Mais um rompimento de estilo no mercado. A Citroën apresentou a nova geração do médio C4 com importante mudanças em sua concepção. O hatch deixou o perfil curvo da carroceria para dar lugar a um formato mais retangular e convencional. O estilo também segue o adotado pela linha DS, da qual surgirá um modelo também.
Numa análise rápida, encontramos algumas semelhanças com outros carros. A lateral e a traseira nos lembraram o Subaru Impreza e os faróis com o capô recortado, o nosso Gol. Provavelmente, vocês encontrarão mais detalhes que não vimos.
Interessante os vincos na lateral que se desencontram no meio da carroceria, as rodas também têm um belo desenho. Em suma, perdeu o ar de exclusividade, mas ganhou esportividade e, o principal, um design mais global, capaz de ser aceito em mais mercados.
O interior tem sido o melhor dessa nova geração da Citroën: o painel de instrumentos mescla o analógico com o digital e tem formato envolvente. Reparem na minúscula alavanca do câmbio automático e na provável adoção do freio de estacionamento elétrico.
Agora, o maior sinal que a Citroën decidiu ousar menos é o abandono do volante com centro fixo tão falado na atual geração. No novo carro, os comandos semelhantes foram colocados mas num volante comum.