A Citroën esperou exatamente um ano para lançar o C3 Aircross com câmbio automático, enquanto o C3 Picasso, mais comportado, chegou em março com opções de transmissão automática e manual numa tacada só. Pois bem, o modelo com a caracterização “pseudo off-road” e sem o bendito pedal de embreagem custa R$ 60.350 na versão GLX e R$ 66.400 na Exclusive, que traz mais itens de série. Os carros, inclusive, já estão nas lojas da marca pelo país.
Pra variar, o câmbio automático do Aircross é o system Porsche de 4 marchas, os mesmo usado em outros carros da Citroën (C3 e C4) e Peugeot (207 ao 408). Apesar de ter sido desenvolvido pela marca alemã, essa transmissão não é boa. São poucas marchas para aproveitar a força do motor e o modo sequencial não é muito obediente. Sem falar nos trancos…
O GLX, apesar de bem carinho, traz poucos itens interessantes de fábrica. O rádio dele, por exemplo, é simples, nem entrada USB tem. Airbag duplo frontal é um luxo opcional de R$ 1.300. Se quiser freios ABS terá de partir para a série Exclusive, que possui também ar-condicionado digital (o do GLX é manual), bancos de couro e o GPS embutido no painel, vendido a parte por R$ 2.400.