O presidente mundial da PSA, Philippe Varin, prometeu 14 lançamentos até 2014 no Brasil, somando Peugeot e Citroën. Será que o executivo pensou também no Berlingo II? A nova geração da multivan é vendida na Europa e ignorada na América do Sul, que recebeu apenas um facelift na geração I, fabricada na Argentina. Mas não é que o Argentina Autoblog flagrou justamente o Berlingo II rodando no país?
A versão flagrada era diesel e estava acompanhado da van Jumpy, também disfarçada. Dizer que o Berlingo II será fabricado na Argentina é um tanto precipitado já que a versão reestilizada mal foi lançada, mas parece um sinal que a PSA anda enxergando a região de outra maneira.
O Berlingo e a Partner, da Peugeot, usam uma espécie de linha de montagem secundária em El Palomar, a fábrica do grupo. Na principal, são feitos os modelos da Plataforma 2 da PSA – 307/408 e C4 – que, curiosamente, é a mesma do Berlingo II. Ou seja, se trouxesse o modelo, a PSA poderia simplicar a linha de montagem, hoje limitada na versão antiga.
Se isso virar realidade, a Citroën terá de rever sua decisão de excluir o Brasil de destino do Berlingo, medida tomada na época em que Sérgio Habib ainda era presidente da marca no país. Até então, a Peugeot tinha exclusividade no mercado de comerciais leves com a Partner furgão e a Citroën, no de passageiros com o Berlingo. No ano passado, a Peugeot passou a oferecer a Partner renovada nos dois mercados.