Se apenas o moderno motor 1.6 THP não foi suficiente para roubar parte das vendas dos líderes Corolla e Civic, o Citroën C4 Lounge THP agora é bicombustível, novidade que foi apresentada ao público há cerca de um mês no Salão do Automóvel de São Paulo. O novo modelo chega para ocupar o lugar da versão movida apenas a gasolina e está disponível em duas versões, a Tendance, a partir de R$ 78.790, e a topo de linha Exclusive, que começa em R$ 85.490.
O novo THP Flex é o primeiro motor com injeção direta turbo flex do segmento de sedãs médios e também do Grupo PSA. A “Operação THP Flex”, como foi chamada pelos técnicos, envolveu diretamente 35 profissionais e consumiu 36 meses de trabalho, com 40 carros de teste, rodando mais de 600.000 km sob inúmeros ensaios e testes, como de partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras.
O propulsor recebeu diversas modificações para passar a beber etanol. Entre elas, está o remapeamento da central de gerenciamento eletrônico do motor, nova calibragem, bomba de alta pressão de 200 bar, taxa de compressão alterada de 10,5:1 para 10,2:1, novo sensor de etanol e bomba de combustível pilotada (que se adapta às condições de utilização do motor).
Há ainda adequações de componentes como cabeçote, válvulas, sedes de admissão e escape, pistões, anéis, bronzinas, tubulações, etc, vela de ignição com índice térmico adaptado ao motor flex, reforço dos mancais no eixo do turbo, nova cartografia do pedal de aceleração, entre outros.
Com isso, o Citroën C4 Lounge THP Flex agora entrega 173 cavalos de potência com etanol e 166 cv com gasolina. O torque, porém, foi mantido a 24,5 kgfm, a partir de 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.
A transmissão também passou por mudanças, batizada de AT6 III. Segundo a Citroën, o câmbio do sedã médio está mais compacto e leve, com trocas suaves e rápida. A relação de transmissão foi alongada em 11% e há agora um novo conversor de torque, com aperfeiçoamentos a favor de uma maior economia de combustível.
Além da relação mais longa, o câmbio passou a ter a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando o câmbio está na posição Drive. Essa função, além do conforto nos grandes congestionamentos, também reduz o consumo de combustível”, afirma Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Os equipamentos continuam os mesmos. O C4 Lounge THP Exclusive oferece rádio GPS MyWay, sistema de áudio HIFI de alta qualidade sonora com espacialização ARKAMYS, Bluetooth e sistema hands-free, painel personalizável, abertura das portas e partida do motor sem chave, câmera de ré, teto solar, seis airbags, controle de estabilidade, freios ABS, bancos em couro, entre outros.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.