A Citroën oficializou nesta última terça-feira, 28, a linha 2013 da minivan C3 Picasso, disponível no site e nas concessionárias da marca há algum tempo. A principal novidade do novo modelo está debaixo do capô. Agora, o Citroën C3 Picasso está disponível com duas opções de propulsores: 1.5 litro flex e 1.6 litro FlexStart, que estrearam na gama da montadora francesa na nova geração do C3.
Veja também: Citroën lança série La Luna do familiar C4 Picasso
O propulsor de menor cilindrada equipará as versões de entrada do Citroën. Ele nada mais é do que uma evolução do antigo 1.4 que equipava o C3, e tem capacidade para desenvolver 93 cavalos de potência máxima, a 5.500 rpm, e 14,2 kgfm de torque máximo, a 3.000 rotações – porém, 86% do torque já está disponível a 2.000 rpm. O motor vem equipado com câmbio manual de cinco marchas.
Já o de maior cilindrada, que será encontrado nos modelos mais caros, fez sua estreia por aqui no 308, da Peugeot, e inova por dispensar o uso do reservatório de gasolina (tanquinho) do compartimento motor, não havendo a necessidade de abastecê-lo com gasolina para o auxílio na partida a frio. O propulsor 1.6 entrega 122 cv a 5.800 rpm e 16,4 kgfm de torque, sempre a 4.000 rpm, ambos máximos – 80% do torque está disponível a partir de 1.500 rpm. A transmissão é manual ou automática de quatro velocidades.
Além disso, o C3 Picasso 2013 traz novidades no interior, no visual externo e na lista de equipamentos. Agora, o painel conta com aplicação de Tungstênio (química metal de cor cinza quase negra, utilizado na fabricação de filamentos de lâmpadas incandescentes), e quadro de instrumentos na cor branca. Além disso, as rodas de liga-leve receberam novo desenho, parecido com as do novo C3. Nas variantes GL e GLX, há aplicação em plástico nas laterais das portas e no console central.
De série, a versão de entrada GL e a intermediária GLX passam ainda a ter airbag duplo e ABS com EBD de série. Na gama de cores, a novidade é a cor Rouge Rubi (vermelho). A garantia é de 3 anos e garantia anticorrosão perfurativa de 12 anos. Confira abaixo os preços e equipamentos do Citroën C3 Picasso:
GL – (R$ 45.600) – A versão de entrada conta com equipamentos de série como sistema de freios com ABS + EBD, air bag duplo (frontal), direção assistida, ar condicionado, pneus 195/60 R15, para-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores externos com acionamento elétrico, chave com comando de abertura das portas, aviso de não utilização do cinto de segurança do motorista, programação de travamento automático das portas com o veículo em movimento e porta-malas com travamento elétrico, bancos traseiros rebatíveis 1/3 e 2/3, porta-luvas refrigerado e com iluminação, tomada 12V dianteira, entre outros. Como opcional oferece pintura metálica.
GLX BVM (Manual) – (R$ 48.500) – Além dos equipamentos presentes na versão GL, possui de série rodas de liga leve com pneus 195/55 R16, maçanetas externas das portas prata ou na cor do veículo, retrovisores exteriores na cor do veículo, vidro dianteiro para condutor com dispositivo “um toque” e antiesmagamento, vidros traseiros elétricos, faróis de neblina dianteiros, regulagem de altura do banco do motorista; Rádio/CD Player com comando no volante, MP3 e entrada para iPod; mesas “tipo aviação” para os bancos traseiros, banco do motorista com regulagem manual de altura, bancos dianteiros com bolsa porta-revista, indicador de temperatura externa no rádio, travamento elétrico para vidros traseiros no painel, entre outros. Como opcional oferece pintura metálica.
GLX BVA (Automático) – (R$ 53.500) – Além dos equipamentos presentes na versão GLX Manual, possui de série motor VTi 120 Flex Start, câmbio automático sequencial e acendimento automático do pisca alerta em caso de frenagem de urgência. Como opcional oferece pintura metálica.
Exclusive BVM (Manual) – (R$ 55.500) – e Exclusive BVA (Automático) – (R$ 58.900) – Além dos equipamentos presentes na versão GLX BVA, possui de série ar condicionado digital, revestimento dos bancos em couro/3D, Rádio Pioneer for Citroën com kit viva voz Bluetooth®, uma entrada USB + iPod, piloto automático e limitador de velocidade, volante revestido em couro e com detalhes cromados, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, para-brisa com sensor de chuva, apoio de braço central dianteiro (2), alarme, manopla do câmbio esportivo ZAMAC, retrovisores exteriores cromados, entre outros. Como opcionais a versão oferece pintura metálica, air bags de tórax laterais dianteiros e sistema de navegação MyWay com tela colorida de 7”.