Prometido para 2010, a minivan C3 Picasso, da Citroën, enfim, apareceu em terras brasileiras. O flagrante foi feito por um leitor do site Interpress Motor nas redondezas da fábrica da PSA em Porto Real.
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O C3 Picasso tem dupla função: colocar a Citroën no segmento de minivans compactas e também servir como veículo para o público jovem e que curte um visual “off-road” light, nesse caso na versão XTR. Ele é o primeiro modelo da nova família C3 a ser lançado no país – o outro será o C3 hatch em 2011.
A previsão é que ele seja lançado no 2º semestre do ano que vem e concorrerá com modelos como o Kia Soul e o próprio EcoSport.
Via Interpress Motor
Como assim? O C3 hatch vem mesmo? Li que ele não viria pq custaria muito caro… aquela velha desculpa.
Jogo baixo, jogo duro:
Passos de Tartaruga.
Falando de nivel Brasil – Analisando o período entre o início dos testes com as "mulas" até a fase de lançamento no mercado consumidor, passando por todas as etapas;
analisando o fato da Peugeot/Citroen ser um único grupo, uma única empresa;
analisando em termos comparativos atuais, onde o 308 já foi flagrado desde 2008 no Brasil e até a presente data ainda não foi lançado e admitindo sua produção somente para 2011;
analisando que esse período entre 2008 e 2011 são no mínimo 3 anos;
É DE SE CONCLUIR:
Esse Citroen C3 Pic.., que somente agora "2009" está se inicializando os testes no Brasil, já que somente agora está sendo flagrado, terá seu lançamento em 2012.
Portanto, é para se dizer que a Peugeot já foi bem mais rápida durante todo esse processo, como ocorreu na mudança do 306 para o 307, assim como são rápidos os lançamentos da Honda "civic, fit, city", Toyota "corolla…".
Ou seja, é muito tempo para desenvolver um carro que não está saindo do zero, já que todo o processo de engenharia é de conhecimento de seus engenheiros, por se tratar de carro já lançado na Europa, sendo necessário apenas uma série de mudanças para adequação aos padrões mecânicos, econômicos, de gosto…. dos brasileiros.
Nada justifica tamanha morosidade, é muito pé no freio. Falta dinamismo, arrojo para ganhar posições no mercado, ainda mais pelo fato de que essas duas francesas perdem em posições para a outra francesa Renault, o que dirá para a restante.