqui no blog são opiniões sensatas e reais dos veículos nacionais. Não é demérito algum comprar um carro ou outro, mas é dever de um site público como esse alertar seus leitores sobre informações suspeitas.
Essa é a diferença de um blog de outros sites ou veículos de imprensa: parte do conteúdo é feito por vocês e é publicado na íntegra se o comentário não ofende ninguém, mesmo que discorde da opinião do próprio site ou de outros leitores.
Vem cá é 8 mil unidades por mês?
Hahahahaha…Se for duvido muito que a Renault vá conseguir vender tudo isso do Clio. Ele não consegue vender 2 mil unidades/mês faz um tempão.
Só pra se ter uma idéia até o Punto vende mais que ele, nesse mes vendeu 4073 unidades e o Sandero vendeu pouco mais que o triplo, 3195 e pra ter mais uma idéia quem vende em torno das 8 mil unidades por mês é o VW Fox/CrossFox e o Fiat Siena que são os 6º e 7º colocados respectivamente.
É esperar pra ver, mais eu dúvido muito…
A Ford é burra!…
Não faz mkt… e cobra caro pelo KA…..
O Focus (melhor carro da Ford) é injustiçado.
Esse KA…. deveria custar 1.000 a menos que Mille…. aí sim… teria competição…. agora… 25.000 num carrinho desses….. me ajude!!!
R$ 25.000 eu pago num Clio com Ar. e DH.!!!
mas pelado….
Rapaz, volta e lê: São 8000 unidades em 2008, portanto não é mensal.
Felipe S. Rangel
Realmente, não li direito. Mais mesmo assim, minha opnião: Acho que não vende 8000 unidades só do Clio Campus até o final do ano.
É esperar pra ver…
Acho que a renault está viajando na maionese …. o clio é muito feio e pra vender bem deveria custar menos que o mille, tipo uns 22.000 ….
Dessa vez, o editor do blog "viajou MESMO na maionese".
Senão, veja a sua afirmação:
"com as vendas em queda após a estréia do Sandero, a marca francesa não admite…"
Quer dizer que a Renault está com as vendas em queda?
Não é isso o que mostra o recém-saído relatório da ANFAVEA:
Na verdade, a Renault CRESCEU EM VENDAS EM 76,4% no comparativo entre o Primeiro Trimeste de 2007 e o Primeiro Trimestre de 2008.
Os dados:
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO DE 2007: 13.278 carros emplacados.
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO DE 2008: 23.425 carros emplacados.
A Renault só perdeu da Citroen (78,2%) e da Nissan (que cresceu espantosos 2.308% mas em volume pequeno).
A fonte? Aí vai (pdf): http://www.anfavea.com.br/cartas/Carta263.pdf
É um documento de 14 páginas, procure nele a tabela "Licenciamento de autoveículos leves novos – Nacionais e importados".
Tudo bem, o editor do blog tem direito a desconfiar de pessoal pago fazendo o marketing da Renault aqui, nem eu duvido muito disso.
Mas também não precisa ficar de pegação com a marca, né?
A propósito, recebi o meu Sandero ontem e estou satisfeito.
Como já disse antes, fazendo a comparação entre pontos negativos e positivos, ele sai bem na foto…
podia ter os airbags como opcionais, não?
O Clio Sedan também está vendendo muito pouco (389 unidades em março de 2008).
Já o Logan passou o Fiesta Sedan e vendeu 3160 unidades em março.
O clio precisa é de uma repaginada!!!!
Essas trazem lixo pro nosso país!!!!
E o governo naum arruma as estradas tb!!!!
Precisamos de novidade naum de novas versoes vagabundas!!!!
E tem mais a dois meses eu sou a pessoa que comenta mais naum vou perder o meu lugar….
Ha e tem mais o fiat 500 foi flagrado em testes em bh mais informaçoes:
macarros.blogspot.com ou
[email protected]
O preço de tabela de R$ 27.790,00 não é o valor de mercado pois é possível comprar o Clio básico 3p por R$ 25.990,00 ( é este o valor anunciado em SP ) .
Por aí nós vemos o carater "marketeiro" deste desconto pois na prática são apenas R$ 80,00.
Se este desconto no preço de tabela se mantiver na versão Campus ( o que acho difícil ) o Clio passaria a R$ 24.200,00 aproximadamente, aí sim ele poderia concorrer mais fortemente com Ka e Celta e até o Mille.
O Clio, nessa faixa de preço:
– tem o melhor motor
– tem o melhor acabamento
Feio ou bonito é questão de gosto. Eu não acho o Clio mais feio que o Gol, por exemplo.
O único problema é mesmo a falta de aribags como opcionais. Logo a Renault que no inicio lançou todos os Clio com airbags.
Queremos é o novo clio!!!!
O sucesso do logan nao é eterno
é isso aí…
CLIO NOVO!!1 MESMA GERAÇÃO DA EUROPA.;..
É COM AIR BAGS E ABS!!
CHEGA DE GOL…
CHEGA DE FOX CORTA DEDOS…..
Acabo de comprar o meu segundo Clio. Admito que o Ka está lindo, mas para mim não é só beleza que conta. Fiz o teste drive nos dois (já tive um ka do modelo antigo, meu primeiro carro, e até gostava dele), mas depois de ter um renault a gente não se contenta mais com qualquer coisa. As pessoas adoram falar mal da Renault mas uma coisa é inquestionável: os carros são apaixonantes. O clio continua ótimo, desempenho muito acima dos concorrentes, conforto e acabamento diferenciados. Me sinto como se eu vestisse o carro, coisa que não aconteceu no Ka, que continua apertado e sufocante, mesmo pra mim que sou baixinha, sem falar em como o carro é duro sem direção. Como já disse, adorava meu Kazinho mas só pq nunca tinha tido um carro melhor. Deixei o clio antigo com um aperto no coração, mas agora estou satisfeitíssima com o novo. Carro tem que ser pra gente e não pra ficar mostrando por aí que é bonitinho…
Concordo com a Cida. Nào conheço um proprietário de Clio que não esteja satisfeito com ele. Claro que existem, mas nào conheço…. O custo benefício é ótimo, sem falar que o seguro é o mais barato da categoria. Tive dois Clios OKM, vendi e passei por um Mille. O carro da Fiat, com menos de 3 anos de uso, estorou pontos de ferrugem na caroceria e apresentou vários e iritantes problemas de acabamento (borrachas de vedação que rasgam constatemente, fusíveis que queimam, instrumentos que deixam de funcionar, etc). De bom no Mille? Apenas o ótimo consumo de combustível. Não tive qualquer problema com meus Clios, nem uma lampada queimada. Agora,com as finanças em dia, vou trocar meu Mille por outro Clio OKM.
Pessoal,
o Clio realmente não é o carro mais bonito da linha.. mas eu também não sou o cara mais bonito da minha, e nao quero usar o carro para compensar isso, portanto, vamos agora falar da satisfação.
Comprei meu primeiro Clio usado, ano 2000 em 2003, e fiquei com ele 3 anos. Vendi ele trocando apenas 2 amortecedores dianteiros, alem de oleo e 2 pneus.
tive um custo de manutenção em 3 anos de 450 reais.
Comprei outro 2005 seminovo em 2006 e já tive o incrível gastos de ter de trocar a bateria em 2 anos de uso do carro.
por hora, fico de clio. acabamento de carro grande. O maior mal dele seja talves o custo dos peças e a dificuldade de achar fora da assistencia de fabrica, mas como quase nao quebra…
Adoraria poder ter o Clio europeu motor 1.2 de mais potencia que os 1.4 que estão por ai,e consumo de 19km na estrada e 15 na cidade. Padrão europeu de seguranca, 6 airbags , ABS, por 19000 euros (poderia ser fabricado aqui e custar 32000 que seria um ótimo preço)
Acabei de comprar meu primeiro Clio o campus, com Ar e DH só não estava mais barato que o celta…. o Ka precisam de 2 meses pra entregar o carro…. isso eu acho falta de respeito com os cliente…
O clio eu já dirigi o modelo 2000, realmente era fantastico espero que o Clio Campus seja como ele e estarei mt satisfeito
acabei de vender meu Celta…um carro realmente mais do que aparenta, o espaço interno é bom, motor mt bom tb mas deve em acabamento e ruido….mt ruido mesmo…
o Mille já tive tb, um carro bem guerrero mas convenhamos acabamento zero, e atualemente tem o pior motor…. ele merece o nosso respeito mas na minha opinião 22.000 deveria ser o modelo completo…..
…letras faltando no meu texto não é erro de português e sim de teclado ta….depois vi que ficou bem feio mas a ideia está ai…
Poxa! Cida e Thiago, quando iniciei a leitura tive dúvidas em comprar ou não o Clio Campus, porém, como a melhor pesquisa é com quem realmente faz uso, estou convencida, vou comprar um Clio Campus, entre os "populares" se é que no Brasil isso ainda existe, ou podemos classificar o básico como esta categoria, ainda é o que existe de melhor comparando preços, e o principal, o carro!
Ricardo Melo, leia o texto de novo; o que está em queda não são as vendas da Renault, mas sim as do Clio e isto está bem claro no texto.
O problema é que a renault esta dando enfase em outros modelos e deixando o clio de lado, antigamente exestiam versoes 1.6, agora só 1.0.. enquanto que na europa ocorre o inverso.. clio 3 cada vez mais equipados.. versoes sports.. sports luxo.. no brasil clio ta virando "carrinho" enfim.
Vi comentarios que deveria ter air bag como opcional no campus.. meu clio authentic (versao mais barata) ano 2005.. veio com air bag dulpo de serie dentre outros intes.. por 25 mil.. muito vantajoso.. um carro com melhor motor, acabamento, conforto, segurança, e ao meu ver muito bonito (ja que muitos analisam carro pela beleza) que um gol, mille, celta… enfim "carrinhos".. o clio sai bem na frente!
Hoje em dia apesar de estar mais pelado vendendo menos e mais caro ainda é um bom carro e que nao deixa a desejar.. e sai na frente de muitos outros!
alem do otimo consumo de 16,5 km/l em ciclo misto!
tenho um clio 2005 , o carro é otimo
Desafio alguém a achar melhor custo x benefício nessa faixa de preço. O Clio Campus é imbatível (e olha que meu carro é de outra marca, um concorrente!). O Clio custa o mesmo (ou até menos) que seus concorrentes e entrega: o melhor motor (16v, bastante superior na estrada), o melhor acabamento (é só entrar em uma Ka para conferir, a diferença é brutal a favor do Clio), a melhor suspensão (macia, porém firme o suficiente), e detalhes que cativam a qualquer um, como excelentes bancos (super envolventes), faróis de duplo refletor (iluminação impecável), ótima dirigibilidade (o carro é alto e tem ampla área envidraçada), a direção mecânica mais leve que há (para quem não pegar o modelo com direção hidráulica, a convencional é espantosamente leve) e por fim o baixo ruído interno (não bate tanto as peças de acabamento como os concorrentes, mesmo andando em ruas de pedra). O Clio Campus só tem um defeito, o visual é considerado feio por alguns. Mas sinceramente? Nessa faixa de preço um Gol é bonito? Celta é bonito? Por favor… Acho o visual do Clio até mais sofisticado. E o Ka? Bonitinho sim, porém ordinário por dentro, e pessoas com mais de 1,80 batem os joelhos no volante. O Ka tem partes da lataria à mostra no interior, além de bancos tão finos que dá medo sentar neles. E o pior de tudo: apesar de ser menor e mais leve, ele anda menos que o Clio (sim, o Clio é o 1.0 mais veloz do país). Enfim, minha única crítica ao Clio é que após tanto tempo no mercado merecíamos que a versão européia fosse lançada por aqui, mas infelizmente não será. Então o consumidor deve fazer o melhor que pode.
TENHO QUE FAZER UM COMETÁRIO…JÁ TIVE UM CARRO DA CHEVROLET…UM DA RENAULT E AGORA UM FIAT E TENHO QUE ADMIITIR QUE EM TERMOS DE CONFORTO E ESTABILIDADE A RENAULT AINDA ESTÁ NA FRENTE DAS OUTRAS…CONCORDO COM A FALA DA CIDA…"CARRO É PRA GENTE E NÃO PARA OS OUTROS…".
ADOREI MEU CLIO QDO O TINHA
E AGORA ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM COMPRAR OUTRO DA RENAULT…SÓ NÃO SEI QUAL …
BJKS PRA GALERA!
Galera, é o seguinte, peguei meu clio semana passada, com 77 cv e um motor 1.0 16V que causa inveja a todos os concorrentes da categoria. É certo, não tem la um grande design, mas, derruba qualquer concorrente qdo o assunto é acabamento interno, motorização, detalhes, itens de serie. O problema, é que muitas pessoas do nosso país vão na modinha, como celta (carrinho de pobre metido a playboy), gol, (desmonta o painel inteiro e é feio pra caram..tambem..) pálio (um bom carro porém lento) e forda ka (aberração)..classic (bom carro, porém ultrapassado). Qdo o assunto é comprar um carro 1.0 acredito que o Clio é uma boa pedida sim. pois fiz teste drive em todas as marcas, confesso que antes o clio não me agradava, porem depois de testa-lo foi o que mais me agradou em todos os quesitos. Aconselho a vc que pretende comprar um 0km a testa-lo tambem..quero deixar bem claro que não tenho nada com as outras marcas e não estou fazendo propaganda, esta é apenas a minha opnião à todos que podem estar em duvida na compra..abços..
Acabei de fechar a compra do meu Clio Campus. Eu tinha a verba (vendi meu Celta Spirit 2005 q me atendeu muito bem durante os 3 anos que o tive) e fui pesquisar qual carro me traria mais vantagens, e fechei com o Clio. Sem dúvida o melhor acabamento. Não sei se ainda é, mas era o 1.0 mais potente, seguro mais barato, enfim. E pra não perder a venda o vendedor ainda me deu ar quente, vidro elétrico, trava elétrica, protetor de cárter e insulfilm de graça.
Não vejo a hora de pegar minha nova caranga vermelhona!
Acabei de comprar o Clio Campus, a minha decisão foi simples:
Acabamento Interno = Humilha Celta e novo Ford Ka, que tem pintura esposta internamente, RIDICULO !
16 Valvulas com o mesmo consumo do Celta e KA!
77 CV
Roda Aro 14 de fabrica, não aqueles pneus de carrinho de cimento do Celta e do novo KA "155x60x13" PELO AMOR DE DEUS!
O Celta parece uma lata de sardinha e uma escola de samba ao mesmo tempo! fora que é igual "BUNDA" TODO MUNDO TEM!
E o Preço, nem preciso falar !!!!!
Parece-me que brasileiro não entende muito de carro, pra ser sincero, acho que o brasileiro não entende NADA de carro, este talvez seja um dos motivos que faz com que sejamos obrigados a usufruir de verdadeiras carroças. Só anda em carro bom, do nível de um europeu qualquer, sim "qualquer" porque qualquer carro europeu é melhor dos que os produzidos aqui – embora suas montadoras matrizes sejam européias. O Clio (este modelo conhecido aqui) já foi um dos modelos mais vendidos na Europa e só na Inglaterra foi eleito o carro do ano por 3 vezes. Digo "já foi" porque o Clio europeu já está na sua terceira geração e o modelo antigo (o nosso Clio Campus) continua sendo vendido apenas com o nome Campus e os itens de série são de dar inveja! Agora vejo gente, encantada com o Sandero, que como bem diz a marca "tipicamente brasileiro" o que deveria ser sinonimo de porcaria, mas até que é bonitinho, menosprezar o Clio por ser feio ou estar ultrapassado. Bom, vejamos… mesmo ultrapassado ele é bem mais bonito que um Logan, um Celta, um Corsa, um Gol, não fica muito longe de um Pálio (que de bonito pra mim, não tem nada), infinitamente mais bonito que o novo Ka cujo design parece que esqueceram vária peças e colocaram depois de pronto como para-choques e lanternas traseiras, agora que um Mille, aí tá de sacanagem né?! Fazer um comparativo desses é mais do que tosco.
Creio que a escolha de um carro zero diz respeito à personalidade, gosto e necessidade de quem compra e não se é novidade no mercado, se a Gisele Bundchen e o Stallone que faz o comercial ou porque se vê mais nas ruas.
O mercado se aproveita deste tipo de futilidades e empurra facilmente cada vez mais porcarias para o consumidor brasileiro e cada vez mais caros.
O 1.0 mais potente não é o Clio e Sim o GOL. São 76 CV num motor de 8 valvulas. Imaginem se fossem 16 V. Só acho que o Clio poderia receber uma reforminha geral por fora e por dentro, daí sim compensaria comprar um nessa faixa de preço. Fazendo isso, as vendas iriam melhorar e muito, mas a Renault sabe que mesmo defasadissimo tem chances de vender bem, fazer o que? vai ficar mais uns 4 anos sem ganhar um retoque. Já tá na hora de GM e VOLKS atualizarem seus carros, quase não tem novidades é só um adereço a mais mas a estrutura é a mesma. Evolução já!
O 1.0 mais potente é o do Corsa – 79 cv, em 8 válvulas tb.
O Gol tem 76cv o Clio tb, logo não pode ser mais potente que o Clio que tem iguais 76 (abestacido com alcool 77cv). Não dá para dizer que um é mais potente pelo fato de ser 8v. Imagine SE tivesse 16v, pois é, imagine, mas não tem. O corsa tem 79cv mas o torque é mais baixo e o motor, por ter taxa de compressão muito alta, é ruidoso e áspero. Mas a verdade e que nenhum motor de 2 valvulas por cilindro, independentemente da cilindrada, se compara ao comportamento dinâmico de um motor de 4 valvulas por cilindro. O motor tem uma curva de torque igual ao de 2v até um certo giro, depois esta curva será sempre maior, o motor vira mais livre e respira melhor. O desempenho e a maciez são inigualáveis. É uma pena que os 1.0 16v estão "fora de moda" isso se deve ao custo de produção, sai mais caro produzir um 1.0 16v do que um 1,4 8v, com o fim do incentivo por parte do governo a carros 1.0, as empresas optaram por produzir 1.4 simples que tem mais torque e sai mais barato para produzir. Mas com o aquecimento global e outros afins, paises como os da Europa estão investindo muito em motores de baixas cilindradas. Existem Peugeots e Citroens de motores 1.0 de até 3 cilindros que desenvolvem cerca de 75 a 78 cv, mas o Brasil, como sempre, está na contra-mão d resto do mundo.
Mas a verdade é que estes números são, na verdade, argumentos de venda. A diferença entre Clios, Corsas e Gols, são tão pequenas que podem ser tiradas "no braço", como se costuma dizer. E se você estiver no trânsito retomando a velocidade na mesma marcha, ganha quem começar a acelerar primeiro.
Nossa gente, nunca li uma beteira tão grande na minha vida, "8v anda mais que 16v", crianças, não é só os cavalos que contam… afe… deixa quieto…
Após pouco mais de 1 mês da minha aquisição, vou colocar aqui minhas impressões sobre o Clio:
ASPECTOS POSITIVOS:
– o torque a cima dos 2500 giros (mais ou menos, pois o carro não tem contagiros) é fantástico. Imagino que pra fazer ultrapassagens em estradas de mão dupla ele não fique devendo muita coisa para os 1.4/1.6
– a direção é levíssima! (e olha que ele vem calçado com pneus aro 14 185/60, diferente dos pneus de mobilete de palio, celta, ka, etc).
– o acabamento em si não é nenhum primor não. muito plástico como de praxe, mas realmente se comparado com os outros da categoria ele vira um acabamento de luxo. uma pena q tenhamos q nivelar as coisas por baixo.
ASPECTOS NEGATIVOS:
– não sei se por ser 16v, o torque em rotação baixa deixa a desejar, pelo menos em comparação ao Celta q eu tinha. para colocá-lo em movimento a aceleração demora muito a responder. parar num semáforo na subida então eh um drama! já tive q aprender uma manha de pisar no freio e com a lateral externa do pé dar um toquinho no acelerador pra subir o giro antes de soltar a embreagem.
– portas. o meu tem 2 portas e é preciso quase q derrubar o carro para fechá-las direito. não sei se por serem muito grandes (e como são grandes!) ou se pela borracha ser mto dura, só sei q depois desse carro minha geladeira nunca mais será a mesma.
– outra coisa relacionada ao 2 portas: a) o ajuste de inclinação eh feito através de alavanca (igual de ônibus de viagem), o q eu, particularmente, odeio. diferente do 4 portas q tem ajuste do tipo "rodinha". b) que sistema de deslocamento de bancos mais cretino! nunca vi um projeto mais burro. para facilitar o acesso aos bancos traseiros, o banco eh rebatido e ele corre para frente. ótima idéia para os passageiros, mas péssima para o motorista, pq qdo o banco volta para o lugar, ele volta num ponto "x" padrão, descartando todos os ajustes q vc fez anteriormente. ou seja, cada vez q alguém vai no banco de trás, é necessário reconfigurar os ajustes de distância/inclinação do banco dianteiro. RIDÍCULO! isso foi uma das coisas q mais me emputeceu no clio.
fazendo um balanço geral fiquei em cima do muro qto a troca do celta pro clio ter sido vantajosa. claro q um carro zero eh sempre melhor q um carro com 3 anos de uso, mas daqui 3 anos será q o clio será "melhor" q o celta? talvez se eu tivesse comprado um 4 portas eu estivesse menos incomodado…
Rodrigo, esses detalhes são mínimos, eu tenho um clio, mas já tive uno e corsa, sou feliz demais com o clio o carro realmente em baixa rotação não é tão agil, fica devendo na 1 e 2 marcha, mas só isso depois que vc coloca a 3 e deixa ela correr um pouco quando passa pra 4 ele parece um monstro, não tem quem pegue n pode crer vc vai ver, nem gol, celta e esses ai.
vc pegou um carro com acabamento melhor que os outros, motor que nem se compara, pode ter certeza, não se apegue a esses pequenos detalhes, olhe o motor, conforto ( suspenção macia), acabamento e durabilidade, vc vai ver que o clio n se degrada facilmente, digo isso pq o meu é 2002 e nãogosta de oficina, tenho ele a 2 anos, sou satisfeito, e vc será!!
RODRIGO, lembre-se você comprou um carro básico e é entre os modelos básicos de cada carro que você deve comparar sua compra, do tipo quanto vc pagou e o que veio, o acabamento em comparação a outro de mesmo preço. tenho certeza que o clioganha!!
quanto ao motor, quero frizar, em baixa rotação ele é comparado aos concorrentes, até uns 50km/h mas depois tem pra ning, a turma n acompanha!!
Mário, mas vc há de convir q um carro q essencialmente anda numa cidade como são paulo, 1ª e 2ª marchas são fundamentais!
Olá Rodrigo,
realmente acredito q vc tenha sido infeliz na decisão pelo duas portas, eu acabei de adquirir o 4 portas e foi principalmente em virtude desse sistema pitoresco do duas… Quem optar pelo duas tem de ser pq realmente utilizará os bancos traseiros muuuuuito eventualmente, pois o sistema eh precário! Sobre o motor tbm acredito ser uma questão de utilização, pra mim q pego cidade e faixa (meio a meio +ou-) achei o motor muito bom (motor q naum responde em alto giro ou quando se baixa uma marcha me dah desgosto de dirigir). E em matéria de acabamento e conforto não tem pra concorrência. Ótimo carro.
Estou muito contente com a compra do Clio campus, apesar de achar o modelo não tão bonito, acredito que vou ganhar em outros aspectos, como acabamento interno, motorização 16v e o seguro mais barato
Estava com um uno 2001, e tive muita sorte, pois, não tive problemas, só quando viajava chegava todo "duro", mas agora me parece que estou com um carro um pouco melhor nesse sentido.
Fiz várias pesquisas de preços e a compra da renault foi a mais atrativa
Também não gosto do celta (modelo feio), Ka (sem porta malas e versão 2 portas) e o uno porque o seguro mais caro e sem conforto.
Concordo com os comentários favoráveis ao clio, acabamento melhor, beleza e robustez. Estou muito tentado a comprar um, só fico na dúvida com relação a potência em baixo giro. Alguém que tenha o carro que possa me falar a respeito?
Agradeço a quem puder me ajudar.
Testei o clio campus e me surpreendi com sua potência. Já me decidi pela compra. Acho que na categoria dele nenhum outro oferece tanto pelo mesmo preço.
Bom galera, recentemente eu consultei quatro revendas de carros (Renault, Volks, Fiat e Ford)…na intenção de trocar de carro (atualmente um Ford Verona), já tive um Ka (1.3) e me arrependi de tê-lo trocado pelo Verona, o Ka era um bom carro, muito econômico e forte…pena que era muito duro e barulhento em alta rotação…
Dei uma olhada no Clio Campus, Ford Ka novo, Gol GV, Gol GIV, Fox 1.0 e Mille…
Entre preço, opcionais e atendimento (é, lido com clientes o dia inteiro portanto na hora de comprar algo eu exijo um bom atendimento) a Renault com o seu Clio está campeã!!!
Nâo gostei do acabamento da Fiat (apesar de me oferecerem muita coisa), na Volks não gostei do atendimento e nem do GIV e nem do Fox…mas o geração V é muito bem acabado, muito bonito por fora…mas o preço ficou muito acima do que eu queria, por isso optei pelo Clio Campus, me oferece muito mais por menos!
Tenho um Clio modelo RL 1.0 8v. 2000. É um excelente carro, conforto, acabamento, economia, desempenho, enfim.. a unica coisa ruim com a Renault é as peças, realmente a manutençao é um pouco salgada mesmo. Mas é outra coisa ter um Clio, não se compara com Fiesta, Celta, Cora ou KA…
Gastos como troca de oleo, filtros, pneus são normais em qualquer carro por isso nao conto com isso…
Tiver que fazer alguns reparos pequenos de mecanica, coisa que outra marca com certeza teria me gerado maior prejuizo.
Estou para trocar, talvez eu pegue um Campus ou o Sandero, e confesso que nao me arrependo de ser um carro como a maioria diz ~Feio~…
Em 2009 a Renault poderia trazer o novo modelo do Clio Europeu para o Brasil, com certeza iria ficar pequeno para os concorrentes da marca.
Comprei o meu sexta feira, com redução do IPI paguei 24.290
O carro é otimo 😀
anda bem pra um 1.0 e acho injustiça comparar com o Ka. o Ka é pra mulherada que não sabe dirigir…
O único problema do meu é o cheiro de novo :p
Fechei o meu Campus hoje, nem test-drive eu fiz. Fui pela relação custo x benefício. Vi a promoção na TV por R$ 23.290 e sai na captura do meu hoje. Consegui pegar o último (graças a Deus na cor preta) . A concessionária ainda me deu o insul-film, alarme original, tapetes e protetor do cárter. Só estou com receio com este comentário a respeito dos bancos, uma vez que comprei o modelo 2 portas. Gostaria de maiores comentários sobre isso ai. Se alguém tiver por favor poste aqui. Obrigado.
Ola a todos,
acabei de adquirir meu Clio ontem, mas para minha surpresa nao veio com o protetor de carter e nao fui avisado pelo vendedor. Absurdo! Estou brigando com eles para que instalem de graca, mas caso nao consiga, alguem tem alguma dica de onde comprar por um bom preco no Rio de Janeiro? A renault diz que o preco deles eh de R$230,00…absurdo!! Abs
Oi pessoal
Também estou em fase de pesquisa para comprar um "popular" 1.0. Felizmente existem muitos comentários e comparações na internet. Foram raros os relatos significativamente negativos sobre o clio. Compartilho esse aqui que achei bem interessante:
http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/testes/test…
Agradeço muitíssimo os comentários. MInha tendência para o clio aumentou. O próximo passo antes da decisão é mesmo um bom test-drive e uma atenção redobrada sobre o carter.
Por dois anos eu tive um clio com 4 portas,me dei muitissimo bem com este carro,mas tem sempre alguns comentários que desagradam algumas pessoas.Bem,pelo menos em minha opinião,é um excelente carro,tanto na dirigibilidade,quanto na potencia do motor,e em relação ao desempenho,ele é melhor que os já existentes porque já tive quase todos e em materia de segurança,ele é melhor ainda,pois possui um amplo chassi que da senssação de muita segurança nas curvas e retomadas.O Clio é um senhor carrinho bom de briga e macio com seus controles bem posicionados para o motorista,só faltando os botoes dos vidros serem melhor posicionados.Quanto ao conjunto:nota 10.
Olha meu filho tinha um clio ate semana passada!
nunca me deu problema e amava o carrinho (mas na época paguei um preço salgado), tive a sorte de estar dentro dele qdo bati essa semana num poste a 90,100km/h… logico que o carro deu PT, mas o carro segurou firme a cabine e sai ileso da batida!!! Com o dinheiro do seguro vou comprar outro clio p/ meu filho.. pq confio no carro!
Olá, estou procurando um segundo carro para usar no dia a dia. Estou pesquisando vários saites, blogs para verificar as opiniões dos usuários.
Parabéns ao autor deste saite pois apresenta fotos com resolução boa, que dá para ver os detalhes, coisa difícil de encontrar no saite oficial da marca.
Não fiz o test-D do clio campus ainda, mas acredito que deva ser superior ao do KA. Minha espôsa tinha um Ka modelo anterior, 1.0 com ar. Esse era um galinho, mesmo com o ar ligado. Fizemos na semana passa um test-drive com o novo KA. Que decepção… conseguiram estragar o carro. O anterior tinha design muito bom (exceto a traseira) por fora e por dentroe um motor que puxava valentemente o carrinho. O novo está uma merda(desculpe) mas é isso mesmo. O carro ficou pesado, o motor 1.0 não conseguia desempenhar a contento (respeitando a cilindrada). Foi o pior dos populares que eu já dirigi (test-drive). Sempre tenho em mente que se é para alterar um carro, em qualquer aspecto, tem que ser para melhor, e isso naão aconteceu com o novo KA. INfelizmente.
grato…
Gostei muito de encontrar um forum que trate dúvidas sobre os automoveis de maneira imparcial, longe de todo aquele "banho de marketing" que levamos a cada dia!
Adquiri esta semana um Clio e estou muito satisfeito! Fiz o Test Drive na versão mais completa do Campus, mas minha renda atual não permitia tal "luxuria", portanto, fui no mais básico que puderem imaginar! Fiquei com medo de que tipo de carro teria em minhas mãos ao entregar meu velho e bom Corsa (que ficou na família 14 bons anos!). Que surpresa positiva! Por um momento achei que tinham errado e me deram uma versão com D. Hidráulica de tão macio que o carro é! Não senti falta NENHUMA de item supracitado. O motor, comparando com meu velho corsa, é muito mais potente e tem um torque que me faz pensar que o bichinho não é 1.0, hehe… nessas horas que você percebe o que o "16V" representa.
Para quem quer comprar o carro, mas tem dúvidas se o carro presta, pode ir sem medo! Nessa faixa de preço vocês não vão achar nenhum outro que ofereça tanto!
Espero ter ajudado e me perdoem pelo texto passional.
Ola,
Boa tarde a todos,
Estou procurando um carro 0km para comprar e pensei no Clio Campus por estar com um preço muito bom …. porem gostaria de saber vale a pena com relação a manutença e preço de venda posterior, perdesse muito dinheiro ao vender um Renault Clio Campus.
Grato
Flavio Souza
Nunca peguei um clio mas tenho um ford Ka modelo novo, estou muito satisfeito com o carro e o motor responde muito bem
o preço que paguei foi 23,550 e veio com conta giros, trava e alarme
Pesquisando na internet, observo que o Clio tem realmete um ótimo custo x benefício – ainda mais com os 3 anos de garantia total, preços das revisões divulgados no site – sem falar em detalhes (li no manual do carro disponível no site da Renault) ele tem tavamento elétrico do porta-malas (versão completa) geralmente encontrato apenas em compactos 'premium' entre outros mimos, ah o seguro total também é um dos mais baixos. Tive vários modelos 'populares' de várias marcas mas nunca um Renaut, também farei o teste pensando numa futura troca, vou acompanhar um parente que talvez compre um Clio, vai depender de teste drive inclusive em outras marcas (atualmente essa pessoa tem um Classic). Até hoje apenas andei como passageiro em um Clio de um colega já ha um bom tempo, e na ocasião o carro com 4 anos e 80.000km único dono não tinha barulhos ou rangidos, e era só elogio do proprietário, sendo que a única manutenção 'extra' foi a troca da bomba d'agua que vazou. Na oportunidade me pareceu um carro muito bem acabado. Na época eu tinha um Gol zero que era só barulho nas peças plásticas.
Hoje, 22 de novembro de 2010 levei meu clio para a revisão dos 10 mil. Comprei o clio (completinho) em fevereiro/2010. Estou satisfeitíssimo. Na revisão, apenas as trocas programadas e, a meu pedido, troquei as palhetas do parabrisa dianteiro. Carro super economico, confotável, gostoso de dirigir. É o meu segundo carro. O Outro, um Fiesta Hatch 1.6 (tbém completo) 2009, hummmmmmm… baita arrependimento. Carro da Ford, NUNCA MAIS. Nem vou entar nos detalhes, pois sei que vou me estressar… A quem interessar possa… CLIO é uma ótima opção, principalmente no que diz respeito CUSTO x BENEFICIO.
Hoje vou buscar meu primeiro carro, Renault Clio Campus 0km estou ancioso pois comprei pela internet, mas pelos comenterarios que li aqui acredito que não me arrependerei, só espero que o carro venha com todos os itens de serie anunciados no site como desembaçador traseiro e pré-som (que não entendi bem o que é, se vem com alto-falantes ou não). Os comentarios aqui foram de grande valia, retornarei para dar ,minha opinião como proprietario.
abraços
@Elisandro Nunes
Prezado Elisandro, estive por curiosidade conhecendo o Clio num feirão nesse fim de semana (4 portas). O pré-som não inclui os falantes, porém a instalação é super simples, não precisa desmontar as portas, basta girar a telinha no sentido anti-horário que ela sai, aí retira-se uma proteção e parafusa o falante! Foi assim que o vendedor me mostrou na porta traseira pelo menos. Boa sorte com o novo carro!
@Elisandro Nunes
Complementando…..esse carro mesmo básico vem com desembaçador do vidro traseiro, ar quente. Fico no aguardo da sua opinião como proprietário do Clio.
Bom dia!
Agora posso postar minha avaliação do clio, como falei no post anterior comprei meu Clio pela net e só peguei ele dia 23/11. O carro superou minhas expectativas, ele parece pequene a primeira vista de fora, mas o espaço interno é otimo, confortavel para dirigir, macio, silêncioso e apesar de ser 1.0 tem força e baixo consumo de combustivel. Ja tinha dirigido o KA de uma amiga e não me arrependo de ter opitado pelo Clio o carrinho é BOM MESMO….. E o pré som o que me falaram na revenda são só os conectores tipo espera que tem no painel, alto-falantes e fiação tem que colocar.
Unica coisa que não gostei foi a regulagem dos bancos, mas isso (2 portas)quando enclinado para a entrada de passageiro ele corre no trilho também e quando retorna (não sei se eu não soube regular) fica fora da regulagem anterior.
Então pessoal, Clio por mim está recomendado a todos que desejam uma carro popular, barato e confortavel, e acima de tudo confiavel.
Abraços
Carlos!
Fiz como você falou, tirei as telinhas das portas e pra minha surpresa tinha toda a fiação pronta foi só colocar os auto falantes e conectar o radio, muito simples mesmo. Mas tem um contra o radio so funciona com a chave virada no primeiro estagio e sempre que desligo o carro desmemoriza todo o radio. No mais tudo otimo.
Abraços
@Elisandro
Elisandro, então se confirmou a pré disposição para som completa (menos os Alto-falantes)!. Não é para o rádio perder a memória ao desligar a chave. Verifique a instalação sob risco de sobrecarregar a instalação original! No conector do carro existem 2 terminais 12v (+). Um alimentado de forma permanente pela bateria (onde deve ser conectado o cabo do rádio referente a MEMÒRIA/BAT – para que não se perca as configurações de hora, sintonia etc), no outro via chave de ignição, conecta-se o cabo do rádio ref. a acessório. Dessa forma o rádio desligará junto com a chave, porém não haverá a desprogramação.Dica: Verifique o chicote do rádio, ele deve estar os os dois cabos unidos (12v BAT/memória e 12v acessório). Basta separá-los e ligar corretamente. Na dúvida procure um profissional para evitar o risco de danos!! Visto que no conector original existem outros terminais! att.
bom dia leitores do blog, aqui vai a minha experiencia com o clio campus e o novo ka,ambos modelos 2009/2010. Aqui em casa adquirimos os dois carros em 2009 e eu utilizo os dois da mesma forma: Comsumo:clio muito melhor; ruído interno:vantagem p o clio com suas rodas aro 14; estilo e beleza:Ka sem dúvida; acabamento interno: Péssimo nos dois;estabilidade:Vantagem p o Ka;desempenho: o clio ainda é mais rápido; motor: Indiscutívelmente o zetec rocam do ford Ka é superior em durabilidade; manutenção geral do carro: levíssima vantagem p o Ka.
Também adquiri um Clio Campus, agora em 2010, meio que naquela…sem grana para nada melhor e confiando na opinião de terceiros.
Devo dizer que estou admirado com o carrinho. É gostoso de dirigir, confortável para a categoria e bem econômico. Aliás, o carro convida à direção calma e sem pressa, muito legal.
Eu recomendo.
Abrs.
Bom Pessoal ja possui varios tipos de carro o ultimo que tive foi um vectra gt carro ótimo mais muito gastão. Por falta de grana resolvi pegar um clio CARRINHO muito bom peguei ele ja faz 4 meses e muito confortavel sem nem um tipo de ruidos e melhor custo beneficio que ja vi recomendo a todos que pensan em ter um abrçs.
Comprei um Ka-2010 e so tive desilusao,pois o carro e gastao faz 6km por litro de etanol,barulhento no painel acima do porta luvas e o ruido interno e muito grande.Espaço interno minusculo principalmente para o motorista pois os pedais sao muito juntos atrabalhando a dirigibilidade.Tambem o banco e muito baixa deixando a pessoa parecendo um anao.
Comprei meu clio em nov/10.
Peguei a versão completa – pretão, mas tive que pagar separado pelos acessórios. Coloquei protetor de carter e auto-falantes dianteiros (300 pila). O Rádio coloquei um pionner meu (eles não tinham com USB). Na trepidação, faz um barrulho, mas nada que incomode. Levei na concessionária para corrigirem, mas eles alegaram que como o rádio não é "original", eles "não tem o que fazer". Absurdo, era só envolver o rádio com alguma esponja que acabava o barrulho, mas como eles alegam que qualquer serviço que fizer não seja efetuado na concessionária perde a garantia, então, deixa assim.
Fora isto, cada dia que passa estou mais satisfeito. Já passei dos 5 mil km. Depois dos 4 mil, ele ficou bem mais "esperto", muito bom para 1.0.
Carro muito econômico… anda muito bem na estrada.
Pois então gente, é só o meu, ou o pré-som do Clio 4 portas não vem com a fiação para as portas traseiras???