O Citroën Jumpy é um veículo utilitário leve desenvolvido para atender aos mais diversos tipos de públicos, incluindo empreendedores de serviços, e-commerce, delivery e logística, e aqueles que precisam de um veículo para tarefas pesadas, como os trabalhadores da construção civil. O preço é a partir de R$ 158.730 (jan/23).
O Jumpy possui uma plataforma modular que otimiza o seu desempenho, conforto e segurança em relação aos outros modelos do segmento. Ele é capaz de transportar materiais de até 4 metros de comprimento com o Moduwork e possui uma “mesa-escrivaninha” orientável embutida no banco central, transformando-o em um escritório móvel. Além disso, o Jumpy tem uma carga útil de 1.500 kg, um PBT total de 3.219 kg e um compartimento de carga de 6,1 m³ (que pode chegar a 6,6 m³ com o Moduwork).
Ele também possui portas traseiras com abertura de 180 graus, uma porta lateral deslizante de 935 mm, um interior acolhedor com 60 litros de porta-objetos.
Moderno e desenvolvido para as necessidades do universo do trabalho, o Citroën Jumpy reúne os seguintes atributos:
- Design com linhas robustas, fluidas e modernas. Um estilo cheio de caráter, ao mesmo tempo enérgico e reconfortante;
- Modularidade inédita no segmento com o Moduwork, que possibilita o transporte de materiais de 4 metros de comprimento sobre o assoalho plano. O mecanismo amplia o espaço interno ao levantar o assento do passageiro contra a divisória existente entre a cabine e o compartimento de carga;
- “Mesa-escrivaninha” orientável embutida no banco central, que transforma o Jumpy em um verdadeiro escritório móvel;
- Arquitetura eficiente, adaptada a todas as necessidades e a serviço da funcionalidade, da praticidade e da ergonomia. A plataforma modular EMP2 reforçada assegura uma carga útil de 1.500 kg e um PBT total de 3. 219 kg, além de um compartimento de carga de 6,1 m³ (que pode chegar a até 6,6 m3 com o Moduwork);
- Compacidade de carroceria, com 5.309 mm de comprimento, 2.204 mm de largura e distância entre-eixos de 3.275 mm. A altura, de 1,93 m, permite o acesso a garagens subterrâneas, como estacionamentos de shoppings, aeroportos, estacionamentos privativos etc.;
- Portas traseiras com abertura de até 180o, que facilitam o carregamento e os movimentos ao redor do veículo;
- Porta lateral deslizante com 935 mm, que permite acesso fácil ao compartimento de carga, assim como a colocação de materiais por meio de empilhadeiras;
- Interior acolhedor, com posição de dirigir sobrelevada e relaxante, que proporciona conforto e bem-estar;
- Variedade de porta-objetos no interior: são 60 litros de volume disponível;
- Tratamento acústico de alto nível associado a um conforto de rodagem otimizado;
- Capacidade de transporte de três pessoas com todo conforto e segurança;
- Tecnologias que tornam a vida mais fácil e segura, tais como ESP (Controle de Estabilidade), Hill Assist (Assistente de partida em rampas), limitador e regulador de velocidade, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisor com ajuste elétrico, banco do motorista com regulagem de altura etc.;
- Motor 1.6 Turbo Diesel BlueHDi, que alia alto desempenho, baixo consumo de combustível e baixos índices de emissões. Ele gera potência máxima de 115 cv a 3.500 rpm e torque máximo de 30 kgfm a 1.750 rpm, transformando o Citroën Jumpy em um modelo ágil, seguro e muito agradável de dirigir tanto na estrada quanto na cidade. Este motor, o mais econômico de sua categoria, assegura grande autonomia ao modelo (até 820 km em ciclo misto).
- Uma base mecânica moderna e robusta: uma caixa de câmbio manual de seis marchas, um conjunto de suspensões adaptado à realidade brasileira, uma direção precisa e progressiva;
- Muitas possibilidades de transformações da carroceria para atender às necessidades de todos os tipos de negócio, como os segmentos de logística, food truck, medical service (ambulância e remoções), acessibilidade, escolar, PET etc.
UM CARÁTER ENÉRGICO DO JUMPY
O Citroën Jumpy traz um design oriundo do universo dos veículos de passeio e do mundo dos SUVs. Seu estilo é fluido e, com seus volumes, transmite a ideia de segurança e de robustez. Na parte da frente, ele apresenta um capô curto, tratado na horizontal e sustentado por faróis largos posicionados em altura, que lhe dão a impressão de dominar a estrada.
Na grade dianteira encontra-se a assinatura da marca, que se projeta de um lado ao outro dos Chevrons até o interior dos faróis. A frente também se caracteriza pelo amplo para-choque que integra as grades de entrada de ar pretas, que contrastam e enaltecem o estilo robusto do modelo, assim como as luzes diurnas de segurança – Day Running Light (DRL).
A visão lateral do Novo Jumpy, com sua larga porta lateral corrediça, realça um volume interior generoso e sugere muitas possibilidades de arranjos e de transformações.
UMA NOVA PLATAFORMA MODULAR EFICIENTE
O Jumpy tira proveito de uma plataforma modular de última geração, a EMP2, concebida especificamente para ele. Esta plataforma se beneficia de uma estrutura reforçada que recebe um conjunto de suspensões dianteira e traseira específicas. Ela suporta assim, uma carga útil de até 1.500 kg. Além disso, permite ter dimensões externas compactas, mantendo volumes de carregamento que vão até 6,6 m3 com o Moduwork.
ADAPTADO PARA TODAS AS UTILIZAÇÕES
O Citroën Jumpy é o parceiro ideal para profissionais que procuram uma ferramenta que simplifica suas vidas diárias. Astucioso, moderno e funcional, dispõe de:
- Moduwork: graças à sua divisória específica e à modularidade do assento do passageiro na posição levantada, ele libera um assoalho plano. Acompanhado por uma rede antideslizamento posicionada do lado do assento do motorista, o Moduwork permite prolongar o comprimento de carregamento em 1,16 m. Ele também permite transformar o espaço interno do Novo Jumpy em um verdadeiro escritório móvel, abaixando o apoio de braço central, que oferece uma mesinha giratória com uma fita elástica e aderente, para manter objetos (PC, tablet etc.);
- Ampla porta lateral deslizante. Com 935 mm, permite acesso fácil ao compartimento de carga e o carregamento por meio de empilhadeiras;
- Portas traseiras com abertura até 180o: elas facilitam a colocação de materiais no compartimento de carga e os movimentos ao redor do veículo;
- Muitos porta-trecos distribuídos no espaço interno (até 60 litros de espaço disponível), com um porta-luvas inferior dotado de tomadas 12V, um grande espaço para guardar objetos debaixo do assento do passageiro (que comporta sapatos e um capacete de canteiro de obras), porta-copos de cada lado do painel de bordo e dois grandes porta-objetos de porta que podem acomodar uma garrafa de 1,5 litros.
Um interior acolhedor
O interior do Citroën Jumpy é oriundo do universo dos veículos de passeio, sendo adaptado a um uso profissional para que cada deslocamento seja eficaz e feito em toda segurança. Seu painel de bordo ligeiramente sobrelevado proporciona uma sensação de confiança. Associado a uma posição de direção alta e relaxante, ele permite dominar ainda mais a estrada, permitindo ao motorista ter tudo ao alcance das mãos e do olhar. A confecção dos assentos também foi pensada para garantir o conforto dos ocupantes durante as atividades diárias.
Um conforto de rodagem otimizado
Qualquer que seja o estado das estradas, o Citroën Jumpy oferece um conforto de rodagem de altíssimo nível, graças a suspensões reforçadas que lhe conferem uma boa precisão de direção, grande estabilidade e segurança.
O conjunto de suspensões foi desenvolvido com exclusividade para o mercado regional, com leis de amortecimento específicas e adequadas à realidade brasileira (passagem de lombadas, valetas, buracos etc.). O carro também é 10 mm mais alto em relação ao produto europeu, fato que, somado aos bons ângulos de ataque e saída, facilitam a rodagem nas grandes cidades brasileiras.
O Jumpy apresenta uma suspensão dianteira independente, tipo Pseudo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Já a traseira é independente, com braço triangular, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
TECNOLOGIAS DE AJUDA À CONDUÇÃO E A SERVIÇO DA SEGURANÇA
O Jumpy traz uma série de tecnologias para uma direção cada vez mais segura e serena. Ele é equipado com:
- Limitador e Regulador de velocidade: permite ao motorista selecionar e manter uma velocidade máxima de condução.
- ESP – Controle de estabilidade (com botão de controle no painel): atua diretamente nas rodas quando os sensores indicam possibilidade de desvio da trajetória do veículo;
- Hill Assist – Assistente de partidas em rampas: mantém o veículo parado por alguns segundos em ladeiras para facilitar a saída. Dispensa o uso do freio de mão para mover o carro em aclives, mesmo quando o Jumpy está carregado;
- Coffee Cup Alert – Indicador de fadiga: este sistema emite um alerta ao motorista após duas horas ininterruptas de condução a uma velocidade média de 65 km/h. Caso o motorista não faça uma pausa e siga dirigindo por mais uma hora, um segundo aviso é enviado através do computador de bordo;
- Day running light (DRL) – Luz diurna de segurança: que aumenta a visibilidade e a segurança do modelo durante o dia;
- GSI – Indicador de troca de marcha: que indica o momento ideal para a troca de marcha, sempre buscando a redução do consumo de combustível;
- Sistema de freios com ABS e duplo airbag: completando o pacote de segurança ativa e passiva do modelo.
O Citroën Jumpy vem equipado com o motor 1.6 Turbo Diesel BlueHDi, que pertence à nova geração de motores propostos pela Citroën, aliando alto desempenho, economia de combustível e redução drástica das emissões de poluentes. Ele desenvolve 115 cv a 3.500 rpm e torque de 30 kgfm a 1.750 rpm, e traz como principais destaques tecnológicos:
- Ser produzido 100% em alumínio (cabeçote, bloco e cárter);
- Sistema BlueHDi: a tecnologia que elimina até 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 99,9% das partículas;
- Coletor de admissão integrado ao cabeçote, permitindo melhor distribuição do fluxo de ar para a câmara de combustão;
- Turbina de geometria variável com função overbooster (automática) e intercooler;
- Sistema de pré-aquecimento do ar de admissão com menor consumo de energia, o que permite partidas a frio mais rápidas (tensão de alimentação 5 V);
- Bomba injetora de alta pressão, compacta e monocilíndrica, trazendo maior eficiência e robustez;
- Taxa de compressão mais baixa para um motor a diesel, contribuindo para a diminuição de resíduos no motor e menor emissão de poluentes;
- Ser equipado com uma correia dentada de longa duração;
- Bomba de óleo variável;
- EGR – Sistema de Recirculação de gases do escapamento): um sistema complementar de redução de NOx.
Com uma curva de torque bastante plana, o motor 1.6 Turbo Diesel BlueHDi trabalha a maior parte do tempo na sua faixa de eficiência máxima. Apresenta desta forma, mais economia e melhor rendimento, com menor necessidade de trocas de marchas, retomadas mais ágeis e força para qualquer situação, mesmo totalmente carregado. Com cilindrada reduzida, propulsor é um representante do conceito de “downsizing” – ou seja, motores de alta tecnologia, mais compactos, com menor capacidade cúbica e que atingem alto desempenho (equivalente ao de motores maiores) com mais economia de combustível e menor índice de emissões. O baixo consumo do Citroën Jumpy e o tanque de combustível de 69 litros asseguram grande autonomia, diminuindo as necessidades de paradas para abastecimento.
A caixa de câmbio manual (ML6C), de seis velocidades, foi desenvolvida para atender às expectativas do consumidor brasileiro, oferecendo uma condução mais dinâmica e precisa. Para isso, teve uma redução de 6% em seu diferencial se comparada à do Jumpy europeu.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Um Jumpy completo
Bem equipado, o Citroën Jumpy chega ao mercado em duas versões: Jumpy Furgão e Jumpy Furgão Pack. A versão base traz de série direção eletrohidráulica, computador de bordo, roda de aço 215/65 R16 com estepe homogêneo, volante com regulagem de altura e profundidade, duplo airbag (com proteção para os três ocupantes), freios ABS, ESP, Hill Assist, limitador e regulador de velocidade, GSI – Indicador de troca de marcha, rádio FM/AM/MP3, vidros e travas elétricas,tTomada 12V, separador de carga, banco do motorista com regulagem de altura, protetor de cárter, entre outros.
O Jumpy Furgão Pack soma aos itens da versão base: Moduwork, ar-condicionado, retrovisores elétricos, travamento seletivo do compartimento de carga, vidros com função “one touch”, tomada 12V no compartimento de carga, faróis de neblina, entre outros.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.