O modelo mais velho da Citroën à venda por aqui – desde 1999, sendo que logo em seguida, em 2001, se tornou nacional –, a veterana Xsara Picasso está prestes a dar adeus ao mercado nacional. De acordo com uma publicação do blog Novidades Automotivas, a minivan deixará a linha de produção da marca francesa em Porto Real (RJ) já na próxima semana. Isso seria uma espécie de estratégia interna para não canibalizar as vendas da nova C3 Picasso, apesar de que as vendas da Xsara Picasso vem caindo mensalmente. Neste primeiro trimestre foram vendidas apenas mil unidades.
Contatada, a Citroën desmente o fato e retifica que “ainda não há nenhuma previsão para o encerramento da produção do Xsara Picasso no Brasil”. Porém, isso é um daqueles papos de montadora para não atrapalhar as vendas das últimas unidades do modelo em estoque nas concessionárias, que costumam oferecer descontos nos exemplares para queimar o estoque. O modelo, de acordo com a tabela, é vendido nas versões GLX e Exclusive, sempre com motor 1.6 e câmbio manual, com preço de R$ 53.990 e R$ 55.990, respectivamente, preços bastante altos para um modelo de projeto antigo e com uma relação custo benefício não tão boa – na versão topo de linha, os airbags são opcionais, e na de entrada eles não estão se quer disponíveis.