A Citroën confirmou através de uma nota enviada à imprensa ontem (sexta-feira, 27 de abril) o fim de linha da Xsara Picasso na fábrica do grupo PSA Peugeot-Citroën em Porto Real, no Rio de Janeiro. O modelo, integrante do portfólio da marca francesa no mercado nacional desde 1999 e produzido em terras brasileiras desde 2001, teve mais de 106 mil unidades fabricadas por aqui ao longo deste período.
Ao decorrer de sua “vida” no mercado brasileiro, a Citroën Xsara Picasso ganhou apenas uma pequena reestilização no ano de 2007 e teve sete séries especiais lançadas. O automóvel era oferecido com duas motorizações: uma com um bloco 1.6 litro 16V de 113 cv e outra com um motor 2.0 litros 16V de 138 cv de potência (antes de 2004, o propulsor entregava apenas 118 cv).
O substituto da Xsara Picasso será o C3 Picasso, irmão gêmeo do AirCross (mas sem os penduricalhos aventureiros), lançado pela Citroën no Brasil em maio do ano. O monovolume é oferecido somente com propulsor 1.6 litro, com preços de R$ 46.560 para o modelo GL, R$ 52.435 para o GLX e R$ 60.249 para o Exclusive. Estes dois últimos podem receber ainda câmbio automático, que eleva seus preços em R$ 57.194 e R$ 64.095, respectivamente.