Nova versão do hatch compacto, o Citroën C3 Urban Trail chega com preço de R$ 62.090. Concebido no Centro de Estilo do Groupe PSA na América Latina, a nova versão é inspirada no show car C3 City Rider, modelo que obteve destaque no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2016.
O Citroën C3 Urban Trail traz uma série de elementos exclusivos, como o teto preto, novas molduras de para-lama, as exclusivas rodas em liga leve de 16 polegadas Loti e a presença do monograma Urban Trail nas laterais externas da carroceria e bordado nos bancos dianteiros. Além disso, a nova versão traz proteções tipo Airbump, especialmente criadas para trazer mais identidade ao hatch, protegendo com inteligência a carroceria dos pequenos choques urbanos.
O Citroën C3 Urban Trail vem equipado com motorização 1.6 litro Vti 120 Flex Start, que gera 118 cv a 5.750 rpm e um torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 rpm (números com etanol), sempre associado a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas.
Este motor será sempre associado a moderna caixa automática sequencial de 6 marchas (EAT6). Produzida pela líder mundial em caixas de câmbio, a empresa japonesa AISIN AW, é a mesma utilizada nos modelos C4 Lounge e Novo C4 Picasso. Dotada de um sistema de controle hidráulico de alta precisão, ela permite passagens de marcha suaves, sem solavancos ou perda de potência. Suas principais características técnicas são:
- Apresentar um conversor de torque com inércia reduzida e um longo amortecedor (damper) para filtragem dos ruídos provenientes do motor;
- Possui uma estrutura eletrônica compacta: o calculador motor é montado na própria caixa, integrando diretamente a função de seleção de marchas;
- Contar com um sistema de arrefecimento mais eficaz e robusto para assegurar um perfeito funcionamento nas severas condições de rodagem e temperaturas da América Latina;
- A possibilidade de trocas sequenciais: Além do mecanismo automático, a caixa integra a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades sequencial. O modo “manual” ou “sequencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio para à esquerda. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é descendente (engatam-se marchas mais baixas). Esta mudança é feita de maneira simples e rápida. O comando sequencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.
A ampla oferta de itens de série torna a nova versão bastante completa. Ela sai das concessionárias Citroën equipada com direção elétrica, ar condicionado automático digital, central multimídia touchscreen de 7 polegadas com espelhamento de Smartphone, luz diurna de LED, entre outros.
Produzido pelo Groupe PSA no Polo Industrial Brasil, em Porto Real (RJ), o Citroën C3 Urban Trail é oferecido em quatro cores: Prata Aluminium, Cinza Graffito, Branco Banquise e Vermelho Rubi.
As novas rodas em liga leve 16 polegadas Loti garantem aspecto esportivo e diferenciado ao modelo. Além disso, os pneus 195/55 R16 Fuel Saver combinam excelente comportamento na estrada com altos níveis de conforto e segurança em todos os tipos de superfície.
O habitáculo do Citroën C3 Urban Trail possui acabamento elegante e diversos equipamentos para proporcionar máximo conforto aos ocupantes, como a central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas. Os bancos dianteiros também recebem o logotipo bordado Urban Trail, trazendo maior requinte e exclusividade ao interior.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Por meio de uma prática tela tátil de 7 polegadas, pode-se manipular todos os recursos de áudio e conectividade oferecidos pela central multimídia: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photoviewer) e entrada AUX (auxiliar).
O sistema oferece diversos recursos, tais como:
- MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay);
- Espelhamento da tela do Smartphone na tela da central multimídia;
- Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;
- USB 2.0 input;
- Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;
- Ar-condicionado automático digital.
O “mirroring”, ou espelhamento de tela, é uma função que permite a exibição da tela de seu smartphone na tela do veículo. Na Citroën, esta funcionalidade chama-se “MirrorScreen”. O MirrorScreen apresenta as seguintes vantagens:
- Integração e modernidade: respeito ao estilo pela duplicação do smartphone sobre a tela de 7”;
- Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, aplicações disponíveis certificadas para uma utilização compatível da condução, com dois níveis de informação, conforme o veículo se movimenta;
- Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7 polegadas;
- Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para o sistema Androide e CarPlay para Apple;
- Controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.
Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio de uma simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta. Permite por exemplo:
- Realizar chamadas;
- Escolher e reproduzir músicas;
- Ler e ditar mensagens de texto;
- Utilizar mapas para obtenção de itinerário;
- Ler notificações;
- Encontrar informações no calendário;
- Criar lembretes.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.