O leitor Beto Mansur havia nos informado sobre o lançamento do C5 na sexta-feira. Segundo ele, a nova geração do Citroën estaria disponível para test-drive desde ontem, segunda. Ligamos para concessionárias e para a própria assessoria de imprensa da marca, mas eles negaram. Pois o Beto estava certo: o C5 foi lançado hoje no Rio de Janeiro, de uma maneira diferente.
O evento escolhido para o anúncio foi a exposição “Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias”, no Centro Cultural Banco do Brasil, que acontece entre hoje e 19 de julho. A Citroën pretende seguir um roteiro mais exclusivo para o carro, que será vendido apenas na versão 2.0 16V, de 143 cv e nos modelos sedã e Tourer (perua).
Os preços são os seguintes: R$ 103 500 para o sedã e R$ 112 500 para a perua. Ou seja, mais caros que outros concorrentes, sobretudo os que vêm do México e Coréia do Sul (Fusion e Azera). Mas a Citroën quer compensar essa desvantagem com muita tecnologia.
Começa com a suspensão Hydractive III+ e passa pelo sistema de ajuda à baliza, além dos nove airbags de série. Mas há mais itens como o freio de estacionamento elétrico que segura o carro em aclives e declives, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, farós bi-xenon, Bluetooth e grande espaço interno.
Apenas o conjunto motopropulsor permanece praticamente o mesmo de antes. O motor é o conhecido 2.0 16V que equipa outros carros da marca, moderno, sim, mas a transmissão, essa poderia ter sido trocada. Continua com apenas 4 velocidades numa era em que os câmbios automáticos já oferecem muito mais trocas e com maior suavidade.
O C5 está chegando à algumas concessionárias da Citroën para test-drive, mas a marca não revelou qual a expectativa de vendas.