Um bom vendedor transforma defeito em vantagem, dizem alguns. Não é difícil encontrar esse tipo de situação no mercado automotivo. Veja o caso da Citroën: segundo o release distribuído esta semana, graças à desvalorização do euro frente ao real, a marca decidiu repassar a redução no custo do C4 VTR, importado da França, para seus clientes. São 8,5% a menos no preço, que caiu de R$ 69 325 para R$ 63 500.
Lendo assim, parece perfeito. Ocorre que se vocês tivessem ido a uma concessionária Citroën há alguns meses, já poderiam comprar o C4 VTR por esse valor ou menos.
Segundo um concessionário consultado, a marca francesa teria um acordo com seus distribuidores que garante à eles a compra com desconto dos veículos cedidos caso o modelo encalhe determinado tempo no pátio da loja. Com isso, o carro é emplacado no nome da concessionária, que o vende como 0 km e com o emplacamento grátis.
Como os modelos que entram no desconto, obviamente estão encalhados, o desconto é natural, sobretudo os importados, já que não há como manter um estoque deles por muito tempo. Veja que o C4 VTR se enquadra nisso já que suas vendas, prometidas pela marca no lançamento na casa das 200 ou mais unidades, mal chegam a 100 carros por mês:
Janeiro – 42
Fevereiro – 31
Março – 155
Abril – 108
Maio – 78
Junho – 100