Não só em outras situações da vida o “estar no lugar certo na hora certa” vale. No setor automobilístico a regra surge a toda hora. E como. Lembro do lançamento do Corsa II, em 2002. Foi o último compacto que a Chevrolet trouxe em linha com a Europa, mas chegou tarde, três anos depois do continente europeu. Mesmo com um tapa no visual, o modelo não agradou porque se comparado ao Fiesta perdia em design e espaço interno, embora fosse um carro melhor em vários aspectos.
Tanta enrolação para dizer que o C4 hatch é outro desses modelos que chegou tarde. Enquanto o C4 Pallas teve um bom período de vendas, a versão hatch, embora mais antiga, demorou para desembarcar por aqui. Nesse meio tempo, o visual então ousado, o nível de equipamentos e o famoso volante de cubo fixo perderam o ar de novidade.
Para piorar, um certo i30, vindo da Coreia sem motor flex, chegou ao país encantando os órfãos fãs de hatches, que estavam cansados de só ver novidade para valer nos sedãs.
Agora a Citroën tenta, digamos espremer mais um pouco da laranja para ver se ainda saem algumas gotas. Lançou a linha 2011 do modelo ressaltando seu pacote rico em equipamentos e acrescentando alguns itens como faróis de xenônio direcionais, controle de estabilidade e tração e espelhos rebatíveis na versão automática. Tudo isso para o Exclusive que agora recebeu o sobrenome Sport.
O GLX segue melhorado também, mas somente na versão automática e motor 2.0 – o 1.6 ficou com o câmbio manual. Anúncios na TV, revistas e internet vão relembrar os consumidores dos seus dotes, mas a verdade é que no nosso mercado é raro um modelo ter uma segunda chance – com a mesma geração.
C4 1.6 (110/113 cv) GLX manual: R$ 53 400
C4 2.0 (143/151 cv) GLX automático: R$ 62 000
C4 2.0 Exclusive Sport manual: R$ 60 900
C4 2.0 Exclusive Sport automático: R$ 69 990
Bem lembrado o que foi escrito sobre o corsa, pois, se a gm tivesse feito o papel certo, que seria colocar a frente do opel no carro que foi fabricado aqui, certamente a história seria outra, e não precisaria tira-lo de linha ano que vem assim como a montana, mas como se trata de GMB, pode-se esperar de tudo, menos ideias geniais, o resultado está ai, só e líder com os jurassicos e famigerados classic e S-10, agora falando do C4, é mais um capítulo de estratégias infeliz dos diretores de produtos de montadoras, 1º fazem besteira, e depois tentam (mais uma vez) enganar o consumidor com estratégias desesperadoras!!! isso pq o cara fez " faculdade" para entrar na fabrica.
O GLX 1.6 vem com rodas agora, confere?
Pra dar certo a citroen tem que repetir no C4 a estrategia que está fazendo com que as vendas do c3 se mantenham boas, BAIXAR O PREÇO!
49.900 no modelo 1.6!
é incrivel como esse carro envelheceu rápido, particularmente não gosto dos citroen, esse cambio AT horrivel acaba com eles…o preço ainda tá bem alto né? se quer vender tem que ficar tão barato quanto 307 pelo menos!!!
Pois é luiz, esse c4 já chegou aqui desatualizado, visto que o c4 tinha uma pequena reestilização lá fora. Agora depois que foi revelado o novo aí o nosso ficou mais desatualizado ainda, apesar que eu gosto e acho que o carro tem o seu charme. Mas uma das coisas que eu mais noto nesses novos modelos é o vinco lateral, acho que o fato do C4 não ter esses traços faz com que ele fique mais 'velhinho' mesmo, assim como o nosso C3 não tem. Em relação ao 307 acredito que o preço mais baixo é por causa que o 308 está proximo, por sinal o 308 é outro modelo que vai envelhecer rápido.
Outra coisa, gostei da sinceridade do blogueiro, mesmo fazendo a propaganda do c4 disse o que pensa.
O C4 sempre foi um belo carro, com inovações que só a Citroen poderia trazer. Aqui no Brasil, infelizmente, temos preços altos e manutenção cara. É um bom carro, ao contrário do C3 denorex – podem esperar, o carro mentiroso irá vender muito mais: esse é o nosso mercado – o consumidor daqui compra ilusões.
Ainda bem que tenho minha consciencia tranquila, aderi ao protesto do blog e n vou mais comprar carros zero enquanto existirem esses precos absurdos.
C4 hatch, Vectra GT, Focus 2ª geração – todos lançados com uns 4 anos de defasagem em relação à Europa. Agora vem mais um: o Fiat Bravo, que está demorando tanto pra chegar que quando for lançado aqui já pegará a reestilização de meia-vida do modelo europeu. Alguma dúvida de que terá o mesmo destino dos citados acima?
R$69990,00 . só um sem noção,ja que vai queima essa grana , compra um Corolla ou Civic , sem comparação….Os nego viaja na maionese , o pior que tem mané que compra…..
o C4 é mais carro que o i30, mas há o Focus que é melhor que todos mas é pelado em equipamentos (i30 e C4 dão show nas suas versões completas).
A questão é cair na moda. No Brasil funciona assim, vide os Hyundais. Não tenho certeza que a moda de Hyundai vai durar muito.
O C4 teve seu auge quando o Pallas surgiu como o maior sedan medio disponível. É uma barca, mas aí veio o Fusion que é bem mais carro…
@Luiz
@Luiz
Luiz, tb acho bem caro!
Mas Civic e Torolla são sedans, estamos falando dos hatchs médios aqui…
Caro e defasado, em relação ao europeu,além de ter muita desvalorização na revenda.Apesar disso tudo tem seu público e deve vender,embora emnos que seus concorrentes.
Vai continuar vendendo pouco, apesar de ser desatualizado em estilo, creio eu que ele seja mais carro que Astra e Golf 4,5 juntos, mais e brasileiros olham detalhes como este? a unica explicação é que brasileiro tem probleminha, e por isso as montadoras e o governo vão continuar sentando o sarafo na gente, imposto e mais imposto, enquanto isso, eles vão pro paraguai com a sogra comprar bugiganga, imagine com o dinheiro de quem …
Brasil uma verdadeira vergonha mundial … " agente explode tudo e eles ainda oferecem um macaquinho pra gente levar " af af af …
@Leandro Pi
Mais um motivo para comprar um Civic ou Corolla ,ser 3 volumes,pesam bem daqui dois anos quanto vale um c4 Hatch e quanto vale um Civic ou Corolla.O que é isso? Esse carro não vale 70.000, nunca ,mesmo recheado de opcionais,que depois da garantia são vedadeiros micos.Imagina vc com problemas no controle de estabiladade daqui alguns anos…rsrsr
@luiz
Concordo que os japas tem valor de revenda insuperáveis, mas eu nunca deixaria de comprar um carro completo com medo dos opcionais modernos quebrarem. Isso é ser retrógrado, avesso as tecnologias.
Agora deixar de comprar um Citroen por receio da revenda, faz sentido pra muitos, embora não para mim, que vejo carro com paixão e não como meio de transporte.
E nisso o C4 ganha dos rivais. Mas que não vale 70 chinelos, isso não vale mesmoooo!!! Mas até aí o Civic LXPeladaço tb não vale…
abs
@Leandro Pi
O C4 Europeu é show – esse daqui, mesmo com opcionais modernos, parece do século passado… Uma pena a Citroen tratando o consumidor brasileiro como as demais montadoras fazem, com modelos ultrapassados e antiquados.
O samba é um pouco pior que o refrão – na verdade, a linha de carroças vai estar completa: A velha picasso, e os C3 e C4 requentados, a mesma estratégia da PSA com o "207" – ninguém merece… Civic e Corolla pé-de-boi não ficam p/ trás em passar a perna no consumidor.
Sem comprar carros zero durante um mês – divulguem!
carro usado nenhum tem valor na revenda, seja japones, coreano, francês piorou…
Na hora do vamo vê, ninguém valoriza nada, a Honda não valoriza o dela, a Toyota muito menos, a Citrouim piorou então, Pegeot nem se diga, venderam por 71 paus o 307 sedan top agora 2 anos depois nem pagam 35 nele.
Pessoal, já tive VW, GM, Honda… fiz test-drive em todos hatches médios do mercado e todos possuem vantagens e desvantagens – existe também muito a questão de gostar da marca etc, etc. Conheço muita gente que não confia na Fiat e na Ford que tem bons carros. Resumindo, optei pelo C4 2.0 GLX Aut 2011 e estou achando o carro fantástico, muito silencioso, confortável, excelente som original com usb, bluetooth e streaming, o conjunto eletrônico além dos vários mimos. Completei 2.000km e nada a reclamar e somente elogios. Fala-se muito do i30, que pode ser interessante, porém, o carro não é flex, o comprador fica refém do grupo CAOA na qual já ouvi N reclamações de amigos que possuem i30 que inclusive que ficaram com o carro parado na concessionária por mais de 20/30 dias por falta de peça. Além do marketing apelativo que não me agrada. Anyway, gosto é gosto. Quanto a desvalorização, quem disse que carro é investimento ? Na Europa todos carros desvalorizam muito e essa é a tendência para o Brasil – se a desvalorização é um problema sugiro a compra de um carro popular básico pelado. Finalizando, com o que temos de opções desatualizadas no Brasil, continuo achando que o C4 é a melhor opção.