Existem outros compactos baratos, é verdade – Uno Mille, Gol, Palio, Celta -, mas são poucas as marcas que, de fato, dizem que seus carros são feitos para o público jovem, que busca seu primeiro veículo. A Ford e a Renault seguem essa linha com o Ka e o Clio Campus. E se o primeiro chegou à linha 2010 na semana passada, o segundo veio atrás.
Ambos partem de preços quase idênticos – R$ 25 150 contra R$ 25 090 – e têm pacotes parecidos. Enquanto o Ka investe em vidros elétricos travas elétricas, o Clio responde com desembaçador traseiro. O Ford contra-ataca com conta-giros, o Renault devolve com preparação para som.
O Clio Campus oferece um diferencial que a Ford jura que não fará com o Ka, a versão com 4 portas. Mas o pequeno Renault leva imensa desvantagem na aceitação do público: ele vende apenas 10% do que o Ka (740 unidades ante 7 502 carros em julho, uma goleada).
A Renault, com certeza, precisa oferecer mais que R$ 60 de desconto para virar esse placar.